quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A GESTÃO SÉRGIO CABRAL NÃO PAGA SALÁRIOS DE RECRUTAS.

Eu condeno inteiramente a realização do Curso de Formação de Soldados (CFSd) em unidades operacionais (batalhões), um erro que a atual gestão está repetindo para atender ao projeto eleitoreiro de Sérgio Cabral.
No final do mês de abril, isso se Cabral não mandar antecipar, cerca de 1.300 novos soldados da PMERJ serão formados, uma parte no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários (CFAP - 31 de Vol) e outra parte nas unidades operacionais.
A formatura de todos será no CFAP, uma grande festa com a presença da mídia e parecerá aos olhos da população que todos foram formados no centro.
Eles integrarão as novas Unidades de Polícia Pacificadora.
Os batalhões, em razão das suas demandas operacionais e administrativas, não reúnem condições de desenvolverem adequadamente o processo ensino-aprendizagem, como os próprios alunos denunciam.
E os problemas ultrapassam a formação.
Eu recebi uma denúncia de que os alunos do CFSd, que está sendo realizado curso no 7º BPM, não receberam os pagamentos relativos aos meses de outubro e novembro de 2009. Eles foram incorporados na Polícia Militar no dia 28 de setembro de 2009 e integram o grupo de aprovados no concurso de 2008.
Isso mesmo, os futuros Soldados não receberam dois pagamentos, cada um no valor aproximado de R$ 600,00.
Um salário miserável para que arrisca a própria vida, como eles já fizeram trabalhando nas ruas nesse carnaval que termina.
Trabalharam desarmados, portando um bastão policial e nem poderiam portar uma pistola .40, pois só realizaram alguns disparos com revólver .38.
Essa é a realidade vivenciada por esses futuros heróis, o governo não gosta deles.
Imaginem as dificuldades que esses alunos estão enfrentando para superar essa gigantesca dificuldade, inclusive para pagar o transporte relativo aos seus deslocamentos casa-quartel-casa, certamente, muitos começarão a vida profissional inteiramente endividados.
Urge que a atual gestão resolva esse grave problema.
O que não me parece ser algo muito difícil.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Alexandre, The Great disse...

A "formação" de Soldados PM nas Unidades Operacionais é algo risível. Ela simplesmente não existe. É uma irresponsabilidade do Cmt Geral permitir que isso ocorra, pois este "profissional" irá trabalhar por 30 anos. O povo do RJ não merece isso!

Anônimo disse...

É um absurdo essa formaçao relampago tipo linha de montagem ,
quando reclamamos disso eles dizem,"depois eles(os recrutas) aprendem com os mais antigos nas ruas" ,e assim como no ensino em nosso pais vai se perpetuanto o que o sistema quer, só se reproduz o que se esta ai. O modelo de ensino profissional na PMERJ é obsoleto , precisaria se compor uma comissao de professores especialistas em formaçao profissional e se discutir o Curriculo . Curriculo é tema de mestrado e doutorado em educaçao, e o nosso mercado tem otimos doutores em educaçao na area de CURRICULO.Tenho certeza que assim como o Cel Paul estarei junto do proximo governo e de nosso Cmdo Geral e poderei ajuda-los a compor um CURRICULO
Juntos Somos Fortes!
Eduardo

Paulo Ricardo Paúl disse...

Gratos pelos Comentários, Eduardo e Alexandre. Sem dúvida, a subserviência da PM aos políticos temporários acarreta graves problemas para a PMERJ e para a populção fluminense. A formação profissional tem sido muito prejudicada na gestão Sérgio Cabral, o que faz com que o povo acabe tendo para servir e protegê-lo policiais formados inadequadamente.

Maria Eduarda Dutra disse...

Sr. blogueiro, cumpre mencionar a ridícula bolsa-auxílio que os policiais civis recebem durante seu curso de formação, valor que gira em torno de R$ 380,00(isso mesmo, menos que um salário mínimo), lembrando que estes policiais civis possuem nível superior(Inspetores de Polícia e Oficiais de Cartório Policial), ou seja um absurdo, haja vista a complexidade do curso com sua nova grade que atende as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública! O Poder Executivo do Rio de Janeiro continua com sua vertente de tratar mal seus profissionais de Segurança Pública, é claro que contando com o aval dos legisladores...

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezada Maria Eduarda, postei como artigo. Recebi mais informações de um PM, as quais também publiquei. Uma vergonha. Juntos Somos Fortes!