quinta-feira, 2 de abril de 2009

A VIDA POR UM AVIÃO.

Eu estava lendo os artigos postados pelo jornalista Reinaldo Azevedo, quando o título “TASSO, OS AVIÕES, O ACESSÓRIO E O PRINCIPAL”, despertou uma maior atenção.
O artigo trata da utilização de passagens aéreas do Senado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB).
Destaco o seguinte trecho que me chamou a atenção:
“Há uma coincidência no caso do Tasso usar jatinhos pagos pelo Senado a partir de 2005. Foi nesse ano que o Senador comprou seu jato, cuja cotação à época era de US$ 3 milhões.
Segundo Tasso, o aluguel de jatinhos fretados ocorre porque, às vezes, o seu está em revisão. O tucano nega que possa ter usado o dinheiro de sua verba para comprar combustível para o seu avião. As notas fiscais que apresenta são sempre de fretamento de aeronaves da empresa TAM.”
Sinceramente, não me preocupei com a possibilidade de mais um escândalo político, eles já estão perdendo inclusive a graça.
Talvez eu esteja ficando cansado de pintar a cara, colocar peruca, chapéu e aquele nariz de bola, que tenho que usar para viver no Brasil.
Preferi pensar a respeito da compra de um avião por US$ 3 milhões.
O que me faria gastar tanto dinheiro com a compra de um avião?
Isto considerando que posso dispor das linhas aéreas regulares, não sou um empresário que precisa chegar à frente de ninguém para obter lucro e nem mesmo preciso me deslocar com extrema urgência.
Na falta de justificativa plausível, não compraria o avião, muito menos por tal importância.
E se eu fosse piloto e adorasse voar pelos céus, realizando manobras espetaculares?
Neste caso, eu compraria, a felicidade não tem preço.
Porém, na condição de simples passageiro, nunca gastaria US$ 3 milhões.
Não sei se o senador pilota ou se apenas é transportado no seu avião, o certo é que ele gastou US$ 3 milhões.
Continuei no exercício mental e pensei:
Quanto dinheiro eu teria que ter para gastar US$ 3 milhões só com a compra de um avião?
Fiquei assustado tendo em vista que arredondando para baixo – dólar a dois reais – temos diante de nós a importância de R$ 6 milhões!
Qual fortuna me permitiria gastar tanto dinheiro apenas com a compra de um avião?
Não tenho como avaliar, assim sendo, me concentrei unicamente no preço do avião.
Peguei os R$ 6 milhões e dividi pelo salário líquido de um Coronel de Polícia do Rio de Janeiro, arredondando para cima – R$ 7 mil reais.
Eu teria que trabalhar 857 meses, sem gastar um centavo.
Seriam 71 anos de trabalho ininterrupto para alcançar tal valor.
Eu sei que o senador, no curso da sua vida política deve ter recebido salários muito maiores que o de um modesto Coronel de Polícia, com mais de 33 anos de serviço, porém R$ 6 milhões são R$ 6 milhões.
Imagino a fortuna pessoal do senador em 2005 quando comprou o avião, melhor, nem consigo imaginar, ratifico.
Se eu soubesse que a vida pública propiciava a construção de patrimônio tão significativo, teria optado por ela ao invés de realizar concurso público para a Polícia Militar.
Confesso que fico assustado com cifras elevadas, sempre ganhei pouco e passo a raciocinar matematicamente.
Se eu ganhasse R$ 25 mil por mês, demoraria 240 meses para alcançar os R$ 6 milhões.
Nada mais, nada menos, que 20 anos, sem gastar nada.
Eu não sei quanto ganha um vereador, deputado, prefeito, governador ou ministro, portanto passei a considerar um salário de R$ 50 mil mensais.
E com este salário magnífico, eu demoraria 120 meses, ou sejam, 10 anos, isso sem gastar um tostão com mais nada.
Concluindo, eu nunca compraria um avião, não tenho disposição para trabalhar tanto tempo, não gastando nada, para ter o privilégio de cruzar os céus a bordo do meu avião.
Voaria pelas companhias aéreas e gozaria melhor a vida.
US$ 3 milhões são US$ 3 milhões!
E quanto à utilização das passagens do Senado, deixa para lá...


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO