domingo, 5 de abril de 2009

CASO LADEIRA DOS TABAJARAS - DEPUTADO FEDERAL ROGÉRIO LISBOA.

EXTRA ON LINE - CASO DE POLÍCIA.
Segurança Pública.
Caso Ladeira dos Tabajaras.

Os moradores de Copacabana
viveram momentos dramáticos por conta do violento enfrentamento entre policiais e traficantes em plena hora do rush da tarde em uma das esquinas mais movimentadas do bairro. A PM cercou uma VAN onde estavam traficantes da Rocinha, resultando na morte de alguns marginais, a prisão de outros e a apreensão de armas, explosivos e munições.
A rotina de tiroteios e mortes já está presente no imaginário da população, mas em bairros distantes. Quando ocorre na porta de casa é que a “ficha cai” e fica clara a gravidade da situação de segurança pública no Rio de Janeiro. Mais aterrador é constatar que a administração da segurança pública, apesar de correta e bem intencionada, não apresenta qualquer perspectiva de mudança do cenário atual, utilizando sempre as mesmas desculpas, os mesmos culpados e sem qualquer alternativa que pelo menos minimize o problema.
O discurso do secretário é de quem não sabe mais o que fazer mesmo depois de mais de dois anos de administração. Culpa os viciados como responsáveis pela situação.
A Polícia nunca tem efetivo...
Só não se lembra da endêmica corrupção policial, que a investigação inexiste porque os investigadores estão pelos morros fantasiados de “Rambo” dando tiros por todos os lados e que a Polícia Técnica cai em queda livre.
Mas é mais fácil agir assim. Investigar demanda custo, estudo, ciência, tecnologia e é avessa a pirotecnia e a soluções paliativas. O “combate” gera os heróis e enche as páginas dos jornais que no dia seguinte vão embrulhar peixe e ainda engana a setores da classe média que só vem como solução o prende e arrebenta.
E o círculo vicioso recomeça.
Tráfico, corrupção, polícia, combate, mortes, notícias, tráfico....
Mas as soluções estão a caminho. Vamos formar mais 7.000 PM’s , vamos comprar mais armamento, vamos comprar mais viaturas e blindados. Enquanto isso os Diretores da Polícia Técnica e da Medicina Legal pedem demissão certos que estão ponto em risco as suas carreiras por não conseguirem nem controlar os seus próprios funcionários quanto mais inaugurar as suas propaladas novas instalações para terem melhores condições de trabalho.
Este ônus é duplamente do Governo do Estado por ter permitido a adoção pelos administradores da Segurança Pública de “estratégia” que há mais de 30 anos vem sendo aplicada na segurança pública sem qualquer sucesso e por colocar alguém para geri-la que não consegue observar a realidade apesar de estar cristalina a sua frente.
Parece que o ditado se confirma: “para mal voador até as asas atrapalham”.
Rogério Lisboa é deputado federal.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO