domingo, 8 de fevereiro de 2009

JORNAL EXTRA - PRODUTIVIDADE NA SEGURANÇA - OPINIÃO DO TEN CEL ANTÔNIO JORGE GONÇALVES MOREIRA.

JORNAL EXTRA - 5 FEV 2009.
PRODUTIVIDADE NA SEGURANÇA.
"Policiais civis e militares podem fechar o ano com mais dinheiro em conta. Dependendo do rendimento, PMs e agentes ganharão um bônus em dinheiro, em dezembro. O projeto, uma espécie de 14º salário, está prestes a ser assinado por Sérgio Cabral e vai premiar policiais que conseguirem reduzir índices de criminalidade.
O 14º salário vai variar de R$ 500 até R$ 1.500 para cada servidor, seja PM ou civil, lotado na área com um bom desempenho. Todas as delegacias e batalhões do estado podem ser contemplados, basta que a meta estipulada pela secretaria seja atingida. Os crimes que serão analisados são: homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte) e roubos de veículo, a pedestre, e no interior de ônibus. A meta de redução dos índices vai variar de crime para crime, mas o valor será o mesmo para cada região. Além de incentivar a redução da criminalidade, o projeto pretende aumentar o diálogo entre a PM e a Civil. Para isso, serão criadas subdivisões nos batalhões, para que a PM tenha uma companhia responsável por cada entorno de delegacia. O nome destas microáreas será circunscrições integradas (Cisp's). O 9º BPM (Rocha Miranda), por exemplo, que possui seis delegacias em sua região, terá seis companhias da PM, com um oficial no comando. As antigas AISP's (Áreas Integradas de Segurança Pública) continuarão existindo, mas, acima delas, serão criadas as Risp's (Regiões Integradas de Segurança Pública).
E você, o que acha do projeto?"
OPINIÃO:
Mais um paliativo que não resolve o grave problema salarial na Polícia Militar. Pelo contrário, agrava o problema, pois a medida cria uma casta de privilegiados, dividindo a Corporação em duas, haja vista a discriminação contra os profissionais da área administrativa e àqueles que trabalham em Unidades cujas áreas de policiamento não apresentam altos índices de crime. Enquanto não houver vontade política para remunerar de forma digna TODOS os policiais, não haverá medida, planejamento, criatividade ou qualquer invencionice que mude o caos da segurança pública no Rio de Janeiro.
ANTÔNIO JORGE GONÇALVES MOREIRA
TEN CEL PMERJ
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA