quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BLOG DO JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA - ARTIGO

POLÍCIA CIVIL APREENDE ETILÔMETRO DA PM.
Essa vai ser difícil alguém entender – por mais que se explique. O o etilômetro n.º 08A-353976 foi apreendido na noite de sábado (exatamente quando mais precisa trabalhar) pela delegada de plantão na 30ªDP (Marechal Hermes) e simplesmente parou de ser usado pelo 9°BPM (Rocha Miranda). O aparelho, que permite a análise imediata do teor de álcool presente na corrente sanguínea dos motoristas (inclusive com impressão de laudo), foi retido para constar no auto de prisão em flagrante delito de um motociclista. O mesmo estava trafegando na esquina da Avenida Edgar Romero com a Rua Carvalho de Souza, com 0,8 dg/l de álcool na corrente sanguínea.
A PM conduziu o motorista à delegacia e, lá, por motivos que ainda desconhecemos, o etilômetro foi apreendido.

***

MAJOR QOA AINDA VAI EXISTIR.

Há 15 dias circulam informações de que seria extinto o posto de major para policiais militares do Quadro de Oficiais Administrativos. Os rumores têm deixado tenentes QOA alarmados. Um deles, o tenente Melquisedec Nascimento – presidente da Associação dos Auxiliares e Especialistas (Amae) – fez contato com o deputado Wagner Montes (PDT) para tirar a dúvida.
- Ele me disse textualmente, “Não vai acabar, não tem nada aqui na Alerj e nem em lugar nenhum”. Vamos aguardar – diz Melquisedec.

***

E OS CHOQUES DE ORDEM CONTINUAM...

Mas lá na área do 2ºCPA.
Na manhã desta terça-feira foi a vez das vans da Zona Oeste serem alvo da PM – 29 delas foram apreendidas. Por tabela é atingido o ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, que causou celeuma ao gravar depoimento no Youtube. Tanto o governador quanto o secretário de Segurança não comentaram o episódio, limitando-se a negar com convicção a necessidade de falar sobre os vídeos. Puxa. E pensar que tanto se falou (e nada foi feito) em relação àquele vídeo que mostra o mesmo elemento fugindo pela porta da frente de um presídio de segurança máxima!

***

BORJÃO CONTINUA NA BERLINDA.

O ex-PM Sérgio Cerqueira Borges continua seu calvário em busca de reabilitação e de trabalho honesto. Quando tudo levava a crer que as coisas melhorariam, eis que o desembargador Gustavo Leite deu lugar ao desembargador Giuseppe Italo Brasilino Vitagliano à frente da Corregedoria Geral Unificada (CGU). Acontece que Vitagliano foi o relator que julgou um recurso do Ministério Público que objetivava levar Borjão de novo a júri!
Na época, ele foi salvo pela desembargadora Nilza Bitar, revisora do recurso, profunda conhecedora de todo o processo de Vigário Geral, votou pela libertação de Borjão (para quem não acompanha desde o início, Borges foi acusado de participação na famosa chacina, mas comprovou inocência e ainda ajudou o MP fazendo gravações com escuta ambiental dentro da prisão). No dia 6 de fevereiro, Borges foi ouvido na CGU como VÍTIMA. Só que o novo corregedor resolveu dar prosseguimento e enviou tudo para o comandante-geral da PM (que inclusive participou das investigações de Vigário Geral).

***

GREVE DE VIGILANTES É PERIGO PARA O CARNAVAL.


O Sindicato das Empresas de Segurança fará nesta quarta às 14h uma reunião para debater a possibilidade de os vigilantes bancários começarem uma greve. Há uma semana, o sindicato patronal comunicou aos 12 sindicatos de vigilantes do Estado que só poderia reajustar os salários dos cerca de 50 mil vigilantes em 6,5%. Em contrapartida, a Federação dos Vigilantes do Rio avisou ao Ministério do Trabalho que a categoria entrará em greve a partir de quinta-feira, caso a proposta dos patrões – que, lembre-se, não são os bancos! - patronal não melhore. Após a reunião com o sindicato patronal, os trabalhadores farão assembléia geral às 19 h, na sede da federação da categoria (Rua André Cavalcanti nº 126, Bairro de Fátima) para a decisão final sobre a greve. Se acontecer, atingirá de tudo: desde a segurança do Sambódromo, até bancos, hospitais públicos, postos de saúde, aeroportos e shoppings.
Nunca é demais lembrar que a greve dos vigilantes em Campos na última sexta-feira fez com que 24 (de um total de 25) agências bancárias ficassem fechadas. ***

***

CPI DAS MILÍCIAS AINDA NA PAUTA DO DIA.


O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) entregou segunda-feira, dia 16, o relatório final da CPI das Milícias ao novo procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes. Ao que parece, os dois concordaram quanto à criação da futura Câmara de Repressão ao Crime Organizado, formada pela PM, pela Polícia Civil e pelo Tribunal de Justiça, com representação do MP Federal, da PF e da Receita. Aliás, esta é a grande proposta feita pela CPI no relatório.
Curiosamente, uma semana antes o governo do Estado deu uma dificultada na cessão de PMs. Mas com certeza foi apenas uma triste coincidência.
A nota cômica do encontro foi a declaração do deputado no sentido de que pretende reivindicar do prefeito Eduardo Paes uma “ação urgente e firme na regulamentação do transporte alternativo, uma das atividades econômicas mais exploradas pelos milicianos”.
Pelo jeito, o próximo encontro de Freixo é com Papai Noel.

***

O Jarbas está errado?

Marcadores: ,

GUSTAVO DE ALMEIDA
JORNALISTA


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA