quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

POLÍCIAS MILITARES: DESMILITARIZAÇÃO E PORTA DE ENTRADA ÚNICA - MAJOR HELIO VITOR.

EMAIL RECEBIDO:
Caro amigo Paul
Com relação à desmilitarização, só farei um breve comentário no final, até porque concordamos não ser ela necessária, no que se refere ao Quadro Complementar há também uma concordância , tenho inclusive um trabalho sobre o assunto , deixarei para abordar em futuro próximo por ser extenso e inoportuno no momento.
No que se refere a porta de entrada única, muito embora respeite a sua opinião, retorno ao assunto, pois no que me concerne não ficou bem esclarecido.
Portanto com todo o respeito, que nutro por nossa amizade e nossos pontos de vista, me permito fazer uma dissecação sobre as suas colocações ao mencionado artigo.
Esclareço, outrossim, ter levado todo este tempo para retornar ao assunto pois nos fins de semana viajo e no interior desligo-me da internet, o companheiro sabe que ainda estou exercendo a profissão, por ter trabalhado segunda-feira e terça-feira, o dia inteiro, apenas agora houve disponibilidade de tempo para tal abordagem.
Vamos a ela, quando falo em exigência de formação em direito para o ingresso na Academia D. João VI, é tão somente com o objetivo de elevar o nível dos cadetes e com isso poderíamos reduzir o tempo de permanência dos mesmos nos bancos escolares, onde lhes seriam ministrados todos os conhecimentos relativos ao exercício da profissão, podendo ser considerado um curso de pós-graduação.
As demais carreiras de nível superior que fossem de interesse da instituição, fariam parte integrante do Quadro Complementar.
As praças continuariam com o concurso específico, mas a formação precisa ser totalmente reformulada.
A criação de um quadro de sargentos, com ingresso direto também é de bom alvitre, os quais poderiam tanto ser combatentes, como exercer funções administrativas, caso tivessem formação.
Existe uma tendência viciosa na corporação, que vem sendo posta em prática faz muito tempo, em afirmar ser bom só o operacional, isto é uma ignomínia não há em lugar nenhuma organização com bom desempenho na atividade fim, se possuir uma atividade meio capenga.
Quanto ao argumento, que Oficiais QOA, apresentam melhor desempenho que Oficiais QOPM, em início de carreira isso é normal. Se formos usar esse ponto como justificativa para entrada única, veremos que em todas as profissões o fato ocorre, os técnicos experientes via de regra tem melhor desempenho em tarefas operacionais, se comparados aos profissionais de nível superior recém saídos das universidades, nem por isso achamos que o engenheiro deva começar pela base como peão.
Os professores em início de carreira temem enfrentar uma turma, o amigo conhece bem o problema, não estou dizendo que tenha passado por ele, mas é professor e já deve ter visto muitos colegas em situações delicadas.
Pretendo ser breve, conciso, objetivando ser claro, sem ser prolixo, assim acho que usar o argumento mencionado antes destes dois parágrafos, como axioma é refutável.
Aliás, tudo na vida, ou quase é refutável, tanto que toda unanimidade é burra como dizia Nelson Rodrigues.
Quanto ao uso do sistema de mérito, para ascensão funcional em nosso país, é um perigo, temos os bajuladores de plantão, os que gostam de ser bajulados, talvez algo misto, tipo cursos de aperfeiçoamento, antiguidade e mérito, todos juntos ou pelo menos nos dois itens.
No tocante ao militarismo, vejo essas manifestações porque com a permissividade hoje existente, as pessoas se negam a obedecer regras.
Há que se entender, para ser respeitado tem que ser dar ao respeito.
Tudo evolui, em assim sendo os regulamentos e normas precisam ser aperfeiçoados e modernizados, sempre fui favorável.
Quando fizeram o concurso, sabiam que seriam militares, não foram laçados na rua, foram voluntários.
Vou divagar um pouco, todavia acredito ser necessário, por ter pouco tempo disponível, comentarei vários assuntos.
Quero registrar aqui, que a aproximadamente três anos foi perdida talvez a maior oportunidade da década, quando Coronéis Barbonos e os Quarenta da Evaristo, não tiveram o apoio necessário das entidades de classe, por egoísmo ou motivação política, para levar avante os seus projetos e reivindicações, na história da PM foi a primeira vez em ocupantes do último posto da corporação participaram de um movimento, pois nos anteriores, em que participei, éramos tenentes, capitães e no máximo majores.
Outra falácia é essa PEC 300, eu nunca acreditei nela, alguns dizem ser bom manter vivo o movimento, respeito a opinião, porém isso em nada incomoda o governador, a pressão precisava ser em cima dele.
Neste item a maior dificuldade encontra-se na falta de mobilização e num problema crônico, que é a maldita corrupção.
Infelizmente os corruptos têm visão e pensamento curtos, não enxergam que se lhes acontecer um acidente em serviço e pior ainda fora dele, acarretando uma incapacidade permanente, além de miseráveis de direito, também o serão de fato, a fonte secará totalmente.
Essa deterioração vem de longa data, teve seu início quando governadores começaram a conceder gratificações incorporáveis a um grupo reduzido de oficiais e principalmente aos coronéis para que estes segurassem a tropa, desrespeitando o escalonamento vertical.
Hoje vejo coronéis companheiros de turma se lamuriando, porque detentores de tais benesses, são ceifados por ultrapassar o teto do estado, aproveito para falar é justo, não, porém é bem feito, porque quando ocupavam cargos de mando, ao invés de pleitear, o beneficio para todos só queriam saber da condição pessoal.
Posso falar, pois não incorporei nada.
Em virtude de estar fora faz muito tempo, mesmo quando na ativa não me identificava como tal, hoje com mais razão, é por isso que ao conversar, as pessoas contam-me as barbaridades praticadas por integrantes da corporação.
Daí reafirmar que a maior contaminação está no seio das praças.
Sei que vão espernear, vociferar, perder o senso crítico, mas é verdade.
Basta verificar quase sempre uma notícia envolvendo, truculência, arbitrariedade, corrupção e extorsão, lá estão praças, raras vezes oficiais.
Outrossim, reafirmo que ninguém com 3° grau bem feito irá ser praça na PM.
Na época em que iniciei a carreira, nem se falava em segurança, os oficiais que possuíam formação universitária exerciam sua respectiva profissão, ou partiam para o magistério, as praças exerciam normalmente uma função técnica fora da PM, uns poucos eram portadores de nível universitário, nem por isso eram menos nobres no exercício da segunda profissão.
Depois é que apareceram as seguranças, vou causar polemica de novo, no meu entender nesse momento começaram de forma subrepticia a criar dificuldade para vender facilidade.
Avançando no tempo vieram as vantagens concedidas a uns poucos em detrimento da maioria.
Tenho certeza que essas benesses dadas aos ocupantes dos cargos mais altos da corporação empurraram inexoravelmente a base para a pratica de ilícitos e no momento atual, também está forçando os oficiais em início de carreira a adoção das mesmas práticas.
Afirmo isso, mas não defendo, nem justifico tais práticas.
Isso é um esfacelamento perverso e programado pelos governantes, visando a completa desmoralização da instituição, facilitando no futuro sua extinção.
Dando continuidade a este programa, agora estão a cada concurso para ingresso na corporação baixando mais e mais o nível, permitindo a entrada de elementos totalmente despreparados, visando somente inchar o quadro, para depois alegar que o enorme quantitativo inviabiliza a concessão do um aumento de salário descente.
A admissão de gari da COMLURB é mais rigorosa, sem desmerecer tais profissionais.
Os que defendem a desmilitarização pensam que ao se tornarem civis vão ser colegas dos policiais civis, não se iludam, a instituição incorporada, ou absorvida pela outra chegará sempre em posição hierarquicamente inferior e submissa, esses ávidos pela transformação serão meros amarra-cachorro dos agentes da civil.
A reversão deste quadro é muito difícil.
A mudança da designação em nada vai alterar o quadro atual.
Sempre defendi também a criação da pensão militar, desde tenente, para dar aos descendentes, condições dignas de sobrevivência após o falecimento do policial militar.
Por derradeiro meu amigo, aquela diminuta turma de analfabetos funcionais, que posta comentários para o seu blog no anonimato, tem uma cultura impar pelos erros crassos de grafia cometidos, podemos ver o quão preparados são.
Devem ter extrema dificuldade de ler, entender e analisar o que está escrito, como explicar novamente escrevendo, é tarefa impossível, melhor seria desenhar, porém não tenho essa habilidade, ficarei em débito com item.
Um forte abraço.
J. S. F.
Major de Polícia Helio Vitor Ramos da Rosa
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

25 comentários:

Anônimo disse...

MAJOR HÉLIO VC PERDEU OUTRA OPORTUNIADAE DE FICAR CALADO E CONTINUA COM SEU DISCURSO RAIVOSO CONTRA AS PRAÇAS,PORÉM NÃO VOU ME ALONGAR MUITO POR VC SER PASSIONAL,REACIONARIO E TALVÊZ DITADOR.
VC FALA QUE O MAIOR INCIDÊNCIA DE CORRUPÇÃO É NO SEIO DASPRAÇAS,NÃO SEI QUAL A SUA FACULDADE,PORÉM A MINHA É DA VIDA E ESTÁ EU GARANTO QUE VC NÃO TEM.
PROPORCIONALMENTE NO CIRCULO DAOS OFICIAIS É SIM A MAIOR FONTE DE CORRUPÇÃO DA PM,E VC TEIMA EM NÃO ACEITAR ISSO POIS MACHUCA SEU EGO ESTRELADO.
SOU PRAÇA E SOU MAIS HONRADO QUE VC,E MAIORIA DOS OFICIAIS DA PM. PORÉM COM A SUA SABEDORIA DE QUE DEVE SER A ÚNICA DOS TEMPOS MEDIEVAIS AOS TEMPOS CONTEPORÂNEOS
VC DEVERIA PERDER SEU TEMPO ESCREVENDO A SUA REVOLTA CONTRA GOVRNANTES LADRÕES E MENTIROSOS,POLÍTICOS MENSALEIROS,POLÍTICOS QUE DESVIAM DINHEIRO PÚBLICO EM LICITAÇÕES INCLUSIVE AS QUE ATINGE AS POLÍCIAS ,DA QUAL VC FAZ PARTE,MAS NÃO SE INDIGNA,DESEMBARGADORES E JUÍZES VENDILHOES DE SENTENÇAS.
SE REVOLTAR COM NOSSO DINHEIRO QUE É DESCONTADO PARA O FUNDO DE SAÚDE,E É DESVIADO,DINHEIRO DA NOSSA ALIMENTAÇÃO E,É USADO PARA PAGAR EM OUTROS FINS.
JA VÍ QUE CONTRA OS PRAÇAS VC É UM GIGANTE CAPAZ DE DERROTAR QUALQUER GOLIAS,PORE PARA OS PODEROSOS VC É UM ANÃOZINHO INOFENSIVO,CONTRA OS PRAÇAS VC É UM GLEÃO CONTRA OS QUE ESTÃO ACIMA DE VC,VC É UM GATINHO ANGORÁ.
QUANTO A ALGUNS ERROS DE PORTUGUES PODÉM SER ERROS DE GRAFIA E TAMBÉM POR NÓS PRAÇAS QUE NÃO TIVEMOS O DIREITO DE ESTUDAR POR TÊRMOS ENFRENTADO ESCALAS DESUMANAS QUE OFICIAIS IGUAIS A VC NOS IMPUSERAM.
E PARA FINALIZAR SOU MAIS INTELIGENTE QUE VC QUE É RACIONÁQRIO,DIVISOR E QUE NÃO TEM A FACULDADE DA VIDA,A MELHOR DE TODAS.

Anônimo disse...

Sugiro ao Major Hélio reavaliar seu juízo de valor ao nomear como "analfabetos funcionais" a seguidores deste blog que preferem o anonimato. Até segunda ordem, idéias são mais importantes do que fatos e pessoas. Ademais, o mal não está em quem comete "erros crassos" na escrita e sim na omissão de quem tem o dever e a obrigação de ensinar (A BELA HIERARQUIA DO SABER!). Arrematando, sugiro ao nosso querido MAJOR HÉLIO aprofundar seus estudos gramaticais, em especial no que tange ao uso do VERBO HAVER e da VÍRGULA. No brilhante texto acima, no parágrafo iniciado por: "Quero registrar aqui, que a aproximadamente três anos foi perdida...", cometeu-se um assassinato da norma gramatical, isto é, há erro. Se o erro foi crasso? Bem!...

Alexandre, The Great disse...

Em muitas assertivas, o Maj Helio tem uma boa visão do problema e análise da conjuntura. O CFO com requisito do 3º grau em Direito é uma delas. Apoiamos essa também.

Anônimo disse...

Belo texto. Embora eu não concorde com os argumentos nele expostos, parabenizo o autor pela lisura gramatical.

Anônimo disse...

Concordo com o amigo acima ele demonstra muita raiva e rancor contras as praças,deveria saber que são eles que seguram a corporação e são linha de frente,somos sim a favor da desmilitarização das policiais militares,chega de tanta sacanagem com as praças chega de escalas desumanas e toda arbitrariedades cometidas por varios oficiais ociosos que vivem as custas dos soldados,cabos,sargentos e subtenentes,aproveite essa cólera para brigar por melhores salarios e condiçoes de trabalho e uma crga horaria mais justa,brigar pra baixo é mole,quero ver brigar pra cima,o problema dos oficiais será com os delegados de policia se acaso vier a desmilitarização, sgt pm José luiz!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A PMERM não e um ídolo dos pés de barro graças à coragem desta gente que, embora cometa erros crassos ao escrever, sustenta, com sua competência, determinação e fortaleza a estrutura pesadíssima dos cegos que não querem ouvir.

Vidigal disse...

Montesquieu diz que viajar é bom para que revisemos nossa forma de pensar. Segundo o iluminista francês, ao viajarmos, entramos em contato com outras realidades e assim podemos eliminar o olhar vesgo do preconceito. Que tal se o Major Hélio deixasse a primeira classe do Titanic da PMERJ, onde é um VIP, e fosse visitar o porão da mesma embarcação, a fim de conhecer a gente que lá viaja? Assim, ele poderia reconsiderar sua intolerância para com os menos aquinhoados em matéria de banco de escola. No momento, a possibilidade de naufrágio do navio papa mike é o relevante. Melhor será se todos entenderem que são passageiros do mesmo navio.

Anônimo disse...

Qual é o grau de instrução desse cara?nunca vi tanto rancor e ódio juntos vai aprender com os praças e tenha um pouquinho de humildade, pois isso não faz mal a ninguem.

Praça disse...

Também sou praça (SD) e discordo das desculpas de alguns aqui para não haverem estudado, pondo a culpa nas escalas de serviço. Na verdade ESTUDAR não tem nada a ver com Escalas, pois o estudo pode ser anterior a incorporação; contudo tem tudo a ver com o que o indivíduo escolheu fazer antes de ingressar, correto?
Há aqueles que estudaram e depois ingressaram e há aqueles que NUNCA estudaram e ingressaram como "tábua de salvação" ou último recurso, haja vista que para gari até advogados são reprovados.
Não adianta "brigar" contra os fatos.

DESCULPE A VERGONHA QE PASSEI disse...

DESCULPE A VERGONHA QUE PASSEI!!!
EU IA ESCREVER ALGO, MAS, QUANDO LÍ O PRIMEIRO COMENTARIO DESISTI. NÃO PRECISA MAIS.

Anônimo disse...

SÓ QUERIA FAZER UMA PERGUNTA.
SE EXISTE TANTA CORRUPÇÃO ENTRE OS PRAÇAS E É SABIDO POR ALGUNS ESTRELAS, OU ELES DEVEM PRENDER PRAÇAS POR ROUBOS DIARIAMENTE OU SÃO CUMPLICES?

Anônimo disse...

CORONEL, INFORME AOS BARBONOS QUE SE ELES POSTAREM ANÔNIMO ELES TAMBÉM SÃO ANALFABETOS, NÃO É MESMO ALEXANDRE?

QUANTO AO BOCA DE SABÃO, QUE VERGONHA, DEVERIA FAZER UMA POSTAGEM SOBRE ELES, O GRUPO DE MENTIROSOS, ELES FALAM TÃO MAL DE OFICIAIS SUPERIORES, DEVERIAM FALAR SÓ DOS LADRÕES DOS PRAÇAS?

Anônimo disse...

SE E POSTAR O MEU NOME AQUI, EM QUANTOS DIAS VOU RESPONDER POR ISSO?

SE EU POSTAR COMO OFICIAL, EM QUANTOS DIAS VÃO DESCOBRIR?

MAS, COMO SOU ANALFA, ALÍAS, SOU TÃO ANALFA QUE ESCREVO O QUE PENSO.

SOU TÃO BURRO QUE NÃO USO CORRETOR DE TEXTO. É ASSIM MESMO QUE SE ESCREVE? CORRETOR PARA DE IMOVEIS. IMOVEIS TEM ACENTO ONDE MESMO?

A DEIXA PRA LÁ, O CORONEL PAÚL DA ACOSTUMADO COM MINHAS POSTAGENS, ALIAS EM CORONEL, SE NÃO É NÓS OS PRAÇAS ANALFAS E COVARDES PARA POSTAREM AQUI, O SENHOR IRIA FICAR QUANSE SEM NENHUMA, A NÃO O DA MULHER!!!!!

Alexandre, The Great disse...

Anônimo 23 de dezembro de 2010 14:59: não perca tempo me criticando, estude. Quem sabe vc não passa num concurso para Del Pol?

Anônimo disse...

Ao Maj Helio:
O anonimato, a que o ilustre Oficial se refere, nada mais representa do que a covardia e a mão de ferro imposta pelos Oficiais às Praças formadoras de opinião. O medo da punição, da covardia, que vêm imperando em nossa briosa a décadas. Isso, e nada mais, é o motivo do anonimato.
Quer uma discussão igualitária com as Praças? Impossível !
Pois ao menor sinal de perda de argumentos e da razão (o que será rápido), tenho certeza que você se fará valer do regulamento, e assim aprisionará nosso ponto de vista. Cada dia que se passa, a cada comentário aqui postado e lido, tenho mais certeza que a desmilitarização com a valorização do Policial PELA COMPETÊNCIA (e não pela patente) é a única saída para expurgar parasitas, dinossauros, corruptos-mor e covardes que se escondem atrás de estrelas douradas, e se fazem valer delas para exercer desmandos e arbitrariedades ficando assim (pelas estrelas) certos da impunidade.
Finalizo rogando um "viva" ao mais competente, não ao mais graduado.
Faço questão de assinar sim como ANÔNIMO.
Reflita.
Anônimo

Helio Rosa disse...

Caro amigo Paul
Estou postando um comentário, não para responder
as observações feitas, nem muito menos ficar querelando, mas tão somente visando esclarecer que não
tenho raiva das praças.
Concordo quando alguns falam que existem, juízes,
desembargadores, políticos ( esses então dispensam
qualquer comentário ), promotores, delegados e oficiais corruptos, em todas as classes da sociedade en-
contramos desonestos principalmente na mais alta (os
ricos), todavia o objeto da minha abordagem não foi
esse.
Esclareço no meu entender, tão corrupto quanto o
elemento da base da pirâmide, ou até mais, é o oficial
do último posto que se refestela com uma polpuda gratificação, não lutando pelos demais, nunca fui favorável
a esse tipo de atitude.
As idéias se delas divergimos, as combatemos com outras mais fortes, não com rancor ou paixão.
Defendo o militarismo por questão de convicção, e o
que o torna ruim não é a filosofia e sim os mandatários
da instituição.
O respeito é que é imprescindível, ao individuo como
ser humano, não me interessando a posição ocupada na
escala hierárquica e sim a sua conduta moral e ética.
Os que comigo conviveram na ativa, sabem que nunca usei as insígnias para prejudicá-los, sempre os respeitei, como eles me respeitavam, não vou alongar o assunto porque as minhas atitudes não fazem parte do contexto.
A cordialidade, a urbanidade e o respeito, sem subserviência, são princípios do meu dia a dia, trato as pessoas
que dependem do meu ofício ( o companheiro sabe qual),
de forma igualitária independendo da classe social que
ocupam.
Teria muito mais para escrever, porém paro aqui, pois
não desejo ser maçante.
Desejo a todos um Feliz Natal e Ótimo ano de 2011.
Um forte abraço.
J. S. F.
Helio.
PS O desalinho do texto é porque foi escrito no word e colado

EDIVAL ANCHIETA disse...

"o homem deve pensar, pode divergir, mais antes de tudo deve ser tolerante. das idéias,nem sempre convergentes, brota a imensa variedade de pensamentos que norteiam a humanidade e lhe abrem o caminhao da verdade"

a quem interessar possa..........

obs:com formção em direito, e não em gramática

Helio Rosa disse...

Ao anônimo das 10:55min
Agradeço a informação, realmente existe o erro, fiz um pente fino
no texto e corrigi alguns outros.
Procuro escrever corretamente, mas às vezes alguma coisa passa.
Helio.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Sinceramente não observei nenhum tipo de discriminação contra praças no discurso do Major, exceto quando cita que raramente se vêem oficiais praticando delitos. Oficiais praticam vários delitos em nome da Disciplina, aplicando punições com abuso de poder, inserindo afirmações falsas, falsificando documentos, desobediência a Princípios Constitucionais e por ai a fora. Ao praça resta recorrer da punição nas esferas administrativas, as quais fazem pouco caso e não anulam a punição, nem tão pouco punem o oficial infrator. As Corregedorias, tanto a Interna, como a Geral Unificada, são inertes em apurar estes desvios, caindo na inércia da administração disciplinar. Restando como remédio, o ingresso no Judiciário para ver restaurada a Legalidade, que se acontecendo, também não punirá o infrator da Lei. O criminoso ou transgressor da disciplina de costume, assim o é, pela certeza de impunidade, e ai que a disciplina se quebra em cadeia, como um jogo de dominó.
Há anos atrás, era costume ver viaturas e policiamento em locais determinados, não com vista à segurança pública, mas com vista a interesses privados. Esse policiamento, com certeza era planejado pelo Comando e seu Estado Maior, ficando bem claro aos praças que os exercia, que alguém levava vantagem, exceto ele.
Quanto ao analfabetismo funcional, ressalto que é salutar para a Corporação, profissionais que reclamam de punições arbitrárias, mas não recorrem delas por desconhecer o caminho a percorrer, pois, ao ingressar na PMERJ não lhes foi ensinado e, se tiver o conhecimento, usando-o, com certeza sofrerá as conseqüências.
Obs. Me desculpem por algum erro de portugues. Tambem sou praça.

Anônimo disse...

viu major Hélio,varios praças corrigindo os seus erros,outro formado em direito e ouros com formação em diversas áreas,antes de julgar alguém olhe pra dentro de si,alguns oficiais pensam que são juizes,promotores e até delegado de policia,por que esse medo da desmilitarização,não quer ser comandado por um delegado,ou por que o senhor será um inspetor ou auxiliar de cartorio,ou quem sabe um auxiliar de necrópsia?

Anônimo disse...

Esse é tão cheio de si que é capaz de comer a si próprio,o vaidade!!!!

Anônimo disse...

CARO MAJOR HÉLIO O MAJOR QOA FARÁ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO POSTADO.

Concordo plenamente quando defende a exigência de formação em Direito para o ingresso na Academia, mas também defendo a mesma formação para o ingresso das praças, agora se farão à unificação ou porta única é outro problema;

Concordo quando defende que “As demais carreiras de nível superior que fossem de interesse da instituição fariam parte integrante do Quadro Complementar”.

Concordo que as praças poderiam até continuar com o concurso específico, mas com nível superior, nos molde dos cursos de formações de sargentos das Forças Armadas, pois a Policia não pode ter só Oficiais;

Agora sobre o argumento de que “Oficiais QOA, apresentam melhor desempenho que Oficiais QOPM, em início de carreira isso é normal”. Respondo: Sim isso é normal, porque o QOA é oficial de Policia igual a você, além de ser Oficial e não praça tem mais experiência e melhor desempenho que os Oficiais QOPM em início de carreira, e quiçá, durante toda sua vida profissional.
O exemplo que citou dizendo que “Em todas as profissões o fato ocorre, os técnicos experientes via de regra tem melhor desempenho em tarefas operacionais, se comparados aos profissionais de nível superior recém saídos das universidades, nem por isso achamos que o engenheiro deva começar pela base como peão”. Respondo: Você major Hélio se esquece mais uma vez que o QOA não é mais praça, porém, como disse, o engenheiro não deve começar pela base como peão. Nós QOA, não somo mais peões, estudamos e somos Oficiais, queiras você ou não. Lembra do que falou no texto: “Há que se entender, para ser respeitado tem que ser dar ao respeito” (do jeito que escreveu). Então major Hélio todos nós QOA exigimos respeito. Com toda certeza do mundo major Hélio, enquanto você ficava afastado longe da Policia Militar, nós estávamos aqui, combatendo ou administrando os Quartéis. E não se esqueça que muito dos serviços internos nas seções ou companhias eram realizados pelos nobres praças e que você só assinava;

Major Hélio, quando diz que “Em virtude de estar fora faz muito tempo, mesmo quando na ativa não me identificava como tal, hoje com mais razão, é por isso que ao conversar, as pessoas contam-me as barbaridades praticadas por integrantes da corporação.
Daí reafirmar que a maior contaminação está no seio das praças”. Respondo: Percebe-se que o tempo que ficou afastado da Corporação foi suficiente para não saber o que acontece nos Batalhões ou nas circunscrições dessas Unidades. Afirmar que a maior contaminação está no seio das praças, pode ser até verdadeiro, mas infelizmente vou colocá-lo a par de como acontece esse fator: Só não vê quem é cego. Quando existe um praça corrupto, também existe um oficial. Procure saber nas Unidades como isso funciona? Vou citar os fatos: Começando pela P/1, com raras exceções, toda semana determinados policiais pagam determinada quantia ao chefe da seção para continuarem naquele serviço, pois a corrupção arrecadada beneficia os dois lados. Aqueles policiais honestos que não querem pagar são escalados nos piores policiamentos. Dependendo do P/1 cobra-se de tudo; folga. Férias. LE, etc. Você acha que o policial safado vai tirar o que paga ao oficial do salário? Não! Vai roubar a sociedade. Na P/2, por ser um serviço executado sem uniforme, fica mais fácil a .......
Continua

Anônimo disse...

CARO MAJOR HÉLIO O MAJOR QOA FARÁ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO POSTADO.


arrecadação; transporte irregular, gato net, ferro velho, ônibus pirata, transportadora, jogo do bicho, maquineta, clínica de aborto, e o chamado mão de macaco, etc, os valores arrecadados são vultosos, que dificilmente não tem a participação de todo o Estado maior do Batalhão, do subcomandante e comandante. Na P/3, aí é que a coisa pega, é a menina dos olhos do comandante corrupto, a arrecadação é maior, contudo, nesta seção não há efetivamente a participação do praça, a não ser, aquele escalado para o recolhimento, como o corrupto tem medo de tomar uma volta, o recolhimento nesse setor é feito pelo próprio oficial P/3. Como já disse anteriormente, são RAROS, desde os comandantes de BTL até o oficial mais moderno na Unidade que não está envolvido na corrupção, esclarecendo que o aspirante a oficial só não participa da divisão, porque todos alegam que ainda estão em estagio probatório, e que para alguns é desculpa para a divisão ficar mais gorda. É só fazer uma pesquisa e veja se com o salário de PM dá pra comprar carro de 80.000 e aptº na Barra e Recreio - o salário dos policiais mal dá para o sustento da família.
Posso parar por aí ou quer que continue? Os filmes Tropa de Elite 1 e 2 retratam a verdade. Todos não querem acreditar, mas é a verdade, estou lá e vejo acontecer. É como disse o ator do filme: “A polícia militar tem que acabar” e completo, não tem mais jeito, todos fingem não saber de nada. O motivo de não tem um grande contigente nas passeatas da PEC 300, é porque a maioria não está passando necessidade, o dinheiro da corrupção vem semanalmente, e eles ainda xingam os pobres coitados da manifestação.

Sobre o tema de que reafirma. “Outrossim, reafirmo que ninguém com 3° grau bem feito irá ser praça na PM”.

Respondo: major Hélio, major Hélio! Quando entrei para a polícia Militar nos meados de 1981, como soldado, foi porque a antiga ESFO, não admitia pessoas casadas, como tinha vindo da antiga Escola Técnica Federal, hoje, CEFET, poderia muito bem não querer ser praça, mas mesmo assim quis ser soldado. Naquela época as provas para oficial eram realizadas pela própria corporação, e como tal, sem os mandamentos da futura Constituição de 1988, só passavam os filhos de coronéis, isso é fato, tanto que antes de vir para a polícia fui aprovado na Escola de Oficiais Bombeiro Militar e como tal, me reprovaram com a alegação de ter problemas no ouvido, coisa que nem sofria, e olha que não aceitavam os recurso externo, com certeza fui preterido por um filho de coronel bombeiro, assim como, tantos foram na Policia Militar. Tudo de arbitrariedade era cometido. Quem mandava na Polícia Militar eram os Oficiais, hoje quem manda é a sociedade (se é que entende). Depois de 01 ano como soldado passei no concurso para sargento e detetive, mas mesmo assim, optei por ficar aqui. Continuei estudando e ainda como sargento fui cursar a Universidade de Direito, com 05 anos de duração, logo após, também como sargento fui aprovado no concurso do QOA. O que sugeriu em seu texto: “Vamos a ela, quando falo em exigência de formação em direito para o ingresso na Academia D. João VI, é tão somente com o objetivo de elevar o nível dos cadetes e com isso poderíamos reduzir o tempo de permanência dos mesmos nos bancos escolares, onde lhes seriam ministrados todos os conhecimentos relativos ao exercício da profissão, podendo ser considerado um curso de pós-graduação”. Com a devida alteração no texto acima de “cadetes” pela expressão “Oficial QOA”, foi o que fui fazer lá. Não ter entrado na ESFO da época, não determina o grau de sabedoria de ninguém, muito menos o seu, tantos outros fatos podem ter sido os motivos de outros praças. Ter feito a Academia D.João VI não o torna superior a ninguém. Lembra de como chegamos ao posto de Oficial Superior. Primeiramente alguns coronéis queriam que o posto ......
Continua

Anônimo disse...

Continua......

CARO MAJOR HÉLIO O MAJOR QOA FARÁ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO POSTADO.

de Major QOA fosse de Oficiais oriundos de praças com nível de 3º grau, entretanto, alguma viva alma opinando alertou os demais que o quadro de Oficiais QOA daquela forma seria um quadro diferenciado dos demais oficiais QOPM, haja vista, os componentes desse quadro sem distinção possuíam o 3º grau, coisa que nem todos os oficiais QOPM possuir. E nem me fale sobre seu curso superior da academia, porque é um outro debate. Somente depois de outros estudos, a proposta foi encaminhada à Assembléia legislativa que julgou e aprovou a Lei.
Major Hélio, não devemos nada e nenhum favor a você, a Lei foi votada e tem que aceitá-la, profissionalmente somos iguais.
Ademais major Hélio sua afirmação foi por água abaixo, pois com o 3º grau continuei sendo praça, somente com as oportunidades e com o desejo de aspirar melhores cargos, qualidade de qualquer ser humano, ainda nos estudos, fiz duas pós-graduação, fui aprovado no concurso para agente federal e por ironia do destino, na época de Tancredo Neves, assumindo Sarney, que proibiu a admissão ao serviço público Federal Estadual e Municipal durante 06 anos, contrariando a validade do edital que era de 02 anos prorrogável por mais 02 anos. E vem você falando de inteligência, sabedoria, superioridade, etc, Tá de brincadeira major, não sei nem quem és, nunca te vi mais gordo e nunca vi teu nome assinados nos anais da Corporação.

Ass: Major QOA (são tantos)

Anônimo disse...

Que figura esse major hélio! brincadeira! De onde é essa criança?
E major QOA se tiver na ativa faz o favor de ir embora para que outros QOA possam ser promovidos. Ou não tá bom? Será que você também que ser coronel?