quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NÃO QUEBREM COCOS, PEDE O GOVERNO SÉRGIO CABRAL.

O governo Sérgio Cabral anuncia que vai premiar os Policiais Militares que conseguirem baixar o número de autos de resistência (mortes em confronto) em 2011, criando mais uma gratificação (leiam).
O Globo desta quarta-feira noticia o fato e publica um breve editorial fortalecendo a ideia, do qual destacamos o seguinte trecho:
"A exitosa libertação do Complexo do Alemão da ditadura do tráfico, sem inocentes mortos ou feridos e com poucas vítimas entre bandidos, tem que ser uma referência".
Por favor, leiam novamente:
"A exitosa libertação do Complexo do Alemão da ditadura do tráfico, sem inocentes mortos ou feridos e com poucas vítimas entre bandidos, tem que ser uma referência".
O que podemos concluir do parágrafo:
- O Globo esqueceu da Vila Cruzeiro, que também fez parte da operação e onde ocorreram mortes e ferimentos em inocentes, segundo a própria mídia.
- O editorial esquece que a fuga não foi evitada, mais uma vez, como já ocorreu nas ocupações das UPPs. A possibilidade de fuga miminiza o confronto e diminui as mortes.
- Assim mesmo, com fuga em massa, a mídia anunciou mais de trinta mortos nas operações, mas nunca esclareceu se todos eram envolvidos com o tráfico de drogas. Nunca foram divulgados os antecedentes criminais de todos os mortos. Como O Globo concluiu que não existiam inocentes entre eles? Bola de cristal?
- Trinta mortos nas ações são poucos? Até que número de mortos O Globo considera como "poucas vítimas entre bandidos"?
Pois é ...
Voltando à gratificação, ela DESMORALIZA as Polícias Militar e Civil, pois deixa implícito que as mortes poderiam ser evitadas, portanto, não precisariam ocorrer, seriam execuções.
Se você já leu um auto de resistência sabe que nele se procura deixar claro que o Policial Civil ou Militar não teve outra alternativa, usando a sua arma de fogo em sua defesa, causando a morte do oponente que resistiu.
Perguntamos:
Como evitar isso?
Os Policiais não irão fazer uso da arma de fogo em circunstâncias nas quais a sua própria vida está ameaçada?
Salvo melhor juízo, não existe como diminuir o número dos autos de resistência através de uma ação dos policiais envolvidos na ocorrência. O policial tem que se defender.
A única interpretação possível é que, na verdade, o que o governo Sérgio Cabral quer diminuir são as execuções travestidas de autos de resistência, pois isso os Policiais da banda podre podem diminuir, obviamente. Sendo isso a gratificação premiará os que não executarem seus presos.
Cidadão fluminense, observe o que o governo está criando.
Você lembra dos que foram eleitos com o lema "bandido bom é bandido morto". O governo Cabral está criando um novo lema policialesco: bandido vivo dá uma grana, não quebrem cocos!".
Obviamente, a diminuição dos autos de resistência não passa pela ação do Policial Civil ou Militar na ponta da linha, ele não tem opção, pois precisa defender a sua vida, ela passa pelo planejamento adequado das operações, com os subsídios trazidos pela inteligência policial, principalmente.
No Rio, a ideia é premiar os "quebradores de cocos", desde que segurem o dedo.
Nós preferimos o adotado em São Paulo para tentar controlar o problema, como o contido no artigo do jornal O Globo (Cabral: violência atrai violência):
"... em São Paulo, optou-se por oferecer melhor treinamento (para os policiais) e fiscalizar a conduta dos maus policiais" (leiam).
Sem dúvida, muito melhor.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Li um comentário de um colega e achei bem interessante, porque não pagar ao policial por tarefa?

Se o PM prender alguém ele recebe uma porcentagem do salário e assim por diante, nesse raciocínio em 30 anos ele estará rico e não precisará receber mais nada na reserva, o que vocês acham???

Ele terá 30 anos para acumular riqueza.

E será muito rico, pois os políticos enriquecem com apenas um mandato qualquer, até de vereador, vide o nosso governador que após alguns mandatos públicos já é milionário.

O PM que quiser ficar milionário só precisa trabalhar até os 32 ou 35 anos.

ASS: Cap PM QOA, após 28 anos de serviços vê tudo "melhorar" a cada dia e reza para conseguir chegar aos 30 anos de serviço, para correr atrás de um emprego e conseguir pagar as contas em dia. Tá f___a!!!

Em tempo, eu não era peixe e as minhas pecúnias não foram aprovadas....vivo dos meus parcos salários e sem gratificações. Tô f____o...

Anônimo disse...

BOMBEIROS E POLICIAS FARÃO UMA MANIFESTAÇÃO AMANHÃ 30/12 A PARTIR DAS 10 HORAS NA AV. ATLÂNTICA NA FRETE DO HOTEL COPACABANA PALACE POR DIGNIDADE SALARIAL . NADA MAIS JUSTO A MANIFESTAÇÃO PARA A CATEGORIA DA POLÍCIA E DO CORPO DE BOMBEIROS QUE TANTO TRABALHARAM E TRABALHAM PARA AJUDAR A PACIFICAR O ESTADO E TERÃO UM REAJUSTE PACELADO EM 48 VEZES, ENQUANTO OS DEPUTADOS E O GOVERNADOR TERÃO UM AUMENTO SEM PARCELAS, DE UMA SÓ VEZ A PARTIR DE JANEIRO.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
O governo Sérgio Cabral está completamente perdido com relação às gratificações.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Pául o delegado Sivuca ainda é vivo? Gostaria de saber o que ele pensa a respeito do novo lema Cabralino.. afinal Sivuca é o autor da célebre frase: "Bandido bom é bandido morto".
http://www.youtube.com/watch?v=o7YvaVqYjK4

Anônimo disse...

Infelizmente, este verdadeiro CÂNCER continua a manipular grande parcela da população Brasileira.
Com seus tentáculos "multi facetados", há anos, sobrevivem a diversos regimes governamentais.
O que importa é se dar bem!!

Envolta em uma série de denúncias e ações judiciais, até hoje, continuam incólumes.
Rezo, fervorosamente, para a população enxerguar que ELA e VOCÊ, NÃO TÊM NADA A VER!!!!

EDIVAL ANCHIETA disse...

penso que como o lulla, o desocupado do cabral deveria antes das entrevistas, passar pelo teste do bafometro.
que coisa tosca meu Deus!!!!!
um estado sem governador, sem segurança, sem saúde, sem educação e agora sem direitos humanos. assim falou o governador!!!!
corra que a polícia vem aí!!