sábado, 25 de dezembro de 2010

POLÍCIA MUNICIPAL: GOVERNO SÉRGIO CABRAL COPIA SÃO PAULO.

O GLOBO
ANCELMO GOIS
"POLÍCIA MUNICIPAL
Sérgio Cabral assina nos próximos dias um decreto para permitir que policiais de folga façam bicos para prefeituras.
A primeira interessada é a de Búzios, onde a violência tem aumentado muito".
COMENTO:
Não sei se o decreto de Cabral é uma cópia do existente em São Paulo, mas lá esse tipo de atividade na folga já é desenvolvida.
A ideia tem o aspecto positivo de praticamente oficializar o "bico", o que dará mais segurança aos policiais, pois a maioria atua em seguranças de forma clandestina, sem qualquer direito trabalhista.
Certamente, a "Polícia Municipal" de Cabral está muito longe do ideal, pois os policiais deveriam gozar as suas folgas e não vendê-las, tendo o direito de conviver com seus familiares, ver ses filhos crescerem e tendo o descanso que o estresse profissional exige. Todavia, isso só será possível quando o Rio pagar salários dignos e não os salários miseráveis que paga no governo Sérgio Cabral.
Penso que seria muito melhor que Cabral pagasse as horas extras trabalhadas pelos profissionais de segurança pública, como já ocorre em vários estados da federação, isso sim seria um avanço.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

11 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo esse expediente como solução para a melhora no policialmento preventivo e a consequente segurança dos cidadãos, mas em SP vem dando resultado contra os infratores pobres da região central da cidade.
Por outro é bom porque os policiais, vítimas de comandantes e govrnantes idiotizados, são escalados em seus horários de folga sem receberem nada por isso, exceto as patéticas cobranças estritamente de cunho militar (bota, cabelo, barba, cobertura na cabeça, etc), uma imposição do século XIX mas que perdura até hoje.
A violência explodiu no Brasil e as PMs têm uma imensa parcela de culpa nesse aumento, visto que foram subservientes (bem pagos por cima e por baixo) a governos, ao longo da história, insensíveis em relação à imesna maioria da população, atirando todo esse contingente para locais inóspitos e sem nenhum serviço social de qualidade. Hoje, colhem-se os frutos desse descaso, culminando com a excessiva carga horária aos policiais da base, cujas ordens, sem nenhuma mudança no paradigma, são para manter todo esse contigente expremido nos guetos ainda inóspitos e sem os mesmo serviços sonegados de então.
Ou os phuderosos abrem as mãos e proporcionam diminuições sensíveis nas desigualdades sociais e distribuição de renda ou veremos a troca de seis por meia dúzia, coisa que sempre existiu para que nada mudasse.
Portanto, as folgas dos policiais da base nunca existiram, mas, pelo menos hoje, os policiais estarão com relativo conjunto de amparo legal.
O modelo de normatização das PMs tem de mudar, sob pena de nada acontecer de real no que se refere às mudanças pretendidas; DESMILITARIZAÇÃO JÁ!!!!
Marcos Simões

Anônimo disse...

Sr. Cel, bom dia!

Esse Decreto não seria inconstitucional?

Cap PM

Paulo Ricardo Paúl disse...

Pois é, prezado Marcos, continua difícil, você quer desmilitarizar a PM, mas não apresenta uma única forma de como fazê-lo e e como será a sua nova polícia.
Marcos, insisto, invista em defender os 3 milhões que o Lula gastou por dia para ser popular e eleger a Dilma, vc se sai muito melhor nisso.
Prezado Cap PM, concordo com você, mas no Brasil isso não tem a menor importância.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

prezado CAP, o judiciário come na mão do cabral, exíste um conluío entre ambos.

sgt 1/

Anônimo disse...

Pela enésima vez tentou lhe dizer que não sou legislador, mas sigo o que propõe alguns deputados para unificar as polícias, desmilitarizando o monstrengo medieval que perdeu a razão de existir em um país onde se constroi a democracia. Dentro eles, destaque para a PEC 430/09. Segue da matéria do jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=17887&codp=25&codni=3

Com relação aos gastos com publicidade, também já lhe enviei a posição do Ministério do Planejamento, cujo paralelo é o mesmo dos tristes idos do desgoverno FHC e gangue, o qual o senhor defende com unhas e dentes.
O Brasil mudou, mas a turma do contra não enxerga, pois vislumbra tomar o phuder para trazer desesperanças à imensa maioria do povo, como na entrevista que lhe enviei do jornalista falecido Aloysio Biondi. Creio que o senhor nem a leu (postei o link em um outro comentário).
Sua visão de Brasil é um país para um pequeno grupo de auto-privilegiados, com a maioria da população segregada em guetos e no subemprego ou na informalidade.
Acorda, coronel. Esse Brasil para alguns poucos não existe mais. O Brasil é de todos os brasileiros e as oportunidades também. Mas, antes disso, temos de desmontar as armadilhas discriminatórias que partidos demos e tucanos e seus adeptos insistem em colocar no Brasil, prejudicando milhões de brasileiros que, sem opção, enveredam pelo caminho do crime.
É preciso dar oportunidades a esses milhões, e não cacete, gás e bala. Pense um pouco.
Marcos Simões

Paulo Ricardo Paúl disse...

Caro Mário, grato por ser um leitor assíduo do nosso blog, isso muito nos engrandece.
Penso que vc está fazendo alguma confusão, pois não somos defensores do governo FHC. Aliás, você faz essa acusação repetidas vezes. O fato de criticarmos o governo Lula, não significa que estamos defendendo FHC.
Criticamos o governo Lula por "n" motivos, dente eles pelo fato de nunca antes na história desse país terem ocorrido tantos escândalos políticos, inclusive com os principais assessores de Lula e de Dilma. É a própria cleptocracia.
No tocante à unificação, vou publicar no blog o artigo que vc indicou para que vc o leia novamente. Agora eu entendo por que vc não sabe apresentar o modelo novo, o artigo também não apresenta. Fala de unificação e de desmilitarização, mas não explica o que surgirá.
Boa sorte ao governo Dilma, todos nós vamos precisar muito dela.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Pául as UPPs são uma farsa, veja o depoimento de uma pessoa que mora próxima ao morro do Turano e que da janela de seu apto acompanha tudo o que acontece no morro. O cara escreveu no fórum de comentários do globo e estou lhe repassando.
#

Óz
25/12/2010 - 21h 27m

Olha.. Só vou dizer uma coisa e eu sei do que estou falando, moro do lado do morro do Turano, colado e afirmo: As UPP´s são uma farsa. Os bandidos continuam todos no morro, desarmados, mas vendendo suas drogas normalmente. Desarmados entre aspas, já que o dono do morro, o Beirola(sim, ele mesmo)esta lá desde o primeiro dia da ocupação, anda de pistola para cima e para baixo e o mais incrivel e que nunca os policiais passam onde ele esta. E dizem para a sociedade que a policia venceu.. Palhaçada.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/12/25/traficantes-armados-sao-flagrados-no-morro-sao-carlos-923355959.asp

Anônimo disse...

Convenientemente, sempre se utilizaram dos códigos disciplinares e da legislação em vigor, para coibir o "bico".
Agora, com as pressões relativas a aprovação da PEC, "abrem as pernas" para aquilo que sempre combateram.
É mais uma tentativa dos CAFETÕES ENGRAVATADOS, de desmobilizar e enganar os profissionais de segurança pública.
Em Países do primeiro mundo, as prostitutas têem mais direitos e ganham muito mais do que nós.
Até quando seremos CAFETIZADOS???

Anônimo disse...

A critica ao governo popular é porque o senhor pertence a uma outra camada da sociedade que permaneceu no poder durante séculos, transformando o Brasil nisso que vemos hoje, muito embora com algumas mudanças - econômicas, sociais, culturais...; mas há muito a ser fazer ainda - nos últimos oito anos. O senhor pertence ao DEM, uma facção que agrega tudo que de mais pernicioso existe e que procura obstaculizar as mudanças democráticas necessárias na vida do brasileiro -concentração de terras, o inviável neoliberalismo, a manutenção das desigualdades sociais.
A corrpução não está maior agora. Sempre foi assim, mas também sempre foi omitida. Hoje é mais vista porque é apurada. A PF deu um belo exemplo de independênca e republicanismo nas prisões que efetuou de criminosos de alta estirpe, até chegar no divisor de águas Daniel Dantas, cuja prisão movimentou céus e infernos para soltá-lo e a seus cúmplices, embora alguns tenham permanecido na penumbra e não serem identificados, embora suspeite-se de quem sejam. Até o fanfarrão Gilmar (Dantas) Mendes atropelou todos os ritos judicias para colocar Dantas na rua, visto este ter ameaçado dar os nomes de políticos, juízes, desembargadores, jornalistas, artistas, jogadores de futebol, etc. que estavam em seu bolso ou se aproveitavam das vantagens que Dantas tinha para enviar grana (lícita ou não), de forma fraudulenta, ao exterior.
A partir daí, a PF foi desfigurada e desestruturada. Até 2008, ano da prisão de Dantas, a PF tinha colocado em cana mais 14 mil ilustres do Brasil envolvidos em diversos crimes graves e com consequências sérias no âmbito interno do país. Após a prisão de Dantas, a PF perdeu a competência, voltando a ser a polícia manipulada, controlada e omissa dos tempos de FHC. No desgoverno deste havia até o engavetador geral da República, Geraldo Brindeiro. Lembra-se disso? Qual roubalheira foi maior que as pirateações de FHC e sua gangue. Apenas como exemplo, na Argentina o ex-presidente Carlos Menen, simultãneo a período fernadista de FHC no Brasil, vai para a cadeia devido as maracutaias realizadas nas privatizações de empresas e serviços públicos daquele país, entregando-os todos, a preço de banana aos estrangeiros.
E o senhor vem falar de corrupção atual? Leia a entrevista do jornalista Aloysio Biondi (mandei-lhe o link através do twitter) ou elia o livro "O Brasil Privatizado".
Coronel, não tenho nada pessoal contra o senhor. O que fazemos aqui é debater ideias, podendo chegar a discussões com palavras ásperas, como se fosse uma conversa pessoal, como acontece em todos os países democráticos. Assim, embora ão concorde com as suas ideias, as respeito.
Valeu.
Marcos Simões

Anônimo disse...

Eia aqui, coronel, o link da entrevista que citei, do jornalista Aloysio Biondi, que esclarece o que foram os idos de FHC. http://bit.ly/htQJhq
Marcos Simões

Anônimo disse...

e agora, josé ... ????