quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

QUAL O MOTIVO REAL DA QUEDA DO COMANDANTE DO BOPE?

O BOPE teve o seu comando trocado, algo que por si só pouco significa , considerando que a gestão da modernidade já promoveu uma centena de trocas de comando, a maioria delas na versão dança das cadeiras.
Obviamente, a exoneração do comandante teve uma motivação, que pode ser a versão oficial ou não.
Eu cheguei a pensar que a exoneração tivesse alguma relação com fotos de uma modelo que teriam sido feitas no BOPE e divulgadas pelo jornal O DIA, mas como não encontrei desdobramentos dessa hipótese na imprensa, não tive como ser conclusivo.
A versão oficial para a queda do comando pode ser lida no jornal O Dia:
"A troca, segundo a Polícia Militar, estaria prevista há meses e foi feita para 'oxigenar' o cargo. Paulo Henrique estava à frente da tropa há 1 ano e meio. O tenente-coronel René está há 15 anos no Bope, e participou dos principais planejamentos do batalhão, tanto no aprimoramento das instruções quanto na preparação da unidade para os grandes eventos na cidade. Ele também atuou durante a ocupação dos complexos da Penha e do Alemão" (leiam).
Salvo melhor juízo, o trabalho que estava sendo desenvolvido agradava ao governo.
Por que então exonerar o comandante?
A troca de comando do BOPE ocorreu ontem e hoje o batalhão realiza uma Operação na Rocinha, depois de um ano e meio sem entrar na comunidade, como o G1 noticia:
"Após um ano e meio sem entrar na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, policiais do Batalhão de Operações Especiais realizam, nesta quarta-feira (29), uma operação com a ajuda de um micro-ônibus munido de equipamentos que recebem informações de rádio e internet e de câmeras acopladas ao veículo. Pelo menos duas toneladas de maconha foram apreendidas em uma casa abandonada, informou a polícia" (leiam).
Sem querer ver chifre em cabeça de cavalo ...
A Rocinha é uma comunidade fortemente dominada pelo tráfico de drogas, sendo de "propriedade" de uma facção contrária a que vinha sendo combatida pelo governo estadual (Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão e quase totalidade das UPPs).
Realizar operações no local requer um grande planejamento, considerando que a possibilidade de confronto existe, embora a facção do local prefira outra forma de relacionamento com as polícias.

Diante dessa realidade, a coincidência entre os períodos de comando e da não entrada na Rocinha podem sugerir uma nova possibilidade para a troca de comando, ou seja, o comando caiu em face da não realização de operações na comunidade.
Obviamente, isso são apenas ilações, as quais podem estar longe da realidade.
Todavia, não podemos duvidar que realizar uma operação no dia seguinte à troca de comando, em uma comunidade como a Rocinha, onde não se entrava há um ano e meio, logo no dia seguinte à assunção de um novo comando, certamente, carrega algum significado, isso é claro.
Penso que devemos trabalhar com fatos e o que escrevemos são fatos, portanto não devem ser desprezados, mas que não devem ser somados aos boatos para a formação de opiniões, devemos deixar isso claro.
A versão oficial - a oxigenação - é uma desculpa antiga que todos interna corporis conhecem muito bem o seu significado.
Ratifico, são ilações a partir de fatos reais.
Os que acreditam em unicórnios que continuem procurando chifre em cabeça de cavalo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

12 comentários:

ASABINO, o Log!!!!!! disse...

Caro Cel. Paúl, sou leitor do seu site e do Diário Bombeiro Militar que é administrado pelo nosso colega Lauro Botto. Gostaria de dar a mesma idéia que dei a ele tempos atrás: Na ocasião, conversando sobre a mobilização para a PEC 300, disse a ele que não há comprometimento da maioria dos colegas de tropa. Perguntei então se não seria o caso do corpo a corpo nos quartéis buscando esse comprometimento. Se conseguissemos visitar 5 quartéis do BM e cinco da PM, esse comprometimento com pelo menos cinco pessoas de cada ala que são(4), teríamos no total, 200 colegas no mínimo, comprometidos por livre e espontânea vontade para nas nossas manifestações, o que seria um número expressivo em relação ao que tenho acompanhado. Mas para que isso aconteça, precisamos ir nos quartéis para "puxar" nossos colegas para a luta. Acredito que após uma boa presença de todos, nossas próximas reuniões seriam mais fáceis. Pense nisso!!! Um grande abraço...

Anônimo disse...

concordo com tudo o que osenhor escrveu,ainda digo em time que está ganhando não se mexe

Anônimo disse...

essas mainifestações são pura balela
ninguem se importa com policiais ganhando mal
por isso ninguém vai , a solução para problemas extremos teria que ser mais extrema.
ao invés dos senhores ficarem com essa bobagem de boneco passando fome,etc
pq não começam a organizar um movimento grevista e ai sim exigindo nossos direitos
so assim conseguiriamos obter algum destaque na impensa
como foi feito em alguns estados como tocantins,bahia,minas gerais
do contrario nada vai mudar

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
E qual batalhão da PM do Rio vai aderir a greve?
Alguma sugestão?

Anônimo disse...

nehum,só vai mudar quando os oficiais começarem a mudar as promoções por tempo de serviço que o deputado wagner montes falou hoje,covardia com os praças querem fazer!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Penso que nem se MS mudar as promoções por tempo de serviço dos Praças, a tropa se mobilizará. O atual estágio de letargia da tropa da PMERJ é assustador.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

eu acho que o motivo da tropa da pmerj ser assim como é hj é devido as atrociddes que sofreu na mãos dos coroneis no passado ,a tropa é medrosa,tem medo do rdpm or ter sido massacrada nas mãos dos antigos coroneis.
hoje em dia tem mudado muito ,graças a deus,
não acho o mario sergio o melhor cmt do mundo,mas pelo menos dos ultimos tempos com certeza ele é.
e akeles que reclamam é pq não tem mais poder ou foram deixados de lado

Paulo Ricardo Paúl disse...

Caro anônimo, vc não deve ser PM. Só isso explica tal avaliaçäo. Não procure desculpas para os medrosos.
MS não assumiu o comando na frente da tropa näo foi sem razão.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

INVASÃO DA ROCINHA!!

Porque também não hastearam a Bandeira Nacional?
Porque não foram utilizados os blindados da Marinha?
Porque, após mais de um ano e meio sem incursões, só apreenderam a mais barata das drogas e quase nada de armamentos?
Como diria o coronel príncipe, era só solicitar apoio aos "lobinhos".

Anônimo disse...

O Cel Paul tem razão e vc que o crítica parece não conhecer a realidade da nossa tropa. Nos batalhões, atualmente, cada dia sem trabalhar é prejuízo certo para a maioria dos PMs que trabalham no serviço operacional. Por este motivo, fazer greve não terá apoio da maioria dos PMs, somente inativos, pensionistas e os burocratas, do QG por exemplo,muito pouco para mobilizar a sociedade.

Alexandre, The Great disse...

Todo ato administrativo tem que ser MOTIVADO. Não existe ato administrativo IMOTIVADO. O que ocorre em casos como esse do post é que NEM TODAS AS MOTIVAÇÕES SÃO CONFESSÁVEIS.

JSF

Paulo Ricardo Paúl disse...

Só hoje ouvi dois boatos sobre a exoneração do comandante do BOPE, ambos teriam sido informados pelo @bocadesabao.
Juntos Somos Fortes!