sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O PAC, O COMPLEXO DO ALEMÃO EO CICLO DA ÁGUA.

Desde os primórdios do conhecimento humano, nós vivemos imersos em um universo de mistérios, a espera da nossa capacidade de compreender e explicar cada um deles.
O homem primitivo conhecia pouco, portanto, os mistérios que tinha para decifrar eram em número infinitamente menor, pois quanto mais se conhece, mais dúvidas surgem, em razão da nossa imperiosa necessidade de descobrir.
Chove.
A água cai do céu.
Eis uma verdade.
Rápidos chuviscos e tempestades inacabáveis capazes de destruir cidades.
O homem primitivo vivia com este mistério, considerando que ele tinha diante de si uma verdade, cai água do céu, porém ele olhava para cima e não via nenhum rio, lago ou oceano. Não via nenhuma água flutuante que pudesse explicar aquela verdade: chove, cai água do céu.
Nos nossos dias de sabedoria, qualquer um dos milhões de analfabetos funcionais do Brasil, os frutos do abandono da educação, consegue explicar o ciclo da água, rudimentarmente.
No Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão é considerado como uma das fortalezas dos traficantes de drogas ilícitas. Um conjunto de comunidades carentes onde o Brasil não detém os monopólios da tributação, do uso da força e da justiça.
Tal realidade é uma verdade, uma "chuva".
Há um mês, conversando com Policiais Militares do 16o BPM, que cobre o Complexo do Alemão, ouvi que a estimativa é que existam cerca de 1.000 fuzis no Alemão, notícia que demonstra o poder dos traficantes.
Outra "chuva", outra verdade,constitui o fato de que o governo já realizou e ainda realiza inúmeras outras do PAC no território do Complexo, onde circulam centenas de trabalhadores desconhecidos na localidade e dezenas de veículos, algo que deveria ser indesejável para o comércio de drogas, mas os traficantes nunca atrapalharam nenhuma obra.
Finalmente, a terceira "chuva", mais uma verdade, as instituições policiais do Rio não realizavam operações no Complexo há muito tempo, apesar do fortalecimento constante do poderio do tráfico nas comunidades.
Prezado leitor, junte as três "chuvas" e tire suas conclusões a respeito do ciclo da água no Complexo do Alemão.
Caso o seu entendimento seja semelhante ao meu, você apostará que a tendência é que a Guerra do Rio não tardará em esmorecer.
Os traficantes não mais ordenaram o incêndio do Rio e os disparos dos fuzis contra as cabines e viaturas da Polícia Militar. Por sua vez, o governo voltará a quase inércia anterior.
O ciclo da água estará completo.
Choverá no Rio.
Todavia, se a "seca" perdurar por muito tempo, o mar vai virar sertão.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: