domingo, 28 de novembro de 2010

GUERRA DO RIO: RESULTADOS - AVALIAÇÃO PRELIMINAR.

No Rio governo estadual vive uma fase extraordinária, não lembro de um governador que tenha obtido tanto apoio da mídia, algo que ficou mais evidente na campanha eleitoral através da glamurização das UPPs.
Faço este preâmbulo para comentar uma pergunta recorrente que tenho recebido:
- Coronel Paúl, a tomada do Complexo do Alemão foi um sucesso ou um fracasso?
Preliminarmente, respondo que precisamos que os dias se sucedam para que os resultados sejam avaliados com a devida extensão, toda avaliação, neste momento, é completamente precipitada.
Escrito isso, tenho a obrigação de pelo menos registrar uma vitória importantíssima, a mais importante, o número de vítimas foi muito pequeno.
Os fatos que provocaram esse resultado ainda são ainda desconhecidos e me reservo o direito de discordar do comentarista da Rede Globo, que várias vezes citou o uso dos blindados como a causa da redução com relação à Primeira Batalha do Alemão (2007). Esqueceu o comentarista que o elevado número de mortes em 2007, ocorreu do lado dos criminosos e, talvez, dos inocentes, portanto, o fato da tropa estar melhor protegida não interfere nesta redução de forma decisiva, embora possa ter diminuído a disposição dos traficantes de confrontarem, o que pode significar um fator para a redução, mais não determinante, diante da diferença enorme, pois em 2007 foram dezenas de mortos.
Prefiro não avaliar como "ocupação", a tomada do Complexo, pois tomada já ocorreu no governo Sérgio Cabral e o controle voltou para os traficantes. O que determina que devemos aguardar no que se transformará a tomada realizada neste domingo, apesar de simbolicamente as bandeiras do Brasil e do Rio terem sido hasteadas.
Certamente, a população começará a semana com mais segurança, ninguém pode negar este ponto positivo.
Avançando nos resultados divulgados até o momento, podem ser considerados sofríveis, sobretudo se considerarmos os elevadíssimos gastos do dinheiro público na operação.
No conjunto de armas apreendidas e exibidas pela mídia, observamos vários pedaços de armas e várias armas muito velhas, provavelmente, inservíveis. No tocante aos fuzis, li que foram apreendidos 20 deles, o que será um enorme fracasso se tal número não subir significativamente, pois não podemos esquecer que o governo afirmou que existem (existiam) 600 traficantes no Complexo.
Avaliando as drogas apreendidas e exibidas, o resultado foi bom, mas a quantidade deve ser também avaliada sob a ótica de que o governo defende que o Complexo é o entreposto (depósito) da facção, portanto, a quantidade deveria ser fabulosa.
Li que foram apreendidas 13 toneladas de maconha, mas ainda não conheci a quantidade de cocaína ou de outras drogas ilícitas.
E, não custa lembrar que nem todo pó branco é cocaína.
O único fracasso que já parece concretizado é o reduzidíssimo número de presos.
O tempo é o senhor da razão, sugiro que sigamos esse ditado.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Poderia responder que as entradas na Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão foram um sucesso, posto que durante muito tempo não entravam(por quê?). Contudo confrontando as imagens de 5ª feira feitas pelo Globocop com as prisões e armas apreendidas, neste primeiro dia, pode-se dizer que foi um completo fiasco. Usaram uma bomba atômica para matar uma pulga.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
A mídia está transformando tudo em um sucesso Alexandrino.
Juntos Somos Fortes!