sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DEU ! DEU ?


ATAQUES EM TODA PARTE:
Bandidos continuam a realizar ataques no Rio nesta quinta-feira

Taís Mendes, Marcelo Dutra, O Globo Marcos Nunes - Extra
RIO - A onda de ataques de criminosos a veículos no Rio, antes concentrada nas zonas Norte e Oeste, chegou, na noite desta quinta-feira, ao Centro e à Zona Sul da cidade, mesmo após a ocupação da Vila Cruzeiro . Na Avenida Presidente Vargas, no Centro, um ônibus foi incendiado na altura da Candelária. Na Zona Sul, houve ataques a um ônibus nas proximidades do Túnel Rebouças e no bairro Peixoto, em Copacabana, conhecido pela tranquilidade. Somente nesta quinta, foram cerca de 40 veículos incendiados. Os motoristas devem ficar atentos porque blitzes policiais estão sendo feitas em vários pontos do Rio. Também há registros de ataques em Macaé, no Norte Fluminense, e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Leia, abaixo, mais informações sobre os atentados
Região central e Zona Sul
Um ônibus da Viação São Silvestre pegou fogo na Avenida Presidente Vargas, próximo à Rua Uruguaiana, altura da Candelária, no Centro. Não há informações sobre feridos.
No bairro Peixoto, um carro foi incendiado. O ataque ocorreu na Rua Maestro Francisco Braga. Ninguém ficou ferido, e policiais do 19ºBPM (Copacabana) estão fazendo uma varredura no bairro em busca dos incendiários.
Por volta das 20h30m, outro ônibus foi incendiado na Rua Almério de Moura, em São Cristóvão, próximo ao Estádio de São Januário.
Zona Norte
Na noite desta quinta-feira, bandidos atacaram mais dois veículos na Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Ninguém ficou ferido. Neste momento, policiais militares do 6ºBPM (Tijuca) estão fazendo buscas nas favelas da região com objetivo de encontrar os autores do crime, que ocorreu no início da subida da estrada, pista sentido Zona Oeste.
No final da tarde, um caminhão de bebidas foi incendiado na Rua Lobo Diniz, em Vicente de Carvalho.
Já em Bonsucesso, por volta das 19h, dois bandidos em uma moto atiraram uma granada dentro do estacionamento do supermercado Guanabara. De acordo com as primeiras informações, uma pessoa ficou ferida, e dois carros foram danificados.
Na Tijuca, o trocador de ônibus Benilton Gomes, de 27 anos, foi ferido depois que dois coletivos da linha da linha 409 (Saens Peña-Horto) foram incendiados na altura do Colégio Batista Shepard, na Rua José Higino. Socorrido pelos bombeiros do quartel da Tijuca, ele foi levado para o Hospital do Andaraí.
Nesta tarde, o clima era de tensão, no Meier. Um carro foi incendiado na Rua Aquidabã, esquina com Rua Pedro de Carvalho. Segundo moradores, policiais trocaram tiros com os criminosos e o comércio local fechou as portas. 'Bondes' de traficantes estariam circulando e amedrontando moradores com tiros para o alto. Dois estacionamentos de veículos na Rua Ana Barbosa, que costumam funcionar às 20h, fecharam as portas por volta das 17h. Nas ruas do bairro, a movimentação de moradores foi fraca.
Também houve ataque em Cordovil. Um ônibus foi incendiado na Rua Xavier Pinheiro, nas proximidades da Favela Furquim Mendes. Não houve feridos.
Bandidos atearam fogo em uma van na Avenida Dom Hélder Câmara, em Benfica. Dois homens teriam sido presos. Motoristas que passavam pelo local, apavorados, voltavam na contramão.
No Cachambi, criminosos tentaram incendiar um carro na Rua Cachambi, mas apenas uma das rodas foi parcialmente incendiada. Um ônibus da linha 679 (Méier-Grotão) foi incendiado na Rua Ferreira de Andrade, também no Cachambi. Na Estrada do Camboatá, em Costa Barros, um ônibus foi incendiado. Não há informações sobre feridos nos dois ataques.
No Rio Comprido, pela manhã, um micro-ônibus pegou fogo na Rua Sampaio Vianna, em frente ao número 35, próximo da Rua do Bispo.
Também pela manhã, um caminhão, um carro e uma moto foram incendiados na Avenida Brasil, altura de Barros Filho. Um micro-ônibus foi incendiado na Rua Caxambu, em Rocha Miranda, próximo à estação do Metrô de Irajá.
Um carro pegou fogo no acesso à Avenida Lobo Júnior, na Penha, chegando a bloquear o trânsito. Não há informações sobre vítimas.
Zona Oeste
O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, registra o maior número de atentados desde a manhã desta quinta: ao todo cinco veículos foram queimados - duas vans, duas kombis e um ônibus.
Baixada Fluminense
Um carro foi incendiado na Estrada de Madureira, no bairro do Cabuçu, em Nova Iguaçu, próximo ao conjunto habitacional da Marinha. Não há vítimas e o fogo já foi controlado.
Bandidos atiraram uma granada de efeito moral no pátio do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) na Chatuba, em Mesquita. Segundo informações de policiais militares, ninguém ficou ferido. Houve perseguição, tiroteio, mas os bandidos conseguiram escapar.
De acordo com moradores, poucos ônibus estão circulando em Mesquita e em Nova Iguaçu.
Vista aérea de um ônibus queimado por bandidos em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Foto de Genílson Araújo (Agência O Globo)
Traficante preso na Barra abastecendo seis galões com gasolina
Na Barra da Tijuca, Daniel Baptista de Castro, de 33 anos, o Cabeludo, foi preso por volta das 11h em um posto de gasolina, quando abastecia seis galões com gasolina, o equivalente a 300 litros. De acordo com o delegado titular da 16ª DP (Barra) Rafael Willis, o preso confirmou que o material seria levado para a favela da Rocinha, em São Conrado. Ainda segundo Willis, o acusado faria parte da quadrilha de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. Ainda na Barra, um Escort foi incendiado na Avenida Ayrton Senna.
Ataques chegaram a São Gonçalo
No início da tarde, um ônibus foi incendiado na Rua Comandante Ary Parreira, na altura do número 1.128, em São Gonçalo, no bairro Porto Velho. Segundo testemunhas, três bandidos pararam o coletivo e mandaram as duas pessoas que estavam dentro descer. Em seguida, atearam fogo ao veículo. Um dos bandidos foi preso pela PM. O ônibus fazia a linha 13, da Viação Icaraí.
Na Estrada de Santa Isabel, em Santa Isabel, também em São Gonçalo, mais um ônibus, que fazem a linha Santa Isabel-Alcântara, foram incendiados. Os veículos ficaram totalmente destruídos. Testemunhas informaram à polícia que o incêndio foi provocado por motoristas de vans que circulam na região e que estariam se aproveitando da onda de ataques no Rio para atacar os ônibus.
Segundo o técnico em eletrônica Luiz Mendes, que estava dentro do coletivo, em Rocha Miranda, havia sete passageiros no momento do ataque.
- Os bandidos não deixaram as pessoas saírem. Pulamos pela janela. Se o ônibus estivesse cheio, teria acontecido uma tragédia.
Bombeiros foram acionados para conter as chamas de um veículo na Rua Guiraréia, também em Rocha Miranda. Mas, ao chegar ao local, verificaram que havia apenas pneus em chamas, e não um ônibus.
Registros também em Macaé e Cabo Frio
Um ônibus foi incendiado nesta madrugada em Macaé, no bairro do Lagomar. O ataque está, segundo a PM relacionado com a onda de violência que começou no Rio de Janeiro. Seis pessoas estavam no coletivo, quando três homens mandaram que todos saíssem. Ninguém se feriu e o ônibus ficou completamente destruído.
Em Cabo Frio, quatro carros foram incendiados em uma ação orquestrada também pelo tráfico de drogas. Duas pessoas foram presas e teriam confirmado que a ordem para o ataque partiu da cúpula do tráfico de drogas no Rio.
Madrugada violenta no Rio
Na madrugada, quatro ataques foram registrados, e uma pessoa foi baleada. Sete pessoas - entre elas quatro menores - foram presas. Os ataques fizeram com que várias ruas da cidade ficassem vazias na madrugada, e o comércio ficou fechado - a segurança foi reforçada pela PM.
O caso mais grave foi registrado na Avenida Brasil, pista sentido Zona Oeste, altura da Penha. Por volta das 23h30m, bandidos interceptaram um ônibus da Viação Flores na altura da Cidade Alta, na pista sentido Zona Oeste. O motorista Reginaldo Dias Peixoto, 36 anos, não obedeceu a ordem de parar e os criminosos atiraram. Em seguida, atearam fogo ao veículo. O motorista foi atingido na cabeça e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Em Botafogo, um carro foi incendiado na Rua Jornalista Orlando Dantas. Por volta de 1h, dois rapazes atearam fogo num Clio Sedan que estava estacionado. O proprietário do veículo, o empresário Marcondes Valois, 45 anos, disse na delegacia que estava dormindo, e acordou com o barulho da explosão:
- Liguei para a portaria e disseram que tinha um carro pegando fogo. Quando desci, vi que era o meu. Comprei o carro há dez dias, e não estava no seguro.
O empresário revelou que há dois anos sofreu assalto na Linha Amarela. Na ocasião, foi baleado no braço esquerdo. Ele falou sobre a sensação de insegurança na cidade:
- É uma sensação de pés e mãos atados. Não temos o que fazer, está fora de controle. É o remédio amargo que teremos que tomar. E o meu está sendo ainda mais amargo. Vamos ter que passar por isso, mas depois vai melhorar. O trabalho que a PM está fazendo (UPPs) é para melhorar. E vai melhorar - disse Marcondes, se referindo às instalações de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).
Os rapazes acusados de incendiar o veículo foram presos minutos depois do crime, por policiais do 2º BPM (Botafogo). Segundo a polícia, Wellington Pereira da Silva, 21 anos; e Fernando Buecker dos Santos, 25, foram detidos na Praia de Botafogo. Eles estavam com uma mochila com roupas e um pacote de fósforos. Em depoimento na 12ª DP (Copacabana), eles confessaram que fazem parte de uma facção criminosa, e que vieram de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para fazer os ataques.
Bananas de dinamites encontradas em Madureira
Na manhã desta quinta-feira, garis da Comlurb encontraram seis bananas de dinamite enroladas em fios e com um relógio. O artefato foi encontrado dentro de uma lixeira na rua Sanatório, perto da Rua Carolina Machado, em Madureira. Segundo os policiais militares do 41º BPM (Irajá) o Esquadrão Anti-Bombas foi acionado, e o explosivo foi recolhido.
Menores detidos com garrafas de gasolina em Laranjeiras e Vila Isabel
Em Laranjeiras, um menor foi apreendido com uma garrafa de gasolina. Ele foi conduzido à 5ª DP (Gomes Freire), e depois encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Em Vila Isabel, a polícia prendeu quatro rapazes - três deles menores de idade. Eles estavam com garrafas cheias de gasolina e coquetéis molotov. Com o grupo também foi apreendida uma pistola 9mm sem munição. Segundo a polícia, os presos teriam confessado que iriam incendiar veículos a mando do traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby, ex-chefe do tráfico de drogas do Morro dos Macacos. Um dos criminosos foi identificado como Alessandro Campos Santos, 18 anos.
No início da madrugada, outro ônibus foi incendiado na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro de Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Ninguém ficou ferido.
Na noite de quarta-feira, dois motoqueiros deixaram uma mala na Rua São Cristóvão, a cerca de 200 metros da 17ª DP, e avisaram à população para que não se aproximasse. O 4º BPM foi avisado, assim como a Polícia Civil. Agentes da Divisão Antibombas detonaram a mala, mas não encontraram nenhum objeto suspeito.
Veja vídeos e fotos no Extra online (acesse).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

Coronel, lembra quando aqui postei do roubo de dinamites... lembra quando aqui falei sobre o plano de explodir a ponte rio niteroi... lembra de uma carta que mandei para o email desse blogger que tinha o titulo A UNIAO DOS PARTIDOS (uniao de faccoes criminosas)... essa carta tem uns tres meses, mais ou menos... sera que agora alguem acredita nas minhas informacoes...