terça-feira, 27 de julho de 2010

A POLÍCIA MILITAR É NOSSA, O TEMPO É DE AÇÃO, LEVANTE DA CADEIRA.

JORNAL O DIA:
A crise na segurança pública no Rio de Janeiro não começou no governo Sérgio Cabral (PMDB), ela apenas continuou a sua rota de agravamento, piorando a cada governo.
Cidadão, temos que aprender que as instituições policiais pertencem ao povo, que devem servir e proteger, não podem ser destruídas por péssimos governantes que não trabalham na direção do interesse público.
No Rio os serviços públicos essenciais (saúde, educação e segurança) estão destrídos pela má gestão e os escândalos já começaram a povoar as páginas da mídia, timidamente, isso é fato.
A bola da vez da má gestão governamental no Rio é a Polícia Militar, a nossa Polícia Militar, uma instituição pública bicentenária que apenas no governo Sérgio Cabral (PMDB) já se aproxima do centésimo Policial Militar assassinado em serviço, sendo que de folga esse número é três vezes maior.

Os Policiais Militares do RJ recebem os piores salários do Brasil; não possuem folga, pois trabalham no bico; comem mal; não estão submetidos a um plano de condicionamento físico; não possuem as condições adequadas de trabalho; o serviço de saúde está sobrecarregado; os equipamentos de segurança não são os melhores; a qualificação não é continuada e eles ainda não têm seus direitos respeitados.
Obviamente, esse quadro caótico não pode resultar na boa prestação de serviço.
Como prestar um serviço de boa qualidade nas atuais condições?
A Polícia Militar presta o serviço que o governo faz com que ela preste, um serviço de má qualidade, onde a corrupção e o despreparo são rotineiros.
Respeitando o presidente da OAB, Wadih Damous, o tempo dos artigos passou há muitos anos, textos não resolvem os nossos problemas, precisamos de uma grande mobilização social em defesa da Polícia Militar e dos bons Policiais Militares, antes que os bons cansem de nadar contra a corrente.
As instituições, as ONGs, as Associações de Moradores e de Bairros, os Clubes de Serviço , as Comissões de Direitos Humanos devem mobilizar toda a sociedade, devem levantar das cadeiras e seguir para as ruas, cobrando do governo a Polícia Militar que queremos, que precisamos e que merecemos.
Os bons Policiais Militares agradecerão.
Basta de textos e de entrevistas para a mídia falando mal da Polícia Militar, a obrigação é de todos na sua recuperação, falar e escrever não basta, isso é feito há décadas de forma inócua.
Enquanto muitos dão entrevistas e escrevem textos, ontem, meia dúzia de amigos e de familiares de Policiais Militares realizaram um ato em Defesa dos Direitos dos Policiais Militares, o primeiro em duzentos anos de existência.
Meia dúzia que exibiram faixas, não fizeram discursos e entregaram uma carta aberta para a população.

O evento deveria ter contado com a presença de milhares de cidadãos e de dezenas de instituições, para apoiarem os bons Policiais Militares, os que podem recuperar a Polícia Militar.
Enquanto eles e elas realizam um ato ordeiro e pacífico, o Estado os visitou.
Por enquanto, prefiro ficar por aqui, agradecendo ao amigo que me avisou com antecedência como a gestão da Polícia Militar aproveitaria esse ato em defesa dos Policiais Militares, denúncia que se confirmou.
Lembro aos gestores que em uma guerra, nunca devemos ignorar a munição que o inimigo possui, esse é um erro grosseiro.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

O Comandante-Geral da PMERJ Mário Sérgio é o retrato da alienação e perturbação da ordem(?) vigente na PMERJ hoje...em cada entrevista que concede, é nítido o seu desequilíbrio emocional, a sua visão alheia aos fatos cristalíenos de descomando, a sua postura omissa diante dos problemas, principalemnte internos da Corporação,o seu comportamento subserviente ao Governo,a guisa, quiçá, de manter-se como 01 ad eternum, o seu caráter político diante de acontecimentos que possam vir a macular a imagem dos verdadeiros responsáveis pelo atual estado da Segurança Pública no RJ,as suas colocações utópicas embebecidas de filosofia e quase nunca COERENTE, enfim......é o próprio ODORICO PARAGUAÇÚ FARDADO.

Só Jesus mesmo!!!!!

Anônimo disse...

GOSTARIA DE PERGUNTAR AO SR WADIH DUMUS TÃO ZELOSO QUE ÊLE É PELA MORALIDADE E BONS COSTUMES QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA PROPINA DE 1000 REAIS E DESVIOS DE RECURSOS NAS SECRETARIAS DE SAÚDE,SEGURANÇA E DE OBRAS,ALÉM DE OUTRAS MAIS, ALEM DA VENDA DE SENTENÇAS POR JUÍZES E DESENBARGADORES.CERTAMENTE É SÓ O DIMINUTIVO OU AUMENTATIVO (CORRUPITINHO E CORRUPITAÇO),ÊLE DEVERIA RESPONDER TAMBÉM QUANTO A PREVARICAÇÃO DA DELEGADA RESPONSSÁVEL PELO CASO POIS,NÃO HAVIA SE PASSADO NEM 48 hs DO ACIDENTE ESTANDO ATOPELADOR,E CORRUPITOR PASSIVEIS DE SEREM AUTUADOS,TENDO A DELEGADA DADO TEMPO A AMBOS DE CONSEGUIREM UM BOM ADVOGADO QUE ARMOU UMA HISTÓRIA,SENDO ÊLES AGORA AS ÚNICAS VÍTIMAS DESTE TRISTE EPSÓDIO.SERÁ QUE A DELEGADA LEVOU ALGUM TAMBÉM OU VIERAM ORDENS SUPERIORES.POBRE BRASIL COM TANTOS PILARES DA MORALIDADE,MUITOS COM SUAS RIQUEZAS EM NOME DE TERCEIROS OU EM PARAÍSOS FISCAIS,ÓBVIAMENTE NÃO SENDO O CASO DESTE SENHOR,

Anônimo disse...

Coronel
Ao ler esses artigos nos jornais, fico preocupado com o nosso querido Corpo de Bombeiros do RJ.
E não é à toa. Tudo o que ocorre na PMERJ também se dá no CBMERJ, talvez em uma escala um pouco menor.
Militares desmotivados, mal remunerados, estressados e com poucas instruções (já que não há uma reciclagem da tropa) é apenas alguns aspectos que podemos levar em conta, somados a uma corrupção interna corporis que já é bem conhecida de todos.
E daí vem minha preocupação: ao contrário da PM, que tem visibilidade social, onde notícias que falam mal da Corporação aparecem nos jornais e outros meios de comunicação, no Bombeiro há uma "cortina de fumaça" sobre o tema, tudo é feito às escuras.
Só escuto falar que PM é mal preparado, mas bombeiro também é... que PM é mal remunerado, mas BM também é... mas por que não só falam mal de uma parte?
Espero, de coração, sob pena de assistirmos notícias dessa natureza relacionadas ao CBMERJ, que ocorra uma discussão em larga escala sobre o assunto, de maneira que os integrantes dessa valorosa Corporação continue a cumprir seu nobre lema: vida alheia e riquezas salvar!

Anônimo disse...

É tudo verdade o que o colega acima postou,vamos falar das escalas injustas postas aos escravos da enfermagem,no momento em que o congresso federal fala em 30 horas semanais para enfermeiros e auxiliares de enfermagem a corporação mantem-nos numa escala desumana e escrava em troca de uns trocados(nem todos recebem),queremos uma escala mais justa a todos inclusive igualitaria como a dos médicos,nem elesestão aguentandoesse falso militarismo e estão pedindo suas baixas,é só ver todos os dias nos boletins!!!!

Anônimo disse...

Sérgio Cabral agora no twitter!!!
Meu Deus!!! Pelo menos, ele mentirá no máximo em 140 caracteres!!!!

Anônimo disse...

Ele diz no twitter que "foi 4º (de quatro) zagueiro num time chamado BRASAS"!!!
Putz! Depois leva fama de que "queima" quer saber pq.....

Ass: 100vergonha

Anônimo disse...

Na minha opinião creio que a intenção do autor deste texto foi muito boa. Pelo que notei ele só deseja uma PM melhor, e ele, como a maioria da sociedade, percebeu que sem investimento, sem pessoal qualificado, nada mudará. O problema é que o governo estadual nada faz, ou faz muito pouco para mudar este quadro. Caberia então, ao nosso Comandante Geral, mesmo colocando em risco a perda do seu cargo, dar um basta nisto( e poderia fazer isto se quisesse). Principalmente neste momento, liderando uma campanha pública, na imprensa, envolvendo a sociedade civil para melhorar de vez a PMERJ. Um vai ou racha! E não ser apenas mais um, que mesmo com boa vontade, boa intenção, tenta conseguir o máximo que pode de um governo que não nos suporta. É um homem bem intencionado, qualificado, mais poderia se tornar um herói, destes que a gente não vê mais. Ao invés de se contentar somente em ganhar uma bala juquinha(aumento atual),ou em fazer uma limonada, com apenas um limão que ganhou do governo. Seria uma atitude de um grande homem , de um caveira, comprometido somente com a sua PMERJ, e não com interesses pessoais,como demostra. Talvez perdesse a função que exerce, mais o que tem a perder? É o que pergunto? Para mim nada, todos sabemos da sua integridade, e além do mais é apenas uma questão de tempo, todos nos passaremos. O que não devemos perder e o trem da história. Com certeza, entraria para a História da instituição, não apenas, como será,se nada fizer de diferente dos demais, apenas colocando um retrato na parede do seu gabinete. No fim, ficaria, aí sim, o reconhecimento de sua classe por, seria respeitado e admirado até pelos seus adversários. Estaria no coração de cada policial militar,traria aí sim, honra e glória para a sua instituição(e já sentiu um pouquinho disto, a pouco tempo, ao lutar pelo reajuste que conseguiu), seria um Comandante eterno, o melhor deles. As pessoas que fizeram história agiram assim, pois o tempo passa e não espera.