segunda-feira, 26 de julho de 2010

SÉRGIO CABRAL (PMDB) LIDERA NO RIO PARA 1.264 PESSOAS.

PORTAL TERRA:
RJ: Cabral lidera pesquisa Datafolha com 53%; Gabeira tem 18%

O atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), lidera a disputa no Estado com 53% das intenções de voto e estaria reeleito se o primeiro turno fosse hoje, indica a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (24). O candidato do PV, Fernando Gabeira, é o segundo colocado, com 18%. A vantagem de Cabral sobre Gabeira é de 35 pontos.
O levantamento aponta que os demais concorrentes somam 8%. Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) têm 3% cada um. Em seguida, Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (Psol), com 1% cada. Não souberam decidir 12% dos entrevistados, e outros 9% disseram que pretendem votar nulo ou em branco.
O levantamento do Instituto Datafolha foi realizado entre os dias 20 e 23 de julho, com 1.264 pessoas entrevistadas no Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 59.653/2010.
Os institutos de pesquisa avançaram muito na qualidade de suas pesquisas e apresentam resultados próximos à realidade, portanto, não podemos desprezar os dados obtidos nesta pesquisa, todavia temos que destacar alguns aspectos:
- Sérgio Cabral (PMDB) está em campanha, por assim dizer, desde que assumiu o governo.
- A campanha de Cabral está nas ruas, são milhares de contratados, milhares de placas, milhões de bandeiras, etc, enquanto nenhum outro candidato colocou a sua campanha nas ruas do Rio de Janeiro.

- Cabral é o único candidato realmente em campanha, eis a verdade.
- O PR aguarda a definição do poder judiciário, ainda na esperança de ter Garotinho como candidato, assim a campnah de Pelegrino está no armário.
- Parte considerável da mídia é "simpática" ao governador Sérgio Cabral, que é notícia a todo instante nas televisões, rádios, revistas e jornais.
Não podemos esquecer que em 2008, Gabeira (PV) esteve muito perto de ganhar a prefeitura do Rio, sendo que até hoje culpam um feriadão inventado pela derrota.
Outro fator que a pesquisa não pode avaliar é a entrada do funcionalismo público do Rio na campanha eleitoral, um fator muito relevante, considerando que o funcionalismo fará campanha aberta contra Sérgio Cabral (PMDB).
Cidadão fluminense, somando todos esses fatores, os 53% alcançados por Sérgio Cabral (PMDB) devem ter acendido a luz vermelha no Palácio Guanabara, tanto que ele não irá participar dos debates, onde perderia muitos pontos. Se a liderança fosse tranquila, vaidoso como poucos, Cabral participaria dos debates, mesmo perdendo pontos.
Na verdade, a maioria da população imagina Cabral como candidato único e, assim mesmo, 47% não votariam nele.
Não sou técnico em pesquisas, não tenho experiência no mundo político, mas não tenho dúvida, a pesquisa revelou que a disputa para o governo do Rio está aberta e a rejeição ao nome de Sérgio Cabral pode ser decisiva.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo Paúl. Pq não concordo com essas pesquisas fajutas... Aliás... Desde 1982 que a Rede Globo não ganha uma eleição no Estado do Rio de Janeiro.
Confira comigo: Com exceção de Moreira Franco - que teve na sua eleição o apoio do chamado ‘arco da sociedade’ - desde que foi instituído o voto direto para escolha dos governadores, todos os candidatos apoiados pelo ‘Globo’ foram derrotados. Contra a opinião do jornal foram vencedores Leonel Brizola (em 1982 e, depois, em 1990), Marcelo Alencar (1994), Anthony Garotinho (1998), Rosinha Garotinho (2002), e o próprio Sergio Cabral (2006).
Será que esse ano será diferente?
Quem viver verá…