quarta-feira, 28 de julho de 2010

AS POLÍCIAS, O MILITARISMO E A PORTA DE ENTRADA ÚNICA.

O fim do militarismo nas Polícias Militares é um tema recorrente nos comentários que recebemos no nosso espaço democrático e na Cbox. Tenho solicitado a esses comentaristas que encaminhem um artigo apresentando o novo modelo organizacional para as corporações com o pretendido fim do militarismo, não esquecendo as nossas missões constitucionais. Infelizmente, não tenho obtido êxito. Lembro que não adianta citar problemas, sem apresentar alternativas, não promove mudanças e se perde no mundo infrutífero da crítica vazia.
Diante do exposto, novamente, solicito um artigo para que possamos discutir o tema, sem corporativismos, mas de forma positiva, eficiente, desde já agradeço.
Aproveito para esclarecer a um comentário feito sobre nosso artigo no qual condenamos o concurso externo para o cargo de delegado das Polícias Civil e Federal. O comentarista perguntou se o mesmo raciocínio valia para as Polícias Militares (Corpo de Bombeiros), ou seja, a entrada única. Sem dúvida, o raciocínio é idêntico, como não poderia deixar de ser, considerando que todas são instituições de carreira. Apenas destaco que nas organizações militares o problema atual é menos deletério, considerando que a segunda porta de entrada, as academias, permitem o acesso à parte intermediária da carreira (Aspirantes), isso após um curso de três anos em regime integral, o que equivale a um curso superior de seis anos.
Por ser oportuno, defendo o nível superior para o acesso às carreiras, com o salário compatível, considerando inclusive o constante risco de morte, algo exclusivo dessas carreiras e que as posiciona em um grupo especial de remuneração, sem equivalência com as demais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

O militarismo deve acabar na PM e BM e acabando não quer dizer quer vai junto a Hierarquia, a diciplina os cargos as funções enfim a estrutura. Digo mais as prefeituras deveriam também ter as suas unidades de Bombeiros Municipais. Se fosse prefeito, faria essas unidades nas guardas, já existe profissionais BPC para eventuais concursos e referenciados por lei federal e Estadual com habilitação pelo CBMERJ.O mundo esta mudando e nós devemos seguilo. Na verdade estamos deixando sempre algo para traz,quando voltarmos para pegar o peso vai ser maior e isso é inevatável. OBS: muitos oficais superiores, nota-se pela conduta como ele aje, não quer mais miliatarismo na PM e BM quer valorisa-los pelo conhecimento,capacidade etc.

Anônimo disse...

ACHO QUE NINGUEM PENSA NISSO,QUANTO MAIS QUALIFICADO A POLICIA E O CORPO DE BOMBEIROS ÉMELHOR,DEFENDO O NIVEL SUPERIROR PARA AS INSTIUIÇÕES DE SEGURANÇA PUBLICA,PRINCIPALMENTE INVESTIMENTO NOS HOMENS EM TERMOS SALARIAIS,TREINAMENTOS E MORADIAS DIGNAS,ATUALMENTE MORAMOS EM FAVELAS,NOMEU CASO MORO NA VILA CRUZEIRO,MAS VOU SAIR DAQUI,NÃO AGUENTO MAIS,ELES DESCONFIAM DE MINHA CONDIÇÃO,MAS NÃO TEM CERTEZA,ANDO SEM MINHA FARDA,SEM IDENTIDADE E CUTURNO,meu primo quemora na cidade alta faz a mesma coisa,quando perguntam em que trabalho digo que é de auxiliar de tesouraria em um banco a noite e no serviço de compensação,outro dia fui visto por umvizinho fardade que também é policiaial e ele riu,foi minha salvação!!!!!

O brado disse...

Rapais que coisa louca que esse Policial passa e todos os governos indiferente. Soube que pegaram o apartamentos prontos para os Servidores da Seg Pública para os flagelados e os flagerados da insegurança da PM e BM, como ficam.
Amigo perdoei-me a comparação mais diante desse relato.
Nossos Representantes serão eleitos a coisa vai mudar.
Vergonha!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!