segunda-feira, 19 de julho de 2010

EXONERAÇÃO DO CORONEL PRÍNCIPE - UMA DECISÃO DESASTROSA.

A morte do jovem Wesley deve ser sentida por todos nós, nada justifica que uma criança tenha a sua vida interrompida de uma forma tão violenta e só nos resta elevar o nosso pensamento à Deus, solicitando que a família seja confortada, diante de um dor sem paralelos.
Isso é fato.
A tragédia se abateu sobre os familiares, os amigos de Wesley e toda a sociedade, pois ninguém está livre de ser a próxima vítima da violência no Rio de Janeiro, essa cidade cada vez mais partida pela ação de um governante elitista, que privilegia de forma evidente à Zona Sul do Rio e que ignora o restante do estado.
Eis um outro fato.
São duas verdades inquestionáveis.
No calor da tragédia Mário Sérgio toma uma decisão totalmente desastrada, exonera o comandante do 9o BPM, o Coronel de Polícia Príncipe, não poderia ter agido de maneira pior.
Ao exonerar o comandante para proteger Sérgio Cabral (PMDB), considearndo que o desgaste do governo no fato foi imenso, pois demonstra que não existe política de segurança pública no RJ, Mário Sérgio sacrificou a Polícia Militar, a instituição que ele tem o dever de preservar. Mário Sérgio condenou a PMERJ. Não importa quais sejam os resultados das investigações, mesmo que fique provado que o tiro partiu da arma de um traficante, a Polícia Militar e o Coronel de Polícia Príncipe foram JULGADOS e CONDENADOS por Mário Sérgio.
Infelizmente, essa tem sido uma constante na gestão de Mário Sérgio, nunca pensar na instituição, centrar nos interesses pessoais e políticos. Tudo isso é lamentável, tendo em vista que a postura de um comandante geral deve ser sempre voltada para a corporação.
Mário Sérgio engessou todos os comandante de batalhões fora da Zona Sul, pois ninguém realizará operações, diante do fato de que na ocorrência da morte de um inocente, o que ninguém deseja, não importando a autoria, o comandante será exonerado.
Cidadão, o governo chega a ser hipócrita, considerando que diariamente as polícias Civil e Militar matam pessoas nesses confrontos, apreendendo drogas e armas, tudo festejado pelo governo, que aumenta as suas estatísticas, atinge as suas metas, mas quando algo dá errado, o governo joga a culpa no comandante do batalhão.
O governo só quer as vitórias, as derrotas ele empurra para a Polícia Militar, a instituição que está de joelhos diante desse governo inteiramente ineficiente.
Tal situação vivenciada pela Polícia Militar é um dos frutos podres da árvore da SUBSERVIÊNCIA POLÍTICA dos Coronéis de Polícia, uma árvore que todos os dias é regada pelas estrelas douradas.
Hoje estive com Príncipe no 9o BPM, onde também estava o Coronel de Polícia Costa Filho, comandante do 2o CPA, para hipotecar solidariedade ao bravo comandante do batalhão e fiquei ainda mais consternado ao saber que Mário Sérgio determinou que não fossem cumpridas as formalidades legais relativas à passagem de comando, inclusive com a tropa formada. Mário Sérgio determinou que Príncipe passasse o comando para o seu subcomandante, maculando ainda mais a Polícia Militar.
Prezado cidadão, precisamos da sua ajuda para salvar a Polícia Militar, atravessamos a pior fase em 200 anos de existência, estamos perto da extinção em razão da falta de identidade, da subserviência política, da desvalorização total do Policial Militar, das péssimas condições de trabalho, da inexistência de valores corporativos e da projeção de um futuro ainda mais destruidor.
O POVO precisa da sua POLÍCIA, a polícia é do povo e ao povo deve SERVIR e PROTEGER. A polícia não é do GOVERNO, nunca foi e nunca será, quem entregou a Polícia Militar ao governo receberá da história a justa condenação.
O dedo que apertou o gatilho do fuzil que matou Wesley, não veste a nossa heróica farda, veste ternos finamente recortados.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Perde a PMERJ, e perde a populaçao de bem de nosso Estado...
O Cel Principe certamente deve estar decepcionado, porém com a certeza do dever cumprido. Inclusive, dever este, sempre dentro das regras estabelecidas pela Instituição Bi-Centenária na qual sempre foi e é motivo de orgulho!
E Viva o Rei, ops, Príncipe!

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Quer dizer que o Cel C. Filho estava lá para "fiscalizar" a pantomima da "passagem de Comando" do 9º BPM?
Que interessante...

Anônimo disse...

agora é facil para o bandido. policia subiu o morro para cumprir o dever, o bandido atira em qualquer inocente e pronto. A polícia é culpada, mais um comandante será humilhado pelo comando geral, interrompe-se as operações e........ viva!!!!!!! o tráfico venceu! . Boa estratégia.se isso virar moda a população está frita. Que porcaria de governo e de comandante geral1

Anônimo disse...

Paúl
Sei que não vai publicar, mas vai pelo menos ler.
Deixe de ser hipócrita pois quando esras Corregedor, cansou de expulsar praças exatamente para proteger comandantes.
Mandou fotos de policiais militares para delegados para livrar sua responsabilidade.
Você não tem mo0ral de falar sobre ninguém, independente de quem seja o comandante geral.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro anônimo, vc não me conhece. Nunca ocorreu exclusões para proteger comandantes, pois isso é impossível. A demora na solução dos PADs impossibilita que se faça isso, mesmo querendo. Para vc ter uma ideia, eu assumi a CIntPM em 2005 e encontrei PADS de 2000. Os PADs quando são solucionados, o antigo cmt já foi exonerado há anos. Sugiro que se informe melhor. No caso das fotografias (Operação Duas Caras da PCERJ), eu denunciei ao MP e à Corregedoria da PCERJ que as fotos não sairam da PM, elas estavam com o delegado, que as solicitou para a investigação. O delegado foi exonerado, vc lembra?
Sugiro que busque melhores informações.
Juntos Somos Fortes!