terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAÚDE PROTESTARÁ NA POSSE DOS DEPUTADOS DO RIO. E A SEGURANÇA? E A EDUCAÇÃO?

SITE DO SINDSPREV/RJ

Foto: Fernando França
Alerj: servidores e população exigirão CPI da saúde na posse de novos deputados
Por Andre Pelliccione, da redação do Sindsprev/RJ
Representantes de movimentos sociais, sindicatos, igrejas, associações de moradores da zona oeste e pacientes do Hospital Estadual Pedro II farão, dia 1º de fevereiro, um grande ato público em frente à Alerj (Assembleia Legislativa), durante a cerimônia de posse dos novos deputados eleitos em 2010. Além de pressionar pela imediata reabertura do Pedro II, a manifestação cobrará a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde no Estado do Rio. “Queremos fazer uma radiografia geral da saúde no Estado do Rio e nos municípios, investigando tudo sobre a aplicação de verbas do setor e responsabilizando os que causaram o sucateamento dos hospitais nos últimos anos, começando pelo governo Cabral Filho (PMDB)”, explica Gilberto Custódio de Mesquita, servidor do Pedro II e diretor do Sindsprev/RJ.
Fechado após o incêndio do dia 14 de outubro de 2010, o Hospital está sendo passado ao município do Rio, que pretende entregar a gestão da unidade a uma ‘Organização Social’, forma disfarçada de privatização. O Conselho Municipal de Saúde já se posicionou contrariamente à transferência do Pedro II para o município.
Pela estatização da saúde do povo, já
O golpe do governo Cabral teve como resposta, num primeiro momento, a formação do Movimento em Defesa do Hospital Pedro II, que organizou inúmeras manifestações em novembro e dezembro, com a participação servidores da saúde, usuários e moradores da zona oeste diretamente afetados pelo arbitrário fechamento da unidade. “Reunimos várias entidades da sociedade civil, somando todos num grande bloco que gerou um abaixo-assinado já enviado ao Ministério Público do Estado (MPE), com quase 10 mil assinaturas pedindo a reabertura imediata do Pedro II e mostrando a importância daquela unidade para a vida das pessoas”, explica Gilberto.
Desde então, o Movimento em Defesa do Hospital Pedro II se ampliou, assumindo duas bandeiras de luta essenciais para trabalhadores e usuários do setor: ‘Pela estatização da saúde já’ e ‘Fim da privatização da saúde do povo’.
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio (Sesdec) continua sem divulgar uma previsão de quando será reaberto o Hospital Pedro II, cujas tão prometidas obras sequer começaram. Entre servidores há uma forte suspeita de que a reabertura esteja sendo programada para as proximidades do pleito municipal de 2012, o que permitiria seu uso eleitoral por parte dos governos Cabral e Paes. População da zona oeste sofre com fechamento do Pedro II
A também diretora do Sindsprev/RJ e servidora do Hospital Rocha Faria, Clara Fonseca, lembra o sofrimento que o fechamento do Pedro II está causando na população da zona oeste. “Em dezembro cobramos, do Carlos Eduardo Coelho [superintendente de Unidades Próprias da Sesdec], o que será feito dessa população usuária, sobretudo no verão, quando aumenta a incidência de problemas cardiovasculares, dengue e outras doenças. Muitas pessoas idosas não podem se deslocar em busca de atendimento nos hospitais Rocha Faria ou Albert Schweitzer, que estão sobrecarregados. Para piorar, em Santa Cruz não tem serviço de emergência, as policlínicas da saúde e UPAs não funcionam e os postos 24h foram fechados. Se houver óbitos por conta disso, vamos responsabilizar o governo do Estado”, disse.
A deputada estadual eleita pelo PSOL-RJ Janira Rocha foi a primeira parlamentar do Rio a se comprometer publicamente com a luta pela abertura de uma CPI da saúde. Janira, que tomará posse no dia 1º/02, é diretora licenciada do Sindsprev/RJ e uma das organizadoras do Movimento em Defesa da Saúde Pública.
COMENTO:
Penso que o dia 01 FEV 2011, posse dos deputados na ALERJ, é uma ótima data para uma mobilização de TODO funcionalismo público estadual do Rio de Janeiro.
Imaginem saúde, educação e segurança públicas protestando em conjunto?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Edson Lopes disse...

Vamos mobilizar e divulgar. Twittar e repassar e-mails.