segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR FAZEM APELO AO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL CONTRA PRETENSÃO DE MÁRIO SÉRGIO.

EMAIL RECEBIDO:
Caros companheiros, diante do posicionamento do CEL MILAGRES verifica-se que pelo Comando da PMERJ, já está tudo definido. Na verdade a nossa conversa foi bastante inamistosa, em dados momentos a alteração do tom de voz por parte dele, diante dos fatos remeti a mensagem abaixo diretamente para o Blog do Governador (www.sergiocabral.com.br), já que trata-se de decisões ultimadas pelo Chefe do Chefe do Executivo.
MENSAGEM
Exmo Sr Governador, como Sargento Policial Militar, Bacharel em Direito aprovado no Exame da OAB e pós graduando na Fundação Escola Superior do Ministério Público, acredito no seu trabalho e no seu empenho em dar solução às questões mais complexas, como por exemplo, a que vivemos recentemente no Complexo do Alemão, onde o Estado mostrou o seu poder e à sua soberania perante o dito poder paralelo e comprovou que os seus agentes não se omitem diante do perigo eminente. Esta ação incondicional fez com que os agentes de segurança pública, abrissem mão da folga regulamentar, férias e outros afastamentos para atuarem em defesa do Estado e dos cidadãos fluminenses.
Após a guerra em que o Estado venceu, nós policiais militares fomos surpreendidos com a notícia que está sendo editado um novo Decreto em substituição aos Decretos 22.169/96 e 23.673/97, que tratam da Promoção de Praças por Tempo de Serviço e outros que afetam diretamente a ascenção dos Praças da PMERJ, já que não existe previsão de nenhuma mudança na Lei 764/84 que trata da Promoção dos Oficiais Por Tempo de Serviço.
Infelizmente essas mudanças, que foram confirmadas pelo Sr CEL PM MILAGRES - CHEFE DO ESTADO MAIOR ADMNISTRATIVO DA PMERJ, vão causar prejuizos a esses guerreiros, não trazendo nenhum beneficio a Instituição PMERJ e a Segurança Pública, está sim gerando um total desconforto e descontentamento dos policais que estão no "front" na frente da batalha e a sensação de termos sido traído pelo Estado que nós defendemos.
Como Militares Estaduais conforme preconizado no Art 91 da Constituição Estadual e Agentes da Segurança Pública em conformidade com os parágrafos 5º e 6º, inc V do art 144 da CRFB/88, gostaríamos que fôsse respeitado o Anexo dos Direitos Constitucionais e Participação Cidadã da Portaria Interministerial SEDH/MJ Nº 2 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010, que estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, que estimula a participação dos profissionais de segurança pública na elaboração de todas as políticas e programa que os envolvam.
Em síntese EXMO SR GOVERNADOR de uma forma democrática e politicamente correta, nós PRAÇAS gostaríamos de participar e opinar sobre as mudanças que nos afetam, antes do Senhor ultimar as alterações que estão sendo propostas pelo Comando da PMERJ, ante a edição de decretos que cerceiam direitos adquiridos dos praças.
COMENTO:
Preliminarmente, devo enaltecer a luta por cidadania do autor da mensagem, algo que deveria funcionar como um estímulo para que TODOS se manifestassem, na luta por seus direitos.
Cabe destacar ab initio que a apresentação dessas alterações, após as eleições, soa como oportunista, considerando que a vontade de mudar existe há algum tempo e o desgaste que provocaria na candidatura Cabral, caso apresentada no ano passado.
A pretensão de Mário Sérgio pode até estar amparada em motivações corretas, todavia, não pode ser adotada de forma unilateral, sem uma ampla discussão sobre o tema, ouvindo todos os envolvidos. Além disso, os PMs precisam de uma vez por todas aprender a lutar por seus direitos e nessa direção qualquer alteração não pode atingir quem já está contando tempo para as promoções, salvo melhor juízo, as alterações só podem alcançar os futuros PMs.
No caso dos Coronéis Barbonos, a PMERJ aplicou uma alteração do estatuto com relação à redução do tempo de permanência dos Coronéis de Polícia no serviço ativo, aos que já eram Coronéis quando a modificação foi aprovada, algo que feriu de morte direitos.
Particularmente, vou buscar meu direito junto ao Poder Judiciário.
Diante dessas verdades, os Praças não podem aceitar qualquer violência contra seus direitos e a forma mais forte de lutar é de forma organizada.
No dia 14 JAN 2010, a partir das 10:00 horas, a mobilização do Rio a favor da aprovação da PEC 300 e contra os baixos salários pagos por Sérgio Cabral, estará em frente à REDE RECORD, será uma ótima oportunidade para denunciar a tentativa de mudar as promoções dos Praças da PMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Anônimo disse...

ESSE CORONEL MILAGRES DEVERIA FAZER ALGUNS MILAGRES COMO:FAZER O GOVERNADOR RESPEITAR TODOS OS FUNCIONÁRIS PÚBLICOS DANDO-LHES SALÁRIOS DIGNOS HUMANIZAR O REGULAMENTO OPRESSOR E OBSSOLETO,DAR ESCALA DE SERVIÇO DE ACORDO COM AS LEIS TARBALHISTAS,HUMANIZAR O HCPM ONDE 99% DOS EXAMES SÃO FEITOS EM CLINICAS E HOSPITAIS PARTICULARES PARA UM CERTO GRUPO LEVAR VANTAGEM FINANCEIRA,FAZER COM QUE OS RANCHOS DAS UNIDADES SIRVAM UMA COMIDA SAUDAVEL E DE QUALIDADE,E NÃO A LAVAGEM QUE É SERVIDA NOS QUARTÉIS QUE TALVÊZ ATÉ PORCOS REJEITEM.PROVIDENCIAR JUNTO AO GOVERNADOR PARA QUE O SOLDO DE UM SOLDADO PM NÃO SEJA INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO.
ESQUECI QUE MILAGRES ASSIM ESSE SANTO NÃO FAZ,OS MILAGRES QUE ÊLE FAZ,É CONSEGUIR PIORAR O QUE JÁ É HORRÍVEL.(COMO DIZIA O EX MINISTRO MAGRI) PIORAR O INPIORÁVEL.

Anônimo disse...

SARGENTO POLICIAL MILITAR QUERO PARABENIZÁ-LO POR SER BACHAREL EM DIREITO, COM APROVAÇÃO NO EXAME DA OAB. VOCÊ É DENTRE POUCOS E DIANTE DE MILHARES UM ESTUDIOSO. SER APROVADO NA OAB ATUALMENTE É UM MÉRITO, POIS TODOS OS ANOS MILHARES DE BACHAREIS SÃO REPROVADOS. VOCÊ MERECE O MEU RESPEITO, SINTA-SE SEMPRE ORGULHOSO PELA CONQUISTA.
ASS: MAJOR COMBATENTE DA PMERJ.

Anônimo disse...

Tem q acabar com o tempo de serviço mesmo.
só beneficia quem nao se qualifica

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Com certeza as promoções por tempo de serviço devem ser melhor implementadas, pois o correto são os concursos de acesso (meritocracia). Todavia, os direitos adquiridos devem ser respeitados.
Juntos Somos Fortes!

Alexandre, The Great disse...

Por melhor que seja a intenção do Sgt, qualquer "apelo" de PM ao pinóquio é igual ao mesmo que ele faz na latrina. Vai pro esgoto.

Anônimo disse...

A coisa mais molhe que tem é ser bacharel em Direito é só ter dinheiro para pagar uma faculdade(com letra minúscula. Hoje tem faculdade até em shopping, e até pela internet. Na minha opinião para ser promovido tem que fazer curso, a fim de que se valorize o profissional. Quanto a promoção por tempo de serviço ela foi criada para compensar os baixos salários da PMERJ. E ainda, curso superior(entre aspas) na PMERJ nunca serviu para nada. E melhor pedir baixa ou fazer concurso público, aí sim o cara vai provar que é bom.

Anônimo disse...

Quem esta no front esta correndo atrás de alguma coisa, pois pelo que tenho sabido,atualmente, até para trabalhar na rua tem que pagar.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Não sou contra o Plano de Carreira, mas, poderia ser melhor pensado e não distribuir divisas sem o beneficiario ter o minimo de conhecimento sobre a nova graduação. Para continuar como está, rasguem-se os Regulamentos e deixe ao vento. O cabo é promovido a 3º sargento sem curso, a Unidade em que serve lhe dá Portaria com a missão de Averiguador. Como? O devido CFS é que o habilitaria para a função de Averiguador. Guarda composta com sentinelas sargentos, sargento e até subtenente trabalhando no POG, sargento em RP. Dentro da minha humildade acho que só deveria ter a promoção após conclusão e estagio probatório em UInidade diferente da de origem. Subtenente escalado para oficial de dia, parecendo ser o adjunto do sargento escalado de adjunto.