sábado, 15 de janeiro de 2011

NOSSO BLOG: A VOZ DOS LEITORES.

TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA - O DESCASO GOVERNAMENTAL.
- Parece que é preciso um choque de aproximadamente 550 mortos para a sociedade acordar e ver que poderiam ter sido evitadas, não a destruição, mas sim as mortes. O que ocorreu foi por total omissão. O que vemos agora é a fome em conseguir verba para obras emergenciais, SEM LICITAÇÃO. Nos Estados Unidos, a guerra favorece grandes empresários da industria bélica que contribuiram nas campanhas politicas, aqui é a tragédia que favorece grandes empresários que tambem contribuiram com campanhas e, querem ter seu investimento de volta, não lhes interessa resolver a situação, somente paleativos, pois, a maquina não pode parar.
Ricardo Oscar Vilete Chudo.
- Óbviamente que o governo precisa das favelas pois é o meio mais fácil de arrecadar votos. Essa é a única explicação para as tragédias que estamos presenciando. O Governador se omite com o crescimento das favelas e só toma atitude quando ocorre algum problema que repercute mal na mídia, "que diga-se de passagem é um instrumento inoperante quanto ao que diz respeito a ajudar a população, pois esperam as coisas acontecerem para poderem lançar suas manchetes estonteantes". São como Urubus à espera da carniça!! Pois eu digo agora: São todos culpados pelas mortes dessas pessoas, são omissos e gananciosos e visam apenas o benefício próprio. Está na hora de adquirirmos o modelo de governo da China, onde quando os políticos são pegos nas fraudes, se suicidam ou são fuzilados...O problema é que aqui, restariam poucos com esse método.
Vai vendo!
- É muito fácil proibir, mas, onde os menos favorecidos vão Morar?
Se as Leis fossem cumpridas não se poderia construir em quase nenhum lugar.
O problema não é construir aqui ou ali. A Av. Paulista (e imediações) em São Paulo é uma “APP- Área de Preservação Permanente” de Topo de Morro e Linha de Cumeada com Encostas de Declividade Acentuada dos dois lados (acima do limite das Leis), urbanizadas e construídas e, sem deslizamentos. Todas as cidades litorâneas estão construídas em APPs de restinga.
São só exemplos, pois o mesmo acontece em todas APPs, em todo o Brasil.
O problema real é que se deveria construir com bons estudos, projetos e técnicas.
Mas, em vez de estabelecer QUAIS SÃO OS OBJETIVOS e obrigar o empreendedor a apresentar estudos, projetos e técnicas que os alcancem, as Leis simplesmente proíbem, afastando os empreendedores Legais, desvalorizando a maioria das áreas e supervalorizando as poucas áreas onde se pode empreender.
Desta forma os empreendimentos legais ficam caros e fora do alcance dos cidadãos menos favorecidos, que são a maioria e temos a realidade, uma multidão sem acesso à moradia Legal, os “STL – Sem Teto Legal” e “APB - áreas proibidas baratas”.
O que você acha que vai acontecer?
Você acha que os STLs vão respeitar as APBs e a Lei que os impede de existir? Ou será que o instinto de sobrevivência os levará a enfrentar os perigos, para sobreviver?
Estão criadas as condições para a existência dos loteamentos clandestinos e invasões, com uma ocupação informal e descontrolada, que resultam em devastação, poluição e tragédias.
A verdade é que, SE CUMPRIREM A LEI, NÃO TEM ESPAÇO PARA OS MENOS FAVORECIDOS.
Se querem prender alguém, têm que ser os que fazem Leis absurdas e desconectadas da realidade. É necessária uma nova Legislação, fundamentada, justa e sustentável.
Vinicius Nardi, por uma Preservação e Ocupação Justas e Sustentáveis.
- A quem interessa no Brasil, a prevenção de calamidades em decorrência das enchentes.
Vejamos:
- Milhões de Reais em recursos (Federais, Estaduais e Municipais)são liberados e utilizados, sem a obrigatoriedade de licitação.
- Em decorrência, administradores públicos envolvidos e alguns empresários, "ficam muitíssimo satisfeitos".
- A imprensa, não precisa ficar caçando e peneirando manchetes, pois são abundantes por várias semanas.
- Alguns políticos, auxiliados pela imprensa "chapa branca", ainda conseguem fazer "marketing" pessoal sobre a desgraça alheia, colocando a culpa nos governos anteriores e na natureza.
Enfim, catástrofes são um ótimo negócio para muitos SAFADOS.
Menos para as vítimas, e para aqueles que lutaram para proteger e salvar vidas.
Anônimo.
TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRA - MORTE DOS BOMBEIROS.
- Tens razão, Coronel. Heróis não são tratados como heróis neste país. Lembrei dos bombeiros mortos nas torres gêmeas e tudo que foi feito - e continua sendo feito - em sua homenagem.
Popa.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

''Brasil não é Bangladesh. Não tem desculpa''
Jamil Chade - O Estado de S.Paulo


"O Brasil não é Bangladesh e não tem nenhuma desculpa para permitir, no século 21, que pessoas morram em deslizamentos de terras causados por chuva." O alerta foi feito pela consultora externa da ONU e diretora do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, Debarati Guha-Sapir. Conhecida como uma das maiores especialistas no mundo em desastres naturais e estratégias para dar respostas a crises, Debarati falou ao Estado e lançou duras críticas ao Brasil. Para ela, só um fator mata depois da chuva: "descaso político."


Como a senhora avalia o drama vivido no Brasil?


Não sei se os brasileiros já fizeram a conta, mas o País já viveu 37 enchentes, em apenas dez anos. É um número enorme e mostra que os problemas das chuvas estão se tornando cada vez mais frequentes no País.


O que vemos com o alto número de mortos é um resultado direto de fenômenos naturais?


Não, de forma alguma. As chuvas são fenômenos naturais. Mas essas pessoas morreram, porque não têm peso político algum e não há vontade política para resolver seus dramas, que se repetem ano após ano.


Custa caro se preparar?


Não. O Brasil é um país que já sabe que tem esse problema de forma recorrente. Portanto, não há desculpa para não se preparar ou se dizer surpreendido pela chuva. Além disso, o Brasil é um país que tem dinheiro, pelo menos para o que quer.


E como se preparar então?


Enchentes ocorrem sempre nos mesmo lugares, portanto, não são surpresas. O problema é que, se nada é feito, elas aparentemente só ficam mais violentas. A segunda grande vantagem de um país que apenas enfrenta enchentes é que a tecnologia para lidar com isso e para preparar áreas é barata e está disponível. O Brasil praticamente só tem um problema natural e não consegue lidar com ele. Imagine se tivesse terremoto, vulcão, furacões...
.
Postado por JEFFERSON W SANTOS