terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DESLEIXO ASSASSINO: É HORA DE PUNIR OS GOVERNANTES.

FOLHA DE SÃO PAULO
ELIANE CANTANHÊDE
Desleixo assassino

BRASÍLIA - Como mostrou ontem o repórter Evandro Spinelli na Folha, o risco de um desastre de grandes proporções na belíssima região de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foi detectado há dois anos por um estudo técnico encomendado pelo próprio governo do Rio.
E o que o governo fez com o resultado? Largou às traças, deixou pegando poeira na burocracia, empurrou para a gaveta ou simplesmente jogou no lixo - junto com o dinheiro público que o pagou.
Horas antes, as autoridades tiveram nova chance de não dar asas ao azar: o novo radar da Prefeitura do Rio e o Instituto Nacional de Meteorologia identificaram previamente a formação da tempestade.
E o que foi feito? Nada. Os órgãos atuaram isoladamente, não como um sistema integrado, em que o alerta se reproduz entre as várias instâncias, tem consequências e salva vidas. Mas não. É como se o radar fosse de enfeite, e o Inmet, só para inglês ver.
Num ótimo artigo, o colega Marcos Sá Correa defendeu que o remédio é responsabilizar homens públicos - e não abstratamente o Estado - pelos crimes que cometem contra a vida. É crime dar levianamente alvará de construção e "habite-se" para imóveis em encostas, fechar os olhos para casas em áreas de risco, desprezar alertas de tempestades e de outras intempéries.
Para complementar a sugestão do Marcos, a Polícia Federal deveria investigar também esse tipo de crime que pode resultar em 500, 600 mortes, famílias inteiras destruídas, casas despedaçadas, bilhões de prejuízos aos bolsos particulares e aos cofres públicos.
Se não vai por bem, vai por mal - na base da ameaça. Mais ou menos como no caso do cinto de segurança: todo mundo só passou a usar depois de criada a multa.
No rastro da Satiagraha, da Sanguessuga, da Castelo de Areia, fica aí a sugestão para o novo diretor-geral da PF, Leandro Coimbra: a operação "Desleixo Assassino".
COMENTO:
Perfeito.
O ESTADO não tem culpa, os governantes sim.
A responsabilização deve ser pessoal, precisamos criar um EXEMPLO para os atuais e futuros candidatos a cargos no Executivo e para todos os políticos em geral.
Responsabilizar é indispensável.
É hora de INVESTIGAR e PUNIR.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Todos concordamos com a iéia de responsabilização e, Segio Cabral sabe que existe mobilização nesse sentido, deve estar se sentindo acuado, procurando saídas para sua nefasta administração.

Ricardo Oscar Vilete chudo disse...

Vários segmentos da sociedade estão se conscientizando que há responsabilidades do governo. A tragetoria começou. O padre Marcos Belizário, da Igreja dos Santos Anjos, no Leblon, pediu na missa das 09:00 hs, acredito: o impeachment do governador sergio cabral. (blog do Ricardo Gama)