sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TROPA DE ELITE II: A PM DO RIO TEM QUE ACABAR!

O Bope merece respeito, a Polícia Militar. mais ainda!

Assisti Tropa de Elite II, nesta sexta-feira, no shopping Nova América, onde recentemente ocorreu uma troca de tiros, mais um exemplo do Rio pacificado da dupla Cabral-Beltrame. O filme está cercado de toda pompa e circunstância, anunciado aos quatros ventos como uma obra prima, mas na platéia da qual eu fiz parte, arrancou risadas, com a imitação de Wagner Montes e ao final foi aplaudido por três pessoas, por meia dúzia de segundos, nem mais, nem menos.
O filme é regular, cheio de lugares comuns, com a corrupção política e a corrupção policial como principais estrelas, como dezenas de outros filmes do gênero. Nem os efeitos especiais se destacam. Não deve ter sido um filme caro.
O modelo de narrativa de fatos de domínio público facilitou a produção dos dois tropas, sendo que no primeiro o BOPE era herói, neste é otário, manipulado pelo sistema. Uma afronta ao BOPE, colocado como ferramenta do sistema corrupto.
As minhas opiniões sobre o primeiro estão contidas em vários artigos que postei no blog, filme contra o qual ombreei com os Oficiais do BOPE entrando com uma ação na justiça, mas, lamentavelmente, perdemos a ação. Na verdade, quem perdeu foi a PMERJ, como o segundo comprova.
O segundo tropa ratificou o que conclui sobre os objetivos do primeiro: ganhar dinheiro e destruir a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O ponto alto do segundo é o discurso do Coronel Nascimento, o herói forjado com base em Rodrigo Pimentel, um ex-bopeano, um anti-herói para a Polícia Militar, portanto, algo surreal, o herói que nunca foi herói. No calor das frases de efeito, Nascimento diz que a PM do Rio tem que acabar, sem dúvida, o objetivo principal dos dois episódios, destruir a corporação.
Eu voltarei ao filme, mas gostaria de deixar algumas reflexões iniciais:
1) O filme reporta uma luta contra o sistema de governo instalado no Rio de Janeiro. Um governo corrupto, segundo os autores da trama. Lembro que os últimos Policiais Militares e Bombeiros MIlitares que lutaram contra o SISTEMA no Rio, foram os integrantes dos 40 da Evaristo e dos Coronéis Barbonos. O SISTEMA foi impiedoso e os reprimiu de todas as formas, os Barbonos além de serem exonerados foram aposentados precocemente de forma compulsória. Quem sabe o Tropa de Elite III não trate dos Evaristos e dos Barbonos, os verdadeiros inimigos do SISTEMA.
2) Por que o filme só estreou após as eleições?
- Obviamente, mil justificativas surgirão, porém não podemos esquecer que Sérgio Cabral (PMDB) foi eleito em 2006, quando as milícias estavam tomando várias comunidades no Rio, no auge da popularidade miliciana e teve apoio de pessoas ligadas diretamente ao movimento miliciano, como os vídeos do youtube não deixam dúvidas (assista um dos vídeos). Será que se o filme, que apresenta um governador corrupto lutando pela reeleição, fosse exibido antes das eleições, poderiam ocorrer ilações com o governador Sérgio Cabral? Aliás, não custa lembra que no governo Cabral, em quatro anos, apenas uma comunidade dominada por milicianos foi ocupada por UPP, uma minúscula, o Batam.
3) Por que o filme tratando especialmente das milícias não se reportou ao envolvimento de Policiais Civis nas atividades milicianas?
- Nem o ex-Chefe da Polícia Civil foi citado. Como explicar uma ausência tão importante? Enquanto isto, o comandante geral da Polícia Militar foi apresentado como um criminoso, um mafioso. No filme, os Policiais Civis ainda surgem como vítimas dos milicianos, que invadem uma delegacia policial. Estranho, não? Sobretudo, considerando que até para combater os milicianos, a Polícia Civil usou milicianos. Lembram do Chico Bala na viatura da Polícia Civil? Como uma imagem tão forte não foi usada no filme, que usou e abusou de colocar a tropa convencional da Polícia Militar como corrupta. Os milicianos são sempre Policiais Militares, pelo menos pouparam os Bombeiros Militares.
4) No primeiro tropa surgiram denúncias de que Oficiais do BOPE estariam ajudando nas filmagens, algo que foi desmentido. O próprio governador Sérgio Cabral manifestou apoio ao cineasta dizendo que ele não deveria depor no IPM instaurado para apurar. Não adiantou, ele prestou depoimento. No segundo, liberou geral, o BOPE, o Quartel General, os Policiais Militares, o veículo blindado para transporte de tropa (caveirão), tudo foi cedido para as filmagens.
A PM tem que acabar, grita o Coronel Nascimento.
Ao que parece tem muita gente na Polícia Militar querendo ajudar na destruição.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

13 comentários:

Anônimo disse...

cel paul soube por um amigo que se eles colocarem uma upp,no coplexo do alemão não haverá mais olimpiadas no rio de janeiro!!!

Anônimo disse...

Como dito, em um velho ditado popular:
"Quem muito se abaixa, mostra o fundilho".

Só mesmo na "Briosa???", nos deparamos com fatos assim.
Propiciar logística aos "marqueteiros" das meias-verdades, do falso moralismo e da ilusão politiqueira.
Além de contribuir para o achincalhe público de milhares de profissionais que, diuturnamente, arriscam a vida em defesa de uma sociedade corrupta e hipócrita. Embora muitos destes mesmos profissionais, mereçam ser achincalhados.

Pobre e moralmente covarde, Corporação!!!!!!

Anônimo disse...

Prezado Coronel Paúl, bom dia.
Faço transcrever mensagem postada hoje no Blog do Deputado federal Marcelo Itagiba, (ainda aguardando moderação...)
Onde continuo, há quase tres anos , oferecendo meu testemunho em Plenário do Congresso Nacional,perante uma competente comissão de Inquérito Parlamentar, para desmitificar a farsa da pseudo segurança pública do Exmo. Sr. Mariano Beltrame;
Apesar de já estarmos quase no final do mandato de diversos Deputados Fererais, muitos não reeleitos, mantenho firme o meu propósito, sou perseverante.
Quanto ao Filme tropa de elite 2, em minha opinião, só serviu para fortalecer mais a convicção da bandidagem do Colarinho branco de sonhar que irão continuar na impunidade.
Cordiais saudações,
Gustavo Barbosa Lima.

Maj Jorge disse...

Podem falar mal dos americanos, mas não há um filme que a Polícia, seja ela qual for, não seja a Polícia que todos queremos, é comum existir o desvio de conduta como exceção, porém, sempre a Polícia irá prender ou matar o mau policial. Aqui é o contrário, vai ver o "nascimento" tá certo e eu estou errado.

Edson Lopes disse...

Tudo é ficção. Filme é filme. Polícia é polícia. Não é filmes como esse que acabam com a polícia, são maus policiais que a corporação sabe quem são e não extirpa.

Anônimo disse...

Sim, filme é filme, obra de ficção em geral. Mas existem os gêneros, comédia, drama, ficção científica, ação etc. quando milhões assistem uma obra que visa claramente a aproximar-se da realidade, ao contrário de Guerra nas Estrelas, por exemplo, há uma tendência muito maior de instruir e formar opinião. Daí a responsabilidade dos autores não somente com a semelhança da realidade mas também com a mensagem que desejam passar. Não esqueçamos que os veículos de comunicação de massa sempre foram e são utilizados para atender interesses e conseguir a simpatia do povo a uma causa.

Anônimo disse...

Pául é lamentável isso. No ônibus 174 o José Padilha desmoralizou tanto o BOPE como a PMERJ.
Outra coisa lamentável no RJ que me recordo diz respeito a polícia cívil. O delegado Hélio Vígio em 2002 era para ter assumido o comando da CORE, porém o governo PTista da Benedita da Silva proibiu a nomeação do delegado dizendo que a sua nomeação era contrária a todos os valores sociais que o PT representa.
Enfim, mais um excelente delegado que foi tirado de circulaçao por esse regime podre de esquerda chamado PT.

Anônimo disse...

"ESTE FILME SO EXISTE POR CAUSA DO SILENCIO DOS BONS"!!!

A situação que a PMERJ vive hj e causada pela omição dos honesto la no passado.

O filme aumenta mais não inventa, todos sabem da relação PMERJ x Bicho, PMERJ x Trafico, tem miliciano na PMERJ, tem dono de tv a cabo, internet, agua e gas,....

o filme pode ser "mentiroso", mais muita coisa esta errada!

Que ele machuque o ego dos Bons, para que sirva como ponto de prtida e mostrar o bom lado da policia, pelo menos motivar a exclusoa do maus.

Rodrigo disse...

Ola Coronel,

Assisti o filme ontem e sai mui impressionado, não pelas imagens ou pela exposiçao da verdade, ainda que com um certo exagero, mas pela mensagem que o filme deixa no ar: NAO TEM MAIS JEITO... Infelizmente da forma como foi colocado realmente nao tem mais jeito, porem como tudo e em todas as esferas temos dois lados, fica aqui a pergunta, quem são os viloes? O policial que aceita propina ou quem oferece? o vendedor de drogas ou quem usa as drogas? Perguntas que nem todos os blogs conseguiriam rsponder... Nasci e fui criado em uma comunidade aqui no Rio de Janeiro, chamada Parque da Cidade na gavea, bem perto da Rocinha. Lá nunca vi e nem ouvi nenhum tiro, certo que isso é um faro isolado e diferente da maioria das outras comunidades... Hoje moro no Jardim Botanico exatamente na Rua Faro, onde recentemente ocorreu um arrastao. Que ironico não? Nunca usei drogas, ja vi muitos amigos virarem bandidos e em seguida saudades nas memorias de suas maes. Uma questão levantada aqui sobre a data de estreia do filme é bem relevante, porem tb com muitas possiveis explicaçoes... Em tempo de eleiçoes e tendo passado 22 anos da feitura da constituiçao brasileira é de se espantar que o curriculo de "fui contra o regime militar e lutei pelas diretas já"sejam ainda motivos pra alguem votar ou deixar de votar em alguem... Ora, vivemos em um pais em que recem formados sao juizes, em que advogados recebem 12 mil pra serem oficiais de justiça e trabalharem duas vezes por semana, em que medicos recebam ninharias para tratar uma populaçao inteira e em que concorremos a Copas e Olimpiadas afim de que isso seja a solucoes de nossos probelmas, quando na verdade na condiçao de ATLETA digo que isso seria para ser um premio e nao salvaçao... Mas tantos sao os problemas que nao é de se espantar que antigos "guerrilherios chinfrins"estejam no comando do pais como forma de se beneficiar de anos de ditadura... Nao seria isso uma nova ditadura? Voltando ao filme, tenho plena certeza que nem todos os policiais sao corruptos, nem todos bombeiros sao honestos, nem todo politico é sincero, nem todo mundo quer mudar realmente... milicias sao feitas de pessoas desonestas, sejam elas policiais militares, civis, bombeiros, ex traficantes e etc... Para finalizar desejo sinceramente que esteja falando com uma pessoa honesta e seja capaz de se virar para o filho e dizer que nunca fez nada de errado.... se assim for parabens continue com a luta...

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
A banda boa precisa enfrentar a banda podre, caso contrário, será o fim.

Giovanna disse...

Prezado Paulo,
Quando o Cel. Nascimento fala que "a PM tem que acabar" entendi que deve haver mudança, e não fim....ma mudança no sistema, tirar a parte que "não deu certo"...
Realmente existem corruptos em todos os lugares, todas as profissões.
No meu ponto de vista o filme traz o espírito de coragem ao povo, para peitar aquilo que acham errado.
A situação que se mostra no filma "enfrentar o sistema, peitar o sistema, provocar um colapso"
não é relação a polícia especificamente, a qual respeito muito (e sempre fui muito bem atendida), mas em relação a políticos que não honram com suas responsabilidades e ao cargo que lhes foi concedido mediante voto popular.
Posso lhe dizer que faço minha parte.
Parabéns pela discussão.
Abs

Obs. antes de colocar os itens, o sr. disse que continuaria a falar do filme, porém sua dissertação terminou após os itens numéricos.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezada Giovanna:
Grato pelo comentário.
A sua interpretação é pertinente, embora eu discorde dela. Quem conhece o Tropa 1, entende melhor o Tropa 2. Infelizmente, ambos são detratores propositais da PM do Rio e o segundo ainda manda um recado: cuidado, não se meta com o sistema.
Eu vou escrever mais sobre o filme, mas só depois de assistir Federal, o últino lançamento dos policiais brasileiros.
Leia o que escrevi no blog sobre o Tropa 1.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Queria só que me explicasse que PM é esta aqui representada.

http://www.youtube.com/watch?v=hCn7K4yVhkc&feature=share

Isto acontece tds os dias...Eu me desculpem não posso deixar de mostrar meu desagrado com a PM que repito não faz o seu papel, nem está preparada para fazer.