domingo, 10 de outubro de 2010

POLÍCIA MILITAR – APM D. JOÃO VI - UM CRITÉRIO ESTRANHO DE AVALIÇÃO.

A Polícia Militar abriu as portas da corporação para permitir que Sérgio Cabral (PMDB) possa levar adiante o seu projeto eleitoreiro das UPPs. Tudo tem sido feito para facilitar a aprovação de candidatos para o curso de formação de soldados (CFSd), inclusive a retirada do concurso da prova de matemática. Tenho postado e continuarei postando algumas questões da última prova que demonstram a facilidade do teste.
Em contrapartida, na APM D. João VI, inventaram um critério de avaliação esdrúxulo.
As provas (verificações) têm como objetivo primordial avaliar se o processo ensino-aprendizagem foi exitoso. Assim sendo, as provas são aplicadas quando ao final de uma matéria ou ao final de uma parte da matéria, quando a carga horária é muito extensa, promovendo a realização de duas ou três provas para avaliar toda a matéria.
Na APM D.João VI, antiga Escola de Formação de Oficiais (EsFO), as provas são denominadas verificações correntes (VC), que podem ser uma, duas ou três, dependendo da carga horária.
O aluno que não conseguir a média de aprovação na matéria fará uma verificação final (VF) e, caso não seja aprovado, uma verificação suplementar (VS).
Os alunos da APM cursam cerca de trinta matérias por ano letivo e eles são três, em regime integral.
Historicamente, a média para aprovação direta em cada matéria era sete, ou seja, o aluno que conseguisse nota sete ou mais na média das VCs, estava automaticamente aprovado na matéria. Portanto, por exemplo, o aluno que tivesse dez na média das VCs em cada matéria estaria aprovado. Estaria, pois agora, mesmo os alunos que tiram nota sete ou mais na média das VCs, são obrigados a participar da verificação final (VF).
Por que?
Percebam o absurdo: comprovado que o processo ensino-aprendizagem foi um grande sucesso (média dez), mesmo assim o processo deve ser avaliado novamente.
Isso faz com que os alunos sejam obrigados a participar da VF de todas as matérias.
Quem descobriu tal pérola pedagógica?
Pior, caso um aluno tenha obtido a média oito nas VCs e tenha qualquer problema que prejudique o seu estudo para a VF, que o leve a receber uma nota três, estará REPROVADO.
A VF tem peso dois, portanto:
8 + (3 x 2) = 14.
A média será inferior a cinco e ele estará automaticamente REPROVADO, mesmo após ter obtido uma excelente nota (oito) na média das VCs.
O aluno irá para a VS, caso a média VC + 2 (VF) fique entre 5 e 6,9. Nota igual ou maior que sete aprova na matéria.
Na VS a nota terá que ser igual ou superior a cinco.
O aluno que tiver que realizar mais de duas VSs estará também REPROVADO.
Penso que seja um processo de avaliação equivocado.
Espero que tenha entendido errado e que na verdade seja diferente.
Os alunos da APM D. João VI estão com a palavra.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Cel.Paul, o senhor entendeu tudo. Tem outra observação: se o Al Of PM fechar a matéria com média 6,9 ele terá que fazer a VS, e sabe qual vai ser a média dele caso tire 10 na temida VS? Será 5. Em outras palavras, o Cadete, mais aluno do que nunca- aluno(aluno = aquele que não tem luz)- não pode ser aprovado com média 6,9 na matéria, mas pode ser aprovado com média 5!!! Ninguém explica tal raciocínio.

Anônimo disse...

Essa é fácil. Sem discutir o restante dos questionamentos, o nome já diz: suplementar, aquilo que é adicional, que não existia antes e foi colocado lá para suprir uma deficiência. No caso, uma deficiência do aluno, o qual não obteve o grau mínimo necessário à aprovação pelos mecanismos comuns aos outros alunos. Assim sendo, não seria justo aprová-lo com nota 10 obtida em VS se ele nem mesmo passaria na matéria pelos mecanismos comuns. A VS é apenas uma chance derradeira de não ser reprovado. Se quiser considerar a média anterior, então considere-se reprovado! Ela só vale em igualdade de condições aos demais que buscaram e alcançaram além do mínimo, naquela ocasião, com as mesmas verificações correntes.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Um tipo parecido de avaliação ocorria no CMRJ, e era terrível... No entanto no CMRJ estão estudantes do Ensino Fundamental e Médio (se não mudaram o nome).

Algumas vezes a matéria era lançada no 1º tempo de aula e no segundo tempo havia uma VI (verificação imediata)... Não sei dizer se isso ainda existe, mjas posso dizer que tínhamos no CMRJ, muitos alunos nervosos, com baixa estima e extressados.

A Educação deveria avançar em seus métodos, e não retroagir...

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Ao inteligente das 13:55.

Não se questionou se é justo o aluno tirar nota 10 na VS e ficar com média 5.Isso é óbvio que não é justo! O que se questionou foi ele poder ser aprovado com média 5 e não poder ser aprovado com 6,9 que foi a nota anterior, que o levou para a VS. Em fim, para ser mais coerente, a média na VS deveria ser 7.
Só mais uma: Por que a pedagoga da APM foi contra essa mudança??? Pelo menos foi isso que ela e quase todos os oficiais da Academia disseram aos alunos.

É fácil responder algo quando não se entende a pergunta. Não precisa nem raciocinar é só falar o que se DECOROU. Difícil é questionar o "Sistema", seja ele qual for.

Anônimo disse...

Ao mais inteligente das 16:13h.
Entendi perfeitamente a pergunta, vc infelizmente não foi capaz ou não quer entender a resposta. Não é óbvio que não é justo; é o contrário. É justo para os alunos que foram aprovados sem a bendita VS (pelos meios correntes) ver o reprovando tirar dez numa prova extra e ficar só com cinco à guisa de ficar atrás de todos eles. Ratifico: quem ficou com sete pelos meios normais não gostaria de ficar em igualdade com quem ficou com sete em VS. Ou então teremos de permitir a quem tirou sete antes fazer a VS para ver se melhora a sua nota também, capice? Mas vc não deveria se preocupar muito com isso. Na PMERJ o que menos vale é a média do cabra e sim os contatos políticos e amizades "boas" que faz durante a carreira. É só dar uma olhada nas inúmeras cangalhas que vejo acontecer há mais de 40 anos. E ninguém muda isso! Procure abrir a sua mente antes de questionar o sistema. Ele pode não ser o mais lúdico e pedagógico mas é assim possivelmente há mais tempo que vc tem de idade. Apenas não foi feito por alguém tão inteligente quanto vc, que certamente não precisará ser aprovado em VS...