terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOSSO BLOG: A VOZ DOS LEITORES.

COMENTÁRIOS POSTADOS:
1) Diria que mais que irregulares são ilegais. Recentemente discuti feio com o " chefe " da DP em que trabalho que me escalou para uma ronda para combater ladrões de carro. Disse a ele que não ia tendo me respondido que eu não podia desobedecer a uma ordem legal. Retruquei dizendo que da última vez q a PC me reciclou foi no governo Garotinho e - PASMEM! - no stand de tiro do Caju o pessoal da CORE nos informou que não havia munições para o treino e que deveríamos atirar com a boca ( podem rir mas foi isso q ocorreu. Apontávamos para o inimigo imaginário e fazíamos " pá, pá, pá " com a boca). Por isso, por estar há mais de dez anos sem me reciclar, neguei-me e me nego a fazer "operações" eleitoreiras, com o fim de baixar o índice de criminalidade para q o governador se reeleja e o delegado permaneça na DP. Os " chefes " ( cargo q não existe depois da criação das DPs Legais ) e suas equipes é q tem grande interesse em desejar q seus titulares permaneçam como tal pq para eles a polícia tem sido mãe e não madrasta, haja vista eles do GIC (Grupo Íntimo do Delegado ou Grupo de Investigação Complementar)parecem não ter empréstimos nos contra cheques e terem um segundo emprego mto bom, por possuírem mais de um carro, boa casa, casa de praia, algo estranho para quem trabalha todos os dias na DP. Assim, acho q as blitzes devem ser feitas pela PM que são os preparados para isso. Não posso ser um Sherlock Holmes durante o dia e à noite me tornar um Bopeano. Ou uma coisa ou outra haja vista o que me paga o Estado.
Se me forçarem a, mesmo despreparado, ir para a rua trocar tiros com kamikazes cheirados portando fuzis e granadas, sem q me preparem para isso, entro na Justiça e explico meus motivos de não ter q ser obrigado a ir para a guerra matar inocente, matar um colega ou morrer pq dei mole. E em isso ocorrendo, em eu sendo morto, no máximo terei um enterro com honras, mas minha família passará por grande dificuldade financeira pq nosso salário diminui quando nos aposentamos ou morremos (Anônimo).
COMENTO:
Parabéns, temos que aprender a dizer NÃO.
A PMERJ atingiu o estágio de degradação atual por vários motivos, um deles foi a incapacidade de dizer NÃO à subserviência política, o que acabou colocando a corporação de joelhos. Na PCERJ, a situação não é muito diferente, embora tenham alguns políticos no bolso, por assim dizer.
A sua postura foi correta.
Colocar nas ruas armados com armas de guerra, Policiais Militares ou Civis é um CRIME, significa expor a todos ao risco de morte.
Gostei da sua citação sobre o "chefe" da DP, o povo precisa conhecer um pouco mais sobre esta realidade, os "jockeys".
2) Se o senhor não sabia, o Oficial de Cartório é um agente de polícia, assim como o Inspetor e o Investigador. Por isso, pode sim executar missão policial externa, até porquê recebe um grande treinamento para isso. Já vi muitos erros de policiais, seja militar ou civil, federais nem tanto, pois quase não trabalham, inclusive com morte de pessoas, onde o agente era policial militar.
Sou Policial Civil e preparado para qualquer tipo de ação, seja nas ruas,comunidades ou mesmo cartorária e nestes 20 anos de função nunca vi nenhum Policial Civil sair da corporação e ir para a PM, muito pelo contrário. Deve ser o motivo de alguns delegados terem mania de agir como policiais militares e ficam chamando policiais militares para se agregarem na nossa instituição, ridículo, não?
É o que ocorre eu já vi até um coronel na PM estar Lotado na Polinter, só não sei qual o motivo (Anônimo).
COMENTO:
Você tem razão, quando fala do absurdo de Policiais Militares atuarem na Polícia Civil, algo inteiramente sem sentido. Você deve lembrar, a "lenda" dá conta que a CORE era formada na sua maioria por Policiais Militares, um absurdo.
Não concordo quando você fala do grande treinamento dos Policiais Civis, muito menos quando cita o preparo para missões de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. Percebo exatamente o contrário, infelizmente. Aliás, tal situação guarda alguma relação com o fato de vários delegados montarem suas equipes com Policiais Militares, como você sabe bem.
3) Obs: Não precisa aprovar nem públicar, ve se acorda coronel. O dia que existir o ciclo completo de polícia no RJ, é porquê a PM foi extinta (Anônimo).
4) Esse anonimo é uma piada, escreveu a maior besteira da vida dele, se a PM acabar, quem vai trabalhar?vcs? ta de sacanagem , acorda vc, não fazem nem as suas partes que é investigar e elucidar crimes, quer fazer serviço dos outros (Anônimo).
COMENTO:
Sinceramente, penso que o anônimo tenha alguma razão, pois se existe um estado onde a Polícia Militar pode ser absorvida pela Polícia Civil, este estado é o Rio de Janeiro. Aliás, o único estado onde alguns integrantes da Polícia Civil ainda se assanham nesta direção, incorporar a Polícia Militar.
Para que isto aconteça basta que uma PEC passe a gestão da segurança pública para os governadores, permitindo uma organização em cada unidade federativa. No Rio, a PM deixará de existir, não podemos desprezar esta hipótese, diante da fragilidade da corporação.
Penso que teremos o caos no Rio, caso isto ocorra, um ainda maior do que o vivenciado no atual governo, pois teremos a fusão de duas instituições ineficazes e gravemente doentes em face da corrupção policial. Certamente, será a festa das respectivas "bandas podres".
Felizmente, isto é apenas uma hipótese. Inclusive as Polícias Militares dos outros estados podem se mobilizar para impedir o fim da PMERJ, o que será nossa salvação, pois se depender de mobilização dos PMs do Rio, será o nosso fim.
Esclareço ao anônimo que defendo a adoção do ciclo completo de polícia, a ser implementado nas duas instituições, com divisão geográfica para definir a área de competência. Creio que este seja o melhor caminho, afinal, continuar com o modelo atual é impossível. Portanto, caso você não seja delegado, prepare-se para tirar um PO à pé nas ruas, inclusive nas UPPs e para comandar uma RP e atender ocorrências.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Trio anunciou o assalto logo ao entrar no coletivo, em Botafogo. Passageiros perderam pertences como carteiras e celulares. Cerca de R$ 500 foi levado do motorista do veículo

Um ônibus da Viação Braso Lisboa, que fazia a linha Leme-Charitas, vindo para Niterói, foi assaltado por três homens na noite desta terça-feira, feriado do Dia das Crianças, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O trio anunciou o assalto ainda no mesmo bairro, nas imediações do Botafogo Praia Shopping. Um dos bandidos estava armado e rendeu o motorista enquanto seus comparsas recolhiam os pertences dos passageiros. Segundo o motorista do ônibus, eles teriam levado cerca de R$ 500 das passagens. Dos passageiros foram levados celulares, carteiras, jóias e até remédios de uma idosa.
Três homens assaltam ônibus da linha Leme-Charitas, no Rio de Janeiro
Muitas famílias que voltavam dos passeios em comemoração ao dia das crianças estavam dentro do coletivo. Os assaltantes, ao desceram do ônibus na Marina da Glória, se despediram desejando um feliz dia das crianças para todos. O motorista do coletivo registrou queixa no 12º BPM (Niterói).

O FLUMINENSE

Mario Carvalho disse...

Unificar uma polícia ruim com outra pior ainda vai gerar um PATO. Isso mesmo: um pato!
Por que um pato?
Porque o pato nada mal, voa mal e corre mal. É o que vai acontecer com a NOVA POLICIA!!!!