quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MAJOR DE POLÍCIA APRESENTA SUGESTÃO.

SUGESTÃO DE UM MAJOR PM COMBATENTE PARA O POLICIAMENTO NO ELEVADO
Cel Paul, posso dar uma sugestão para um policiamento mais eficaz no elevado Paulo de Frontin?
Lendo o noticiário da PM postado pelo senhor, de que a PMERJ irá providenciar novo policiamento para o elevado e que este policiamento causará transtorno no trânsito, me parece não ser o mais adequado, além do que o Cel relações públicas da PM afirma que o importante é a segurança.
Lembra Cel Paul, das cabinas instaladas na perimetral, pois bem, a PMERJ poderia muito bem instalar essas cabinas que são blindadas nas extremidades do elevado, entretanto, a cada cabine instalada, o posicionamento de uma porteira eletrônica que poderá ser fechada a qualquer momento pelo policial que lá estará de serviço ao menor sinal de delinqüência, impedindo que os meliantes que assaltam as pessoas e roubam seus veículos consigam ultrapassar essas barreiras.
Além das cabinas instaladas, a via deverá estar posicionada com câmeras monitoradas pelos policiais de serviço no local.
Os delinqüentes não teriam outra maneira de sair do elevado a não ser se atirando na via abaixo.
Todas as cabinas terão que ter duas motocicletas de apoio que serão pilotadas pelos próprios policiais de serviço no local, isso facilitaria o deslocamento para o ponto de consumação do delito, haja vista, a via estar tomada de veículo.
As duas vias, ida e volta, estarão fechadas, contudo, próximo a essas cabinas deverá ser realizado uma abertura na divisória da pista para o deslocamento das motocicletas.
Outro tipo de veículo para o local seria inviável, a via estará tomada de veículos. Quando o policial da cabine identificasse através das câmeras de filmagem a prática de delitos no elevado, um dispositivo sonoro alertaria aos condutores dos veículos que a via será fechada, para que a velocidade dos carros fosse diminuída. Dois policiais para cada cabina serão suficientes. Rádios portáteis farão parte do equipamento, não esquecendo de que cada policial portará sua pistola, metralhadora ou o fuzil da corporação, dependendo do delito ali existente, pois, a filmagem identificará como estarão armados os bandidos.
Durante o dia, poderia ficar um policial em cada cabina e os outros dois, um de cada, realizariam o patrulhamento ostensivo nas motocicletas, somente no percurso das cabinas instaladas.
Esse tipo de policiamento deveria ser estendido também para a perimetral. Qualquer outro tipo de policiamento será desgastante, improdutivo e atrapalhará o fluxo de veículo, tornando ainda mais desgastante a imagem da Corporação, por estar realizando operações no horário inapropriado.
Ass: Major PM
Qual é a sua opinião?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Alexandre, The Great disse...

O Major propõe algo que merece relevância. Merece estudo de situação e aplicação. Soluções técnicas são muito mais eficazes que soluções políticas.
Parabéns ao proponente!
P.S. será que ele fará oficialmente esta proposta?

Anônimo disse...

Isso senhores....

Já somos prisioneiros de nossos lares, pois vivemos com grades em janelas; nas ruas andamos com os vidros de nossos carros fechados...

Agora uma porteira? Os cidadãos são gado ou algo parecido? Sabem o que vai acontecer? Os bandidos vão mais uma vez se utilizar de cidadãos, vão vazê-los de reféns, armas na cabeça e tal... se lembram do 174?

O direito de ir e vir é Constitucional, assim com também assegurada é a SEGURANÇA PUBLICA... Uma porteira? Não somos gado Major!!! Segurança é nosso direito, e sua obrigação!!!

É dificil pensar nisso ou tem que ter CAO para chegar a essa conclusão?

O que a população precisa é de policiais de verdade, comprometidos com a instutição, e que sejam comandados por Oficiais honestos... xiii... Assim fica difícil né Major?

Mais fácil então uma porteira, depois coloca um blindado em cada ponta do elevado, quem sabe um helicóptero, homens do BOPE pendurados nos postes de iluminação, e no final, se nada der certo, dê uma capa vermelha para o policial da torre e mande ele gritar "para o alto e avante"...

E ainda sim aposto que o pobre do PM vai receber um DRD por estar voando e não estar no seu ponto de patrulhamento...

Tá dificil...

Anônimo disse...

RESPONDENDO SUAS CRÍTICAS
Nem sei quem vc é, se militar ou civil. Pelas sas palavras, se for militar da PMERJ, vejo que nunca trabalhou na rua, deve ser mais um daqueles que sai da Academia direto para a política, talvez durante a sua vida de caserna tenha se escondido o tempo todo. Agora se for um civil, paisano, aí sim, não entende mesmo de nada, e só lamento.
O mecanismo denominado "porteira", não é para impedir o direito de ir e vir das pessoas, também não deve saber o significado dessa expressão, fala porque ouvi outros falarem. Continuando, o fechamento da via no elevado é tão somente quando for verificado através das câmeras que ali está sendo praticado um delito e o mecanismo e tão somente a impedir a fuga dos meliantes.
Não precisa ninguém ficar pendurado em postes ou coisa e tal. a técnica apresentada irá reduzir a utilização de muitos policiais para a execução de operações que visem desestimular a pratica nociva na via, entretanto, esse tipo de policiamento não será definitivamente e sim por um período temporário, e aí, quem te garante que não venha mais a acontecer.
O mecanismo visa não desgastar diuturnamente os policiais militares, pois vc bem sabe, estes nobres heróis são também cidadãos como um todo, com direitos e obrigações que devem ser respeitados, já que tanto falou em ir e vir. Imagine a implantação de um policiamento naquela via todos os dias realizando operações para proporcionar segurança a população como vc mencionou. A polícia militar não tem efetivo suficiente para manter um contingente enorme naquele local realizando a segurança como vc propõe ou critica e ironiza.
A técnica apresentada por mim, é para reduzir ao número mínimo de quatro policiais por dia, deixando a via guarnecida definitivamente.
Lembra das matérias que a mídia relata; posso citá-las - o caso do João Pedro, pergunto-lhe: tem alguma viatura policial hoje no local fazendo a segurança das pessoas? Linha Amarela, Vermelha, Túnel Zuzu Ângelo, Túnel Santa Bárbara, Túnel Rebouças, etc... Quantos roubos, quanta violência já foram praticados por bandidos nesses locais. Todos nós sabemos que foram muitos e o que aconteceu? Todos fugiram, nenhum preso em flagrante, nenhuma viatura chegou no momento do delito, Caro anônimo, não venha só criticar, faça alguma coisa útil, é por isso que o Rio está como está.
Não venha mais falar de direito de ir e vir, ta parecendo um estudante de direito. Em grandes países do mundo cidades sua vida é vigiada 24h por dia, vc é filmado em todos os cantos e lugares, e ninguém vai a Justiça por estar sendo privado de alguma coisa, o bem estar da coletividade sobrepõe o individual, o direito de ir e vir não é fazer o que quer, o que der na telha, sua vida é regida por normas, leis, regulamentos etc... que devem ser obedecidos, a sua vida não lhe pertence, sua vida pertence ao Estado União, e o Estado determina como devemos viver em sociedade, cumprir normas leis, mesmo que vc não queira, apesar dos pesares, isso aqui não é um país de Anarquia, a vida de todos individualmente é restringida em prol da coletividade, enfim, faça sua parte.

PS: Caso seja militar da PMERJ, identifique-se que direi quem é: se honesto ou corrupto. Porque o seu comentário leva a crê que deseja que as coisas fiquem como estão.
Ass: Major PM

Anônimo disse...

Concordo, em parte, com o comentário de quem discordou da idéia das cancelas.
Apavorados com o fechamento, alguns motoristas ao se sentirem encurralados em um local de iminente tiroteio, teriam reações imprevisíveis, talvez até drásticas. Além de se tornarem potenciais reféns dos meliantes.
Lembremos, que os marginais transitam por diversas ruas e bairros, até "escolherem" o melhor ponto para sua ação delituosa.

Sem querer desmerecer a sugestão do Major, creio que os problemas da Segurança Pública não serão resolvidos com cancelas, mas com uma VERDADEIRA valorização dos seus profissionais, e com uma Política de Segurança alicerçada em bases morais, não em bases eleitoreiras.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Temos que analisar a proposta e apresentar alternativas.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Vou explicar como funcionaria a cancela:
Ao menor sinal de delinqüência, o policial que está monitorando as câmeras, acionaria um sistema sonoro para avisar aos condutores do fechamento da via;
Com a via fechada, os policiais ali de serviço irão puxar o transito lentamente verificando os condutores e passageiros;
A via não ficaria fechada para a prisão dos marginais, pois o risco de inocentes serem atingidos é real;
O transito seria escoado gradativamente como se faz quando da execução da A Rep 3;
A via fechada é para que os marginais não fujam pela retaguarda, não passem para a outra mão da via, não consigam pular do elevado, e terem consciência de que serão presos.
Aí você irá dizer: estando encurralados fariam reféns. Caracterizando refém, o procedimento policial será outro – estando cercado, acionamento do BOPE para negociação, e assim por diante. Todo ato novo um procedimento.
O fechamento evita a fuga.
O fechamento desestimula a pratica do delito no elevado.
Quando se executa a Rep 3, o veículo suspeito também está na via congestionada de veículos.
Na A REp 3, também pode haver tiroteio e atingir inocentes.
Na A Rep 3, os meliantes também podem escolher a forma de agir: ou tentam furar o bloqueio a bala ou deixam ser presos, ou tomam como refém pessoas inocentes, ou manobram e fogem pela retaguarda dando tiros podendo atingir inocentes, ou não dão tiros e fogem.
No elevado pode acontecer tudo isso, mas não conseguiram fugir, estão cercados.
Ass: Major PM

Anônimo disse...

Anõnimo, se você valorizar os profissionais de segurança pública, dando-lhe melhores salários, melhores condições de trabalho, enfim, todos os direitos prescritos na carta, mesmo assim, os fatos que acontecem no Rio de janeiro não vão deixar de existir:

Mesmo que a segurança seja alicerçada em bases morais, a violência não irá cessar, você poderá ter todos os policiais do Rio com essas qualidades, mesmo assim, a violência continuará.
O caos em que vivemos não é por falta do que menciona, a solução está aquem do que imaginamos.
Maj PM

Anônimo disse...

Como disse alexandre, The Great...soluções técnicas, só que colocadas em práticas.
Ass: Major PM