terça-feira, 9 de março de 2010

SOU BOMBEIRO.COM


Ontem, como convidado, eu participei de uma reunião do projeto político “Sou Bombeiro”:
http://www.soubombeiro.com/
Preliminarmente, gostaria de parabenizar a todos os idealizadores do projeto, o qual demonstra a forma organizada como os Bombeiros Militares do Rio de Janeiro estão buscando a mobilização, uma mobilização que nunca mais poderá deixar de existir, como eu tenho dito e escrito.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio chegaram ao atual estágio de degradação não apenas em face das ações e das omissões dos péssimos governos estaduais nas últimas décadas, mas, sobretudo porque os interesses pessoais e de pequenos grupos, abafaram por completo todos os interesses institucionais.
Pessoas e grupos prosperaram e as instituições foram escravizadas, perderam a sua autonomia e passaram a caminhar pelas vielas do politicamente correto.
Os 40 da Evaristos e os Coronéis Barbonos simbolizam o início do contra-ataque, o início da reação, a qual no Corpo de Bombeiros tem crescido com a presença dos Bombeiros Militares nas ruas e que ganha mais corpo com o projeto Sou Bombeiro.
A concepção é simples, unir a corporação em torno de Bombeiros Militares, Oficiais e Praças, que possam ser eleitos como deputados federais e estaduais, em síntese, lutar juntos para eleger um deputado federal e um estadual em 2010.
Matematicamente, a tarefa é muito simples, considerando o número de Bombeiros Militares ativos, inativos, familiares e inclusive envolvendo as pensionistas.
Na prática, os problemas para operacionalizar o projeto são muitos, embora os Bombeiros Militares estejam a cada dia mais mobilizados, o que servirá como um grande facilitador, um autêntico catalisador.
Primeiro, será preciso vencer os continuístas, os que estão levando alguma vantagem com o quadro atual, uma turma que não medirá esforços para atrapalhar todo projeto que privilegie a corporação em detrimento dos interesses pessoais.
Os atávicos, os atrasados, os que ainda pregam diferenciações entre Praças e Oficiais, também terão que ser vencidos e eles são difíceis de dobrar, com se acham os donos da verdade, os senhores da razão.
Os políticos que absorvem os votos da família Bombeiro Militar também pregaram contra o projeto Sou Bombeiro, pois perderão muitos votos, mas penso que eles pouco possam atrapalhar.
Dito isso, a grande tarefa será a escolha dos candidatos preferenciais da instituição, qualifico como preferenciais considerando que não se poderá impedir a candidatura de um Bombeiro Militar, Praça ou Oficial, não escolhido.
Por derradeiro, o mais difícil os Bombeiros Militares já conseguiram, a mobilização da corporação, isso é um grande passo para que o projeto Sou Bombeiro seja um grande sucesso.
Eu aposto no sucesso e gostaria que a Polícia Militar seguisse o mesmo caminho, antes passando por uma grande mobilização, que ainda não criou raízes na PMERJ.
E, por falar em mobilização dos Bombeiros Militares, indico o blog Diário de Heróis, mais um que nasce na blogosfera da segurança pública. O seu organizador é o Major Bombeiro Militar Luiz Sérgio, acessem:
http://diariodeherois.blogspot.com/
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: