OFICIAIS E PRAÇAS DA PMERJ E DO CBMERJ
O INÍCIO DA LUTA
BLOG DO TENENTE BM LAURO BOTTO:
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
BOLSA OLÍMPICA - CABRAL EXCLUI BOMBEIROS MILITARES
Estive reunido ontem, 18/01, com o Dep Simão Sessim e o Cel BM Libânio, em Nilópolis, e para a nossa surpresa, o Deputado nos confidenciou que o Governador Sérgio Cabral bateu o martelo e OS BOMBEIROS MILITARES DO RIO DE JANEIRO ESTÃO EXCLUÍDOS DA BOLSA OLÍMPICA!
Eu e Cel Libânio fomos convidados para uma conversa informal e saímos estarrecidos do encontro. A confirmação de nossa não participação na bolsa foi declarada durante uma reunião realizada na semana passada, em Brasília, onde estiveram presentes o Governador Cabral, os secretários Sérgio Cortez e Sérgio Rui, respectivamente secretário de saúde e defesa civil e secretário chefe da casa civil e o Comandante Geral do CBMERJ, Cel BM Pedro. Apesar de ser uma verba federal, o pagamento da Bolsa Olímpica será de competência do Governo do Estado, que declarou somente beneficiar Policiais Militares. A desculpa apresentada por Sérgio Cabral foi a de que Sérgio Rui alegou que a verba seria insuficiente para contemplar Bombeiros Militares, quebrando, definitivamente, a hierarquia salarial no Rio de Janeiro.
Mais uma vez, não obtivemos respostas de nossa secretaria e de nosso Comando Geral e muito menos soubemos da atitude que nossos representantes, Secretário e Cmt Geral, tiveram ao obter essa notícia lá em Brasília, mas a história recente nos ensinou a não ter muita esperança.
Passei o dia de ontem inteiro buscando inspiração para escrever sobre esse ocorrido, mas o "baque" foi tão grande que mal consegui dormir, o que dirá escrever esse texto.
O anúncio oficial da Bolsa Olímpica será feito pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, e deve ocorrer no próximo dia 26/01, terça-feira, em Brasília, aumentando ainda mais a angústia e revolta dos Bombeiros Militares com o atual governador do estado.
E onde fica a hierarquia?
Soldados PM receberão mais até que Capitães BM?
Bombeiros de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, onde PM e CBM são uma só corporação receberão o auxílio e Bombeiros do Rio de Janeiro, NÃO?
Será possível manter a disciplina de oficiais e praças no CBMERJ por mais quanto tempo?Bombeiros Militares que vêm dando inúmeras provas de eficiência atualmente continuarão sem reconhecimento do Governo do Estado por mais quanto tempo?
Até quando vai durar a subserviência do CBMERJ? ...
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞
No curso de uma reunião na AME/RJ, em janeiro de 2008, eu falei que ser militar não significa ser subserviente, declaração gravada e divulgada pela mídia.
Hoje reafirmo que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro estão de joelhos diante do poder político temporário.
O silêncio dos Coronéis das duas Instituições Militares constitui um estímulo muito perigoso no sentido de que, carente de líderes, a tropa tome a frente na defesa das Instituições.
Isso já aconteceu em outros estados brasileiros, o que resultou na total desmoralização dos Oficiais.
Os Coronéis da PMERJ e do CBMERJ devem assumir a sua responsabilidade institucional, caso contrário, perderão o pouco que ainda possuem de respeito por parte dos subordinados, isso se ainda existe algum respeito.
No Corpo de Bombeiros do Rio, para falar em lideranças autênticas temos que citar Oficiais como o Capitão BM Salma, o Tenente Lauro Botto, o sargento BM Valdelei e outros Oficiais jovens e Praças.
Eu estou ainda no serviço ativo e estou disposto a ombrear com os verdadeiros Coronéis, tendo em vista que dos coronéis, nada podemos esperar.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
5 comentários:
Coronel, tenho certeza de que eles não terão coragem de nos deixar de fora, mas se isso acontecer, vocês presenciarão algo inédito no RJ.
Não achem que o CBMERJ está de joelhos, pois o Cmt Geral pode até estar, mas a tropa não.
Vamos aproveitar o crédito que a população tem em nós, OPERAÇÃO PADRÃO Já!! Vamos correr apenas pra princípio de incêndio, salvamentos e colisões...
Concordo. A tropa do CBM tem demonstrado muita coragem. Juntos Somos Fortes!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Advogado quer reabrir investigação sobre compra da mansão de Cabral em Mangaratiba
Foi protocolada agora pela manhã, na Procuradoria-geral da República uma ação movida por um advogado, questionando o rito sumário que arquivou a investigação sobre a compra da mansão de Mangaratiba, pelo então deputado estadual Sérgio Cabral, hoje governador. Em sua ação, o advogado se diz surpreso que diante de tantas provas, o processo movido pelo ex-governador Marcello Alencar tenha durado apenas 15 dias, entre a abertura e o encerramento. E ele vai mais longe: juntou documentos, cuja avaliação da casa na época da compra, era de R$ 4 milhões, valor muito superior aos R$ 100 mil que Cabral diz ter pago.
Devido a extrema covardia dos comandantes do CBMERJ sinto vergonha de dizer que pertenço a tal instituição. O CBMERJ precisa de mais comandantes com o Sr Cel Paúl. Não posso me esquecer tambem do ten Lauro Botto - "é assim que se comanda heróis".
Grato pelo apoio. Coragem contamina e os Praças do CBMERJ que comparecem aos atos estão contaminando todo mundo. Juntos Somos Fortes!
Espero que o advogado tenha sucesso!
Postar um comentário