segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RIO - A MARCHA DOS 3.000 - 25 JAN 2010 - SINCERAMENTE, NÃO ESTOU GOSTANDO ( 4 ).

AME/RJ - JANEIRO DE 2008
CORONEL PAÚL - CORREGEDOR INTERNO

A mobilização pela aprovação da PEC 300/2008 já tomava conta dos estados do nordeste e o Rio de Janeiro continuava parado. Milhares de Bombeiros Militares e de Policiais Militares realizavam caminhadas, ordeiras e pacíficas, enquanto os militares estaduais do Rio só divulgavam a PEc 300 pela internet e através de emails.
Eis a verdade!
Diante desse quadro, considerando que o Rio sempre liderou mobilizações, resolvi promover a Primeira Marcha em Defesa da PEC 300/2008, custeando todas as despesas e contando com o apoio da blogosfera da segurança pública na divulgação.
Realizamos o ato no dia 30 AGO 2009, na orla da Zona Sul, repetindo o mesmo percurso das históricas marchas de 2008 dos Coronéis Barbonos e dos 40 da Evaristos.
Naquela oportunidade, o grupo mobilizado foi de cerca de 300 pessoas, com maioria expressiva de Bombeiros Militares, com a participação de alguns deputados estaduais e federais do Rio de Janeiro. Todos que desejaram tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra, exercendo o seu direito de cidadão, expondo a sua opinião.
Os parlamentares fizeram pesadas críticas ao governo Sérgio Cabral.
Tivemos a presença de delegações de outros municípios do Rio de Janeiro.
A mídia repercutiu, inclusive a Rede Globo que exibiu imagens aéreas da marcha.
Já naquela oportunidade, como tenho feito no blog desde 2007, destaquei que a nossa luta era por cidadania e não apenas pela aprovação da PEC 300/2008. Obviamente, o nosso principal problema são esses salários famélicos, porém não podemos esquecer a humilhação que a Polícia Militar vem sofrendo com a troca de comandos gerais às escondidas; as péssimas condições de trabalho dos Bombeiros e dos Policiais Militares; a grave situação dos inativos e das pensionistas; a crise nos nossos sistemas de saúde; os problemas do fluxo de carreira (promoções) dos Praças, etc.
No local solicitei a constituição de uma comissão para organizar as próximas marchas, tendo em vista que não poderia custear seguidas marchas e nem teria tempo para isso. A comissão foi formada e eu fiz questão de não participar, considerando que por ser Coronel da Ativa alguns poderiam ficar sugestionados e aceitar as minhas sugestões.
Eis a verdade!
Apesar de não fazer parte da reunião, compareci a várias reuniões, inclusive assinando o livro de presença, ratificando o meu apoio ao grupo.
Em uma dessas reuniões, o meu sinal de alerta despertou quando um participante iniciou um discurso de que deveríamos focar na PEC e não falar mal do governo. Infelizmente, não sei seu nome, apenas conhecendo o fato de que ele é Praça do Corpo de Bombeiros e que já foi candidato em eleição passada, não acançando êxito.
Ele inclusive afirmou que Cabral já estava reeleito, eu discordei.
Respeitosamente, expliquei que a nossa luta é por cidadania e que Sérgio Cabral está nos apartando dessa cidadania, portando como lutar pelo nosso objetivo maior sem ficar contra quem nos oprime, contra quem é o nosso principal opressor.
A partir desse dia, volta e meia, esse tema voltava defendido por um ou dois, que me solicitavam para não falar mal do governador nas nossas marchas, o que aumentava a minha preocupação.
Efetivamente, não segui esses conselhos, sempre lutei e lutarei contra esse político autoritário que está destruindo a minha Polícia Militar, tendo Policiais Militares como coautores, o que muito me envergonha.
Hoje, no dia em que o Corpo de Bombeiros Militar deu uma lição de cidadania, para TODOS OS MILITARES DO BRASIL, pois 90% dos presentes eram HERÓIS DO FOGO, a minha paciência se esgotou, embora eu tenha tentado mantê-la.
Primeiro, a minha bandeira nacional tem um adesivo da "Operação Fora Cabral, Eu Apoio!", adesivo dos topiqueiros intermunicipais, ela estava colocada no caminhão de som, pois era a única bandeira do Brasil no ato. Surpreso, minutos depois a vejo com o Coronel de Polícia Rosette, que informou-me sobre a solicitação da retirada da bandeira em razão do adesivo. E para minha surpresa, quem tinha solicitado, o mesmo Praça do Corpo de Bombeiros que tinha dado a idéia de não falarmos mal do opressor.
O que eu fiz?
Arranquei o adesivo e recoloquei a bandeira no caminhão.
O microfone estava aberto, falava quem quissese, inclusive quem caiu de paraquedas na nossa luta, luta que começou em 2006, quando eu e o Coronel Esteves entramos com uma ação em desfavor da governadora, um ato contra a dominação política da Polícia Militar.
No momento que eu solicitava para falar e logo alguém buzinava no meu ouvido, Coronel não fale nada contra o Cabral...
Tolerei o quanto pude, ao ponto de ser impedido de usar o microfone por integrantes da comissão que SÓ SABEM FALAR SOBRE PEC 300.
Hoje era o grande momento para levarmos ao conhecimento de toda a população as dificuldades que estamos enfrentando, sobretudo sobre o sofrimento das pensionistas e dos inativos, assim como, sobre as precárias condições de trabalho, mas não o microfone só foi usado para falar de PEC 300, PEC 300, PEC 300, ...
Uma triste ladainha que se repetiu por todo o percurso.
Eis a verdade!
Tudo que está acontecendo me fez chegar a uma conclusão, sem acusar ninguém, nem mesmo o Praça do CBMERJ que trouxe a idéia pela primeira vez, mas conclui que a comissão está politizada.
A comissão não quer ficar contra Sérgio Cabral por algum motivo que talvez só consigamos entender próximo à eleição de outubro, avaliado o partido de cada candidato PM e BM.
Pois, o Policial Militar ou o Bombeiro Militar que acreditar que Sérgio Cabral irá nos ajudar na aprovação da PEC 300, ele ou seus parceiros do PMDB, sinceramente, deve acreditar em Papai Noel.
Cabral não gosta de nós, deixa isso claro todo dia, portanto essa alegação carece de qualquer fundamentação.
Assim sendo, deixo claro que:
1) Não faço parte da comissão, nunca fiz;
2) Não comparecerei mais a nenhuma reunião organizada por essa comissão;
3) Irei a todos os atos públicos em defesa da nossa cidadania e da aprovação da PEC 300/2008; e
4) Irei à Brasília lutar pela PEC, porém não irei na caravana que a comissão utilizará e nem contribuirei financeiramente para essa viagem.
Por derradeiro, lembro que hoje existiam apenas DOIS CORONÉIS DA ATIVA NA MARCHA, um do Corpo de Bombeiros Militar, o Coronel PM LIBÂNIO, a quem presto a minha melhor continência e um da Polícia Militar, o Coronel PM PAÚL, Coronel Barbono, que jogou tudo para o alto para mergulhar nessa luta por CIDADANIA.
Todos têm o direito de concorrer às eleições, os Soldados e os Coronéis da PMERJ e do CBMERJ, os ativos e os inativos, porém usar a PEC 300 como plataforma política, sobretudo por quem caiu de paraquedas na briga, não me parece algo ético.
Penso ser isso uma covardia!
FORA CABRAL!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Sgt Emerick disse...

Todos nós reparamos e ficamos com raiva daquele cidadão, não se preucupe que estamos de olho nessa mulambada, o Senhor tem o nosso apoio e reconhecimento, pois Deus honra aqueles que a tem, numca se esqueça do lema "JUNTOS SOMOS FORTES" e se não me falhe a memória aquele individuo estava sozinho.

sgt emerick.

Anônimo disse...

Quem retirou o Pavilhão Nacional do alto do caminhão foi aquele que se intitula "tesoureiro da Comissão"; alegando inclusive que "havia um acordo" (sic)para não denegrir o governador durante o ato.
Acordo? Com quem? Quem deu aval para este cidadão "fazer acordos" com quem não presta usando a NOSSA MOBILIZAÇÃO?

Alô, Miguel Cordeiro! Acho que vc não sabia disso, sabia?

Anônimo disse...

sou sgt do corpo de bombeiros e não estou deacordo com esse governo nojento que está ai e está sucateando o corpo de bombeiroso e que já deveria está inserido na secretaria de segurança publica,digo em nome dos meu amigos e irmãos fora cabral,fora cabral,e uma abraço ao sgt emerick,bons tempos de caxias!!!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grave denúncia, essa do acordo. Isso precisa ser esclarecido. Juntos Somos Fortes!

edival anchieta disse...

concordo com tudo o que foi dito, e a comissão da pec300 precisa passar pelo aval dos bombeiros.
muito grave tudo o que aonteceu venderam a dignidade.

embora ainda faça parte DA COMISSÃO, não concordei em nenhum, momento com,tudo o que aconteceu,tanto e, que não quis subir no carro de som, e fiquei ao lado dos bravos dauqles que tem honra.OS BOMBERIROS DO RIO

Anônimo disse...

CEL PAUL, D AGORA EM DIANTE, PERMITA SOMENTE SUBIR NO CARRO DE SOM OS QUE ESTÃO DO SEU LADO E NA LUTA PELA PEC 300 E NÃO AOS QUE QUEREM USAR COMO TRIPOLIM PARA FUTURAS CANDIDATURAS. COM A GENTE ESSES CARAS NÃO VÃO CONSEGUIR NADA ESTAMOS DE OLHO. É MELHOR SOZINHO QUE MAL ACOMPANHADO DE PESSOAS MAL INTENCIONADAS.DE QUALQUER FORMA O MOVIMENTO ONTEM FOI FORTE,A CHUVA NÃO ATRAPALHOU, SOMADOS AOS DEMAIS QUE IRÃO A BRASILIA,OS PM E BM DE TODO O BRASIL, VÃO MOSTRAR QUE A CLASSE ESTA UNIDA E COESA RUMO A VITÓRIA.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. Penso que a comissão deva se dissolver e as associações sérias da PM e do CBM assumirem a liderança do movimento pela cidadania do Policial Militar. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

É isso aí Emerick, aquele tenente tem que ir para o Palácio e não para o nosso movimento por salário digno. Como pode ele querer defender quem nos sacaneia hà três anos. Foooooooooooora judas.