BBC - BRASIL:
Média de homicídios no Brasil é superior a de guerras, diz estudo.
Paula Adamo Idoeta.
Com 1,09 milhão de homicídios entre 1980 e 2010, o Brasil tem uma média anual de mortes violentas superior à de diversos conflitos armados internacionais, apontam cálculos do "Mapa da Violência 2012", produzido pelo Instituto Sangari e divulgado nesta quarta-feira.
O estudo também conclui que, apesar da redução das mortes violentas em diversas capitais do país, o Brasil mantém um índice epidêmico de homicídios - 26,2 por 100 mil habitantes -, que têm crescido sobretudo no interior do país e em locais antes considerados "seguros".
Calculando a média anual de homicídios do país em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.
A média também é superior às 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).
"O número de homicídios no Brasil é tão grande que fica fácil banalizá-lo", disse Waisefisz à BBC Brasil (Leiam).
Comento:
No Brasil, insistimos com o que não dá certo. O modelo do nosso sistema policial é único no mundo e ineficaz. Nada justifica a sua manutenção e as mudanças devem começar pelo modelo contido na Constituição Federal. Eu tenho defendido mudanças nesse nosso espaço democrático e no blog "Comentários sobre o Sistema Policial Brasileiro" (Leiam).
Federalizar a segurança pública é uma opção, criando uma polícia única e nacional.
Dê a sua opinião.
Juntos Somos Fortes!
2 comentários:
Os Estados não possuem recursos suficientes para pagar bem os policiais, pelo menos é o que dizem os governadores de cada um, quando instados a repeito. Diante disso, eu sempre defendi que a policia no Brasil deveria ser única e nacional, a não ser que a PEC 300 saia do buraco que está. Inclusive, já conversamos sobre esse assunto já há algum tempo, não foi Paul? Trabalhar ganhando migalhas, realmente não dá.
Cel Corrêa
Inovar a Instituição Policial no Brasil é um projeto necessário e urgente para a população de bem.
Há várias idéias, um desafio é promover o debate nacional, para com o envolvimento da sociedade organizada provocar o esforço político, sem o qual nada será implementado.
Os que se beneficiam da falta de eficiência e eficácia do atual sistema querem que fique tudo acomodado nesse caos.
Postar um comentário