segunda-feira, 25 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - A CRISE POLÍTICA, OS COMENTÁRIOS E O DÉJÀ VU.

A crise no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é muito grave, isso ninguém duvida, pois depois de amargarem anos e anos de sofrimento, os Praças da Corporação resolveram ir para as ruas lutar por seus direitos, um rompimento de amarras inédito.
A situação vivenciada por eles é tão grave que não se pode exigir outra conduta por parte da tropa que não seja na direção de resguardar os seus direitos de cidadania.
Após mais de quatro anos de governo Sérgio Cabral, nem o governo, nem o comando, resolveram os graves problemas, portanto, não restou alternativa aos heróicos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro que não fosse botar a boca no trombone, indo para as ruas para alertar a população sobre a situação caótica.
Em situações de crises políticas como a atual, semn dúvida a crise agora é política, pois a cada dia com os Bombeiros Militares nas ruas protestando, o governo Sérgio Cabral vai sendo fritado, o surgimento de boatos ou comentários é um fato corriqueiro e até esperado.
No final de semana circulou que o comandante geral do Corpo de Bombeiros tinha caído.
Esse é sempre o primeiro comentário que surge, uma decorrência normal.
No período 2007/2008, no auge da luta dos Coronéis Barbonos para salvar a PMERJ, eu fui exonerado várias vezes da função de Corregedor Interno, nada mais natural.
Outro comentário que surgiu foi no sentido de que para calar os Guarda Vidas - os iniciantes da mobilização - o comando geral iria oferecer a eles (só a eles) a gratificação recebida pelos que trabalham com raio X.
Penso que seria um tiro na água como ocorre no jogo batalha naval.
Pode não ser verdade, mas caracteriza uma postura típica do governo Sérgio Cabral, gratificar pequenos grupos em detrimento da totalidade, dos inativos e das pensionistas.
Por derradeiro, o comentário mais "engraçado":
Vocês sabem quem está sendo citado em alguns quartéis do Corpo de Bombeiros como líder do movimento?
O Coronel de Polícia Paúl, o que "a história na Polícia Militar pode ser escrita na metade de um guardanapo".
Muito interessante a minha avaliação feita por um comandante de OBM, ele deve me conhecer muito bem.
Quer dizer que eu sou o líder?
Esse filme nós já vimos, quando me noticiaram como o líder dos Coronéis Barbonos e começaram a me fritar até em primeiras páginas de jornais fluminenses.
Isso é um déjà vu.
Não, infelizmente não sou o líder e não o sou apenas pelo fato de ser Policial Militar, pois se fosse Bombeiro Militar, não tenham nenhuma duvida de que estaria na testa da tropa lutando pelos direitos dos Bombeiros Militares.
Escrito isso encerro deixando claro que assumo toda e qualquer responsabilidade por ter resolvido ombrear com a tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, considerando que lutar pelo interesse público é um dever do qual não abro mão, tanto que faço isso em várias mobilizações com diferentes motivações.
Eu sei que criei um incômodo muito grande para os Coronéis do Corpo de Bombeiros, afinal o único Coronel que está ao lado da tropa do CBMERJ é um Coronel da Polícia Militar, mas estou pronto a dividir esse espaço com todos os Coronéis do Corpo de Bombeiros que quiserem ombrear com eles, só não abro mão de também estar na luta.
Eu estou a espera dos senhores, compareçam na mobilização desta noite, inclusive gostaria de encontrar nela o comandante de OBM que conhece tão bem a minha vida profissional.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR ECORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

Que o Senhor sirva de exemplo pra esses coronéis covardes do CBMERJ, espero que eles tomem coragem e realmente se unam a nós. É muito saber que temos uma pessoa como o senhor ajudando na nossa luta, ao mesmo tempo que é triste sabermos que não temos o apoio da maioria dos oficiais do CBMERJ.
Um grande abraço coronel, o Senhor é o Cara!