segunda-feira, 25 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - ATENÇÃO, POLÍCIA MILITAR.

Eu participei de dezenas de atos nas ruas do Estado do Rio de Janeiro, nos últimos quatro anos. Em todos os atos que se fazia necessária a presença do policiamento da Polícia Militar, ele esteve presente e cumpriu a sua corretamente a missão, não tendo ocorrido qualquer incidente digno de registro.
O que promoveu esse resultado positivo?
A harmonia, considerando que o objetivos dos manifestantes nunca foi e nunca será confrontar com a Polícia Militar ou qualquer outra instituição ou pessoa física. Os atos sempre foram desenvolvidos após diálogos que permitiram o estabelecimento de rotinas que permitiram a realização das manifestações, sem qualquer problema.
O ato da tropa do Corpo de Bombeiros desta segunda-feira tem tudo para transcorrer com a maior tranquilidade, pois esse é o objetivo dos mobilizados, como tem sido demonstrado e, certamente, esse também é o objetivo do comando da Polícia Militar, que tem sabido receber as críticas de forma democrática.
Apesar de tais verdades, penso que o comando da PMERJ deve ter um enorme cuidado no planejamento para o ato, considerando alguns aspectos:
1) O governo Sérgio Cabral tem discriminado os Bombeiros Militares, concedendo gratificações para Policiais Civis e Militares, ignorando os Bombeiros.
2) O comando do Corpo de Bombeiros não está agindo democraticamente, tem desenvolvido reatiações contra os mobilizados, revivendo um militarismo atávico que foi sepultado há muito tempo no Brasil. Não esta dúvida que houve uma grande inabilidade na condução do processo por parte do CBMERJ, que ameaçou e retaliou. Portanto, como a mobilização se dirigirá para o Quartel Central do CBMERJ, o que faz com que o comando do CBMERJ participe do planejamento, a PMERJ precisa redobrar os cuidados, considerando as posíveis solicitações oriundas do comando do Corpo de Bombeiros. Os direitos constitucionais não podem ser violados.
3) Os mobilizados estão sofrendo o desgaste físico natural em face dos dias de mobilização, desgaste que certamente torna qualquer pessoa um pouco mais irritadiça, pronta a reagir contra qualquer contrariedade. Isso é natural e deve ser previsto.
4) O número de mobilizados deve ser grande, caravanas são esperadas de outrso municípios e o trajeto a pé não é tão pequeno (Candelária-Campo de Santana).
5) O fato do número de Policiais Militares que tem comparecido aos atos, apoiando os Bombeiros, ser muito pequeno (Eu, dois Oficiais, um Praça e uma esposa de PM), demonstra que a tropa da Polícia Militar não está apoiando a luta. Portanto, os Bombeiros estão lutando por melhores salários para eles e para os Policiais Militares que estarão no policiamento. Isso pode causar atritos verbais.
5) O descrito no item anterior, algo normal diante da omissão da tropa da PMERJ na luta, pode ter sido agravado por um comandante de uma OBM, que durante uma palestra para a tropa afirmou que os Bombeiros Militares seriam presos no Largo do Machado, onde estariam o BOPE e a CORE para prendê-los. O que não ocorreu, era só uma ameaça, mas elevou a temperatura.
7) Um grupo de Coronéis do CBMERJ entrou recentemente no Ministério Público e na ALERJ com uma queixa crime contra o atual comando. A presença desses Oficiais na mobilização poderá ser um fator de maior tensão por parte do comando do Corpo de Bombeiros.
8) Parlamentares já confirmaram presença na mobilização.
Penso que tudo possa se desenvolver com tranquilidade, porém o planejamento deve ser amplo, sobretudo se a ordem do governo Sérgio Cabral for criar qualquer obstáculo para os mobilizados.
Não posso imaginar qualquer forma de conflito entre Bombeiros e Policiais Militares, isso seria o fim, um escândalo de proporções internacionais, no país que pretende realizar uma Copa do Mundo em 2014.
Todos precisam ter muita paciência e compreensão, a crise é grave, eu diria muito grave.
Encerrando deixo uma reflexão para a tropa da Polícia Militar:
- Heróicos Policiais Militares, imaginem se na luta por melhores salários e por condições adequadas de trabalho, hoje, Bombeiros e Policiais Militares se concentrassem na Candelária, saindo os BMs para o QG do Corpo de Bombeiros e os PMs para o QG da Polícia , tudo ordeiramente e pacificamente, locais onde as tropas acampariam até a solução dos problemas.
História.
Uma história que nesta 2a feira, apenas os Bombeiros escreverão.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

CEL PAUL,O CONFLITO PODE GERAR INDGNAÇÃO NOS DEMAIS BOMBEIROS DE SERVIÇO,E ATÉ OS QUE ESTIVEREM EM CASA E O PESSOAL AMEAÇAR COM GREVES POR CONTA DO CONFLITO,VAI SER O CAOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,COM TODO RESPEITO QUE TENHO AOS IRMÃOS DA POLICIA MILITAR,A NOSSA PASSEATA SERÁ PACIFICA,SE DEUS QUISER ESTAREI LÁ PELO MENOS COM 60 BOMBEIROS DE MINHA UNIDADE,PELA PRIMEIRA VEZ!

Heróis. disse...

A civil não vai se meter, ainda existem muitos que se lembram de 1991, quando tentaram fazer gracinha no maracanã!!!!
Se a pm for medrosa e tentar trair os heróis, não tenham dúvidas, se não fizerem o mesmo que fazem na favela, vão se lembrar de 2011.

vejam o vídeo, olhem as espressões quando gritam: NEM UM PASSO DAREMOS ATRÀS.


Os que estão de serviço e de folga, ao ficarem sabendo da covardia. será que também vou trair os heróis?

As praças são do povo, as praças servem ao povo, as praças nunca deixaram de servir ao próximo. ao contrário das estrelas. estas só aparecem, depois que os trabalhadores já fizeram o serviço. aí ela ficam lá de cima brilhando. Em apocalipse 12 diz: Um terno das estrelas caíram com uma só rabado do dragão. Naõ tenham medo estrelinhas, ele está em NY.

Anônimo disse...

A hora de provar o que é CORAGEM, INDIGNAÇÃO E VERGONHA NA CARA é essa.

Mesmo aqueles que sobrevivem na "corda bamba" da grana ilícita e fácil, sabem que nada é eterno.

Os que de forma mesquinha, ficam discutindo questões secundárias e se lamentando nos blogs, devem ter consciência da importância de sua mobilização.

Os Bombeiros são queridos pela população devido a sua coragem, aliada ao tipo de missão que exercem.

Os Policiais embora criticados, mau vistos e hostilizados por grande parcela da população, "ainda" são vistos como CORAJOSOS GUERREIROS.

A sua inércia frente à mobilização dos Bombeiros que lutam por ideais comuns aos de todos os profissionais da segurança, pode macular de vez perante a população tal visão.

Anônimo disse...

Falando em BOMBEIROS.

Só existem GUARDA - VIDAS na Corporação???

Cadê o restante dos Bombeiros?????

Estão fazendo o mesmo que os policiais - NADA.

Anônimo disse...

negativo,varios profissionais de enfermagem da corporação irão,qbms 6,11.

Anônimo disse...

DIÁRIO DO BOMBEIRO MILITAR - NOVA POSTAGEM DEPOIS DE 2 MESES
Lá se vão quase 02 meses que não publico sequer um artigo neste blog, mas a situação requer um posicionamento e revi a decisão de ter me mantido calado nesse tempo.
Depois das duas punições disciplinares que sofri (12 dias de prisão + 05 dias de detenção) e de mais uma transferência de OBM (do 2ºGSFMA - Magé para o 23ºGBM - Resende), decidi reorganizar pensamentos e atitudes e eis que nesse tempo surgiu um movimento como nunca antes visto na história do CBMERJ.
Bombeiros, exclusivamente PRAÇAS BM, se organizaram para demonstrar a insatisfação proporcionada pela diferenciação de tratamento dispensado às diversas qualificações do CBMERJ, pelas inúmeras gratificações criadas no atual governo/comando e pela degradante política remuneratória implementada pelo governo estadual a seus militares estaduais. Confesso que senti e ainda sinto uma "inveja boa" (se é que isso existe) de não ter idealizado e organizado tal movimento. Fato é que depois de faixas em aviões voando pela orla do Rio, bombeiros transferidos "por necessidade de serviço" para a baixada e mobilizações em frente a diversos quartéis, a mobilização parece ter tomado rumos jamais esperados pelo mais otimista dos mobilizados. TODOS o grandes jornais vêm acompanhando a luta de nossos militares na busca por DIGNIDADE para TODOS da corporação, inclusive para os que os punem e transferem.
Quando iniciei minha participação nas diversas manifestações dos últimos anos, não acreditava que um dia chegássemos a esse nível de conscientização da TROPA. Mas, felizmente, para minha surpresa, "o elefante descobriu estar amarrado ao barbante"!
Os avisos de que a insatisfação da TROPA era avassaladora foram muitos... mas preferiram acreditar que eram gritos isolados de um capitão!
Por dever de ofício, estarei em Resende e não poderei participar da marcha, mas desejo a todos que dela participar muito sucesso e que jamais se deixem desviar da luta pelo bem comum a todos nós BOMBEIROS!
E jamais deixem de acreditar que JUNTOS SOMOS FORTES!

FONTE: DIÁRIO DO BOMBEIRO MILITAR

Anônimo disse...

ISSO NÃO é da competençia da cívil, eles deveríam se juntar aos amigos mobílizados!

Elias disse...

Digo,que o policial militar é solidario aos companheiros Bombeiros e sabemos que a luta é justa. Seria um erro se os oficiais da Policia Militar obrigassem a tropa a entrar em confronto,pois perderiam o comando da tropa e os nobres bombeiros,iriam ver o inicio de uma mobilização conjunta.A verdadeira PM,só aguarda um movimento errado da cupula, neste grande jogo de xadrez.
Juntos somos fortes.

Anônimo disse...

"A verdadeira PM,só aguarda um movimento errado da cupula, neste grande jogo de xadrez".

Elias me desculpe, mas "traduzindo para o popular" - ESTÃO SE BORRANDO DE MEDO E USANDO OS BOMBAS COMO COBAIAS!!!!