quinta-feira, 24 de março de 2011

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, TIROS PARA CALAR AS DENÚNCIAS - REPERCUSSÃO.

- O GLOBO
BLOGUEIRO QUE CRITICA POLÍTICOS SOFRE ATENTADO (leia).


- Globo News (vídeo).
- O GLOBO - RICARDO NOBBLAT - Geral

Blogueiro Ricardo Gama é baleado em Copacabana
O blogueiro Ricardo Gama foi baleado no fim da manhã de [ontem] na Rua Santa Clara, próximo ao Bairro Peixoto, em Copacabana. Ele foi atingido por três tiros: um atravessou sua cabeça, outro feriu seu pescoço e um terceiro atingiu seu ombro direito. Segundo policiais militares do 19º BPM (Copacabana), os tiros foram disparados por homens que o abordaram num carro prata.
Populares o socorreram e o levaram para o Hospital Copa D'Or, no mesmo bairro. Ele passará por uma cirurgia na noite desta quarta-feira, para limpeza da área atingida pelos tiros. De acordo com o hospital, ele passou a tarde lúcido, com leve perda de visão num dos olhos.
O blog de Ricardo Gama costuma tratar de assuntos polêmicos, relacionados quase sempre à política e a casos de polícia. Em suas postagens mais recentes, ele fazia comentários, por exemplo, sobre um "empresário" que abasteceria a Favela da Rocinha de cocaína que estaria de volta às ruas.
Em outro texto, ele afirma: "cinco vagabundos da quadrilha do traficante Nem da Favela da Rocinha envolvidos em tiroteio em hotel estão voltando para o Rio de Janeiro".
A página dele também é marcada pela oposição ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes. Foi ele, por exemplo, que nas eleições no ano passado, divulgou o vídeo do adolescente Leandro, em que Cabral aparecia chamando o jovem de "otário", durante a inauguração de obras do PAC de Manguinhos, em 2009.
Também durante as eleições, ele publicava posts em que pedia votos para o então candidato do PR ao governo, Fernando Peregrino, ligado ao deputado federal Anthony Garotinho.
- JORNAL O DIA
Blogueiro sofre atentado a tiros em Copacabana
Advogado que critica governos e policiais é atingido por quatro disparos, três deles na cabeça
POR ISABEL BOECHAT
Rio - O advogado Ricardo Gama, de 40 anos — autor de um blog na Internet em que faz críticas pesadas a autoridades estaduais e municipais, policiais e milicianos —, sofreu um atentado, ontem de manhã, na Rua Santa Clara, em Copacabana. Ele foi atingido com três tiros na cabeça e um no pescoço, quando caminhava na calçada. De acordo com testemunhas, os disparos foram efetuados por ocupantes de um Ford Ka prata.
O blogueiro foi socorrido por pedestres e levado para o Hospital Copa D’Or, onde passou por cirurgias. Até o fim da noite, seu estado de saúde era considerado grave. Para o delegado Bruno Giladerte, da 12ª DP (Copacabana), a principal hipótese é de que o crime tenha relação com as críticas que Gama fazia na Internet.
“Temos ali várias pessoas que poderiam ter se sentido ofendidas ou mesmo que poderiam ter como objetivo silenciar o que ele vinha escrevendo”, afirmou o delegado. Agentes estiveram em prédios da rua à procura de imagens de câmeras de seguranças em que os bandidos apareceriam.
Candidatura
Ano passado, Gama tentou uma vaga de deputado estadual pelo Partido da República (PR), liderado pelo deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho. Amigo do blogueiro e ex-candidato ao governo estadual, Fernando Peregrino contou que o advogado chegou lúcido ao hospital. Ele acredita em crime político.
“Foi um atentado para matar mesmo. Vários tiros disparados em sua cabeça. Quem faz isso faz com motivações. Ele critica pessoas poderosas, mexe com instituições poderosas. Acreditamos, sim, em uma retaliação e um aviso aos demais que fazem o mesmo. Para nós, foi um crime político com dois objetivos: calar a boca do Ricardo e avisar aos que fazem denúncias contra as políticas de segurança, governamentais e sobre a milícia, que fiquem calados”, afirmou Peregrino.
O ‘aviso’, na opinião dele,seria dirigido a Garotinho e ao coronel Paulo Ricardo Paúl, ex-corregedor da PM, que também faz críticas ao governo em seu blog.
Repercussão na Internet
Ricardo Gama ficou famoso na Internet ao postar em seu blog vídeo em que o governador Sérgio Cabral chama de “otário” um jovem, durante visita a obras do PAC, em Manguinhos.
A fama do polêmico blogueiro fez o atentado ganhar rápida repercussão em microblogs e sites de relacionamento, ontem. Internautas comentaram o crime e mandaram mensagens e orações para Gama.
O coronel Paúl, que esteve no hospital, disse que ainda é cedo para falar em conotação política.
- JORNAL EXTRA (leia).
- BLOG DIÁLOGOS POLÍTICOS (leia).
- REDE TV (leia).
- JORNAL DE LONDRINA (leia).
- SITE CLICA PIAUÍ (leia).

- BLOG DO GAROTINHO
23/03/2011 19:26
Tentativa de assassinato de Ricardo Gama é um atentado à democracia no Rio de Janeiro
Não resta a menor dúvida de que tentaram calar o blogueiro Ricardo Gama. Os três tiros que o atingiram esta manhã, perto de casa, em Copacabana foi um atentado a quem vem denunciando fatos que acontecem no Rio de Janeiro, que contrariam interesses poderosos.
Hoje, fiz um aparte no plenário da Câmara de Deputados, conforme poderão ouvir clicando no ícone disponibilizado abaixo do documento.
Fiz um requerimento ao presidente Marco Maia, para que a Câmara de Deputados crie um grupo para acompanhar o inquérito sobre a tentativa de homicídio de Ricardo Gama. O requerimento foi assinado também pelos deputados fluminenses Miro Teixeira (PDT), Dr. Aloísio (PV), Washington Reis (PMDB) e Walney Rocha (PTB). Vejam a reprodução. (leia o requerimento)
Agradeço a todos que encaminharam links, vamos continuar divulgando a repercussão do atentado contra Ricardo Gama, contra a liberdade de imprensa, contra a liberdade de imprensa, contra a cidadania, contra a democracia e contra TODOS NÓS!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Mr X disse...

jornal odia sempre tendencioso , tem muito jornal ai que não tem opnião propria ou precisa maquiar a reportagem , porque recebe grana do cabral.

Anônimo disse...

A BAND noticiou em Rede Nacional em seus telejornais ontem.

Anônimo disse...

Notícia internet Espanha - Ricardo Gama

http://www.nortecastilla.es/agencias/20110324/mas-actualidad/vida-ocio/pide-investigar-posible-arreglo-cuentas_201103241713.html