domingo, 27 de março de 2011

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: O ATENTADO CONTRA RICARDO GAMA E A SEGURANÇA DE TODOS NÓS.

Os nossos leitores habituais sabem que considero a minha segurança pessoal uma responsabilidade direta do governo Sérgio Cabral, escrevi sobre isso algumas vezes nesse espaço democrático e com mais ênfase logo após Mário Sérgio ter fragilizado ainda mais essa situação. Infelizmente, não posso contratar seguranças pessoais, comprar carros blindados ou circular em helicópteros, sou um Coronel de Polícia que ganha menos que um Capitão de Polícia do Distrito Federal.
Obviamente, o governo Sérgio Cabral é tão responsável pela minha segurança, quanto pela segurança de cada um de nós, cidadãos fluminenses, pois esse é o seu DEVER e nosso DIREITO. Todavia, existem alguns aspectos que me tornam uma possível vítima:
1) Sou o Oficial da PMERJ que mais tempo atuou na área correcional combatendo a banda podre institucional, cerca de dez anos.
2) Chefiei a 1ª DPJM por quase três anos e por igual período exerci a função de Corregedor Interno, sendo o Coronel que por mais tempo exerceu a amarga missão.
3) Há três anos possuo um blog onde crítico diariamente todos os erros do governo estadual, além de apresentar várias denúncias, principalmente na área da segurança pública. Além do blog, atuo efetivamente nas redes sociais (twitter, facebook e orkut) com idêntico objetivo.
4) Embora tenha sido aposentado compulsoriamente pelo governo Sérgio Cabral, continuo atuando na linha de frente e rotineiramente apresento denúncias formalmente ao Ministério Público e em outros órgãos.
5) Organizo e participo de atos públicos cívicos e ordeiros por todo estado do Rio de Janeiro, sendo a maioria deles contra os desmandos governamentais.
Em síntese, desafetos não me faltam, assim sendo, ratifico que a minha segurança pessoal é responsabilidade do governo Sérgio Cabral. A responsabilidade sobre a segurança pessoal dos meus entes queridos essa é responsabilidade direta do governador Sérgio Cabral. Escrito isso vamos tratar do problema do momento: a segurança do nosso amigo Ricardo Gama.
Nosso blogueiro foi vítima de um atentado covarde ocorrido no dia 23 MAR 2011, às 10:00 horas, no bairro mais policiado do Rio de Janeiro, o bairro de Copacabana, onde existem UPPs, dois batalhões da Polícia Militar e duas delegacias da Polícia Civil. Se isso ocorreu em Copacabana, imaginem o que pode ocorrer nos bairros da Zona Norte, da Zona Oeste, da Baixada Fluminense, da Grande Niterói, do Interior, etc.
Isso significa que o Rio de Janeiro ainda não possui nem mesmo um simples esboço para construir uma política de estado na área da segurança pública e que as pessoas ameaçadas precisam de uma atenção especial.
Ricardo Gama sobreviveu, logo deixará o hospital e retornará a sua vida normal ou quase normal, pois precisará por muito tempo de segurança especial durante 24:00 horas, diariamente, sobretudo enquanto a Polícia Civil do governo Sérgio Cabral não conseguir entregar ao poder judiciário o(s) responsável (eis).
Espero que o governo Sérgio Cabral esteja pensando no esquema de segurança que montará para o nosso amigo Ricardo Gama e familiares, aliás, espero que esteja preocupando com a segurança dele inclusive enquanto estiver internado.
Nós vamos continuar lutando, denunciando e cobrando do governo.
Temos dois atos programados contra a violência no Rio de Janeiro.
- Dia 30 MAR 2011, às 19:00 horas, em Copacabana (Bairro Peixoto).
- Dia 01 ABR 2011, às 17:00 horas, em frente ao Palácio Guanabara (Laranjeiras).
Participem e divulguem.
A luta continua.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o Ricardo Gama já mandou mensagem pro twitter via BlackBerry®.
eu não entendo nada de twitter.

http://twitter.com/ricardo_gama

Anônimo disse...

Sou o Oficial da PMERJ que mais tempo atuou na área correcional combatendo a banda podre institucional, cerca de dez anos.

quantos oficiais da banda podre você exclui??

ah esqueçi você so excluiu praça!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sim o RG andou tentando twittar.
Caro anônimo, tal argumentação não faz qualquer sentido, não perca seu tempo com isso. Quem conhece a minha atuação na CIntPM dá garagalhaas quando alguem escreve como você. Não entre no time que acredita que repetindo uma mentira muitas vezes ela acaba passando como verdade. Use seu tempo para estudar a história da PMERJ.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Não conheço nenhum oficial anônimo, a não ser que sua patente interaja entre o oficialato e o anonimato. Já que é o Oficial lotado há mais tempo na CIntPMERJ, dá uma força para que ela cumpra seu Poder Dever e dê despacho em documento protocolado sob o nº 13.815/2008 de 08 de julho de 2008, o qual nem a CGU consegue fazer andar. Prevaricar é crime.

Alexandre, The Great disse...

Esse "anônimo 27 de março de 2011 17:41" é um comédia.
Quem "exclui" (demite seria o termo correto) Oficiais é o Tribunal de Justiça. Praças são excluídas pelo Comandante Geral e não pelo Corregedor.
Se estudasse um pouco mais, ao invés de ficar escrevendo asnices, talvez pudesse se tornar um juiz, ou um del pol até.

Anônimo disse...

CASO ANTIGO....SERA QUE JA ESTA EXCLUIDO ???? CEL.PAUL..SEI QUE NAO É CULPA DO SENHOR...É O SISTEMA...ACHO Q O SR. DEVERIA EXPLICAR COMO FUNCIONA UMA EXCLUSAO DE UM OFICIAL...E COMO TBM EXPLICAR SE O SENHOR COMO CHEFE DA DPJ TENTOU ALGUMA VEZ MUDAR O SISTEMA .... OBRIGADO...DEIXO AQUI UM EXEMPLO :De acordo com a denúncia do Ministério Público, o comando da milícia era exercido pelo sargento PM Dalmir Pereira Barbosa; por seu irmão, Dalcemir Pereira Barbosa; pelo major PM Dilo Pereira Soares Júnior, o Major Dilo; e pelo capitão PM Epaminondas de Queiroz Medeiros Júnior, o Capitão Queiroz. Getúlio Rodrigues Gamas, assassinado em 28 de maio deste ano, também chefiava a milícia. Os cinco assumiram a propriedade da Cooperativa de Transporte Alternativo Rio das Pedras, e de diversos comércios e prédios na favela, recebendo participação nos "negócios ilícitos" (a cobrança da "taxa de segurança", exploração de "gatonet", monopólio de venda de botijões de gás, etc.).

SERA QUE FORAM EXPULSOS DA PMERJ ????

Anônimo disse...

Pául o amigo ja leu este texto. Vale muito a pena você ler. É uma pena que a imprensa chapa branca só queira vender a ideia do rio "pacificado" quando o que esta ocorrendo é bem mais grave.
http://lheiterer.blogspot.com/2010/11/o-crime-so-esta-se-reestruturando-no.html

Anônimo disse...

Pául já viu este video?
http://www.youtube.com/watch?v=8YfnQdCZ8jc

Eu tava fuçando a internet e encontrei.

PS:Vê, mas não publica. Depois do que ocorreu com o nosso amigo Ricardo todo cuidado é pouco com essa gente.

Anônimo disse...

Alexandre, The Great, sem deixar de informar, você esquece que antes do Comandante Geral excluir ou demitir, como queira,outro oficial realiza o PAD, ou até mesmo a CintPM cansou de evocar para si, politicamente, o procedimento.
O Comandante Geral tantas vezes não concordando com o colegiado, mesmo assim demitia, excluia, mandava embora, expulsava, etc... o praça. Todas essas idéia reflete o entendimento.
Agora se você estudar mais profundamente verá que tanto o oficial como o também praça deveriam ser submetidos ao Tribunal de Justiça.
Ass> Major PM Combatente.

Anônimo disse...

O capitão Argolo foi preso 3 vezes furtando carro,foi reformado como louco,se fosse soldado,ah...........

Anônimo disse...

Pául dá uma olhadinha pq estão botando os Super GPAES no morro.
Moradores do Rio protestam contra desapropriações na Zona Portuária
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/03/moradores-do-rio-protestam-contra-desapropriacoes-na-zona-portuaria.html
Detalhe a Providência sempre foi um dos morros mais bem armados do Rio de Janeiro e o governo ocupou sem nenhuma reação.
Agora que o estado domina a favela, vai tirar o povo pra transformar o Rio numa cidade para turista.

Anônimo disse...

mudou o discurso coronel??ja vi varias entrevistas suas em que voce mesmo diz que excluiu varios policiais e agora vem esse babo ovo do alexandre "pequeno" dizendo que quem exclui o comandante geral?? como diz o caomentario do major combatente "O Comandante Geral tantas vezes não concordando com o colegiado, mesmo assim demitia, excluia, mandava embora, expulsava, etc... o praça. Todas essas idéia reflete o entendimento." ou seja o que o coronel paul falava, o comger aceitava. entao seu babo ovo, asnice fala voce!!vai estudar para ver se voce consegue ter opinioes proprias !!!

Anônimo disse...

A QUESTAO AQUI É SE O CEL.PAUL VENDO QUE OS OFICIAS NAO ERAO DEMITIDOS SE ELE TENTOU ALGUMA VEZ MUDAR O SISTEMA, SERA QUE ELE COMO OFICIAL NAO PODERIA TENTAR MUDAR O "SISTEMA" ???????