quarta-feira, 23 de março de 2011

A MISÉRIA DO MILITAR ESTADUAL - MARI TORRES - ESPOSA DE POLICIAL MILITAR.

A miséria do militares estaduais no RJ (policiais e bombeiros militares) funciona neste grande corpo institucional como a metástase de um câncer no corpo humano: há pontos sadios e outros doentes tumorosos convivendo lado a lado. Ou seja, há militares estaduais vivendo somente em troca de seus salários miseráveis (maioria absoluta), enquanto o governo blefa e faz barulho na imprensa ao doar gratificações a um pequeno grupo mediante critérios que desmerecem ainda mais quem não tem a chance de estar nos dias e nos lugares certos em que “a criminalidade diminui”. Os militares estaduais dentro dos quartéis são a espinha dorsal dos que estão combatendo nas ruas. Cada um cumpre a sua missão com o mesmo empenho e um não existiria sem o outro. Portanto, o critério de privilegiar alguns somente serve para desagregar o todo, pois a maior parte da tropa de BMs e PMs permanece discriminada e em situação de miséria física e moral.
A fila desses miseráveis pode ser vista ao vivo e a cores nos quartéis, e principalmente nos hospitais e clínicas onde, estropiados e adoecidos, aguardam a consulta que não vem e os remédios que não recebem nem podem comprar. O “Estado-papai” de meia dúzia nem mesmo repassa o dinheiro que deles é descontado para o Fundo de Saúde, dinheiro que não pertence ao Estado, eis que retirado a ferrão do parco salário dos militares estaduais. E nesses hospitais e clínicas a tragédia aflora no seu máximo, com os parentes dos militares estaduais em filas de espera que bem traduzem a miséria a que me refiro: miséria física e moral. E ambas matam.
Até quando os militares estaduais suportarão a fome, a falta de moradia condigna, os filhos fora dos bancos escolares e desviados para o crime? Até quando os militares estaduais suportarão a vida miserável vendo seus iguais em carrões e moradias luxuosas sem que isto se explique pela lógica do salário miserável que ganham? Até quando a miséria permanecerá como a peste bubônica a destruir corpos e ânimos dos militares estaduais que nenhum acesso têm às mordomias destinadas com pompas a alguns que fazem o jogo do sistema? Até quando esses miseráveis manterão abertas as portas dos quartéis abertas à entrada e à saída do luxo enquanto vivem morrendo no lixo do descaso governamental?
Até quando, meu Deus!!!!
Por Mari Torres
COMENTO:
Mari é uma guerreira, sou fã dessa brava mulher brasileira.
É um prazer ombrear com ela na luta pela cidadania dos Policiais e Bombeiros Militares.
Ela incorporou o "Juntos Somos Fortes!" e o "Jamais Desistiremos" como poucos sendo um exemplo de cidadania e de luta.
Mari está coordenando a formação de um grupo de esposas de PMs e BMs de todo Brasil para a promoção de um movimento nacional que permita conduzir essa comissão para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Participe e divulgue. Informações na barra direita do blog.
Mari, se todos (as) fossem iguais a você...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Texto bem realista. Se vê que foi inspirado no sentimento de quem sofre as consequencias da nefasta administração da segurança no Estado do Rio de Janeiro. Não só o policial e bombeiro são atingidos, são também afetadas a família e a Sociedade.

Anônimo disse...

Senhora Mari. Se for o mesmo Torres. O conheci na ALERJ em 2002 na luta pela aprvação da lei 3996/2002. Já nesta época, admirei a coragem deste plicial que lutava por melhorias salárias e dignidade aos reformados por acidente de serviço, assim comoo Gomes, que ao ser traido por deputados, foi humilhado dentro da ALERJ por outros policiais, pelo simples fato de defender o que diz a lei, Sendo os policias reformados por doença enganados pelos deputados fizeram acusaçoes e ameaças aos que lutavam pelo que a lei permite, prova disso é que até hoje, a lei não é cumplida por causa dos mesmos deputados que quebraram o veto da governadora benedita, onde no próprio veto, ela jáafirmava que somente os reformados por acidente em serviço, teriam direito a promoçõ ao posto máximo.
Meus respeito e admiração por sua luta e do seu marido.

Anônimo disse...

Coronel,

Eu abracei o Movimento Juntos Somos Forte, por ter um pensamento voltado para nossa Policia Militar, lutar pela causa do Policial Militar é uma coisa que me enche de alegrias, essa luta é minha é sua é nossa é de todos. Conte comigo sempre estamos juntos.

JUNTOS SOMOS FORTE !!

EM RESPOSTA AO NOSSO AMIGOS ANONIMO, SOU EU SIM MARI TORRES, ESTOU ENGAJADA NA LUTA DESDE 1994, ENTREI E NAO SAI MAIS. OBRIGADA PELA FORÇA.

MARI TORRES.

Alexandre, The Great disse...

Não há nenhuma dúvida quanto ao espírito guerreiro e destemido desta mobilizada; o GRANDE problema é A QUEM irá pedir algo tão importante para nós: aquela que quer nos destruir, simplesmente.

Anônimo disse...

É lamentável o que fizeram com o guerreiro Ricardo Gama,mas ele vai sair dessa, Deus é justo.

Anônimo disse...

Encontro sempre com essa moça nos moviemntos, guerreira incansavel nao a conheço mas me parece ser uma moça muito séria e muito preopcuapada com a classe. Coronel um dia desses vou me apresentar ao senhor e quero que o senhor me apresente a ela ta bom?

Um Sgt. PM cheio de desilusoes com a PMERJ.