terça-feira, 29 de março de 2011

A PMERJ E A MAIOR MENTIRA DO MUNDO.

Em um país distante transcorria um concurso internacional de mentiras para escolher a maior de todas. O último concorrente a se apresentar foi um Policial Militar do Rio de Janeiro e diante de milhares de pessoas, contou a sua mentira:
- O POLICIAL MILITAR É O PATRIMÔNIO DA PMERJ.
Uma frase, simplesmente.
O intérprete oficial a traduziu e ficou esperando o restante da narrativa, quando tão surpreso quanto os assistentes, ouviu o PM dizer:
- É só isso. Eis a maior verdade do mundo.
O presidente do júri pediu que ele explicasse melhor e o PM começou:
- No Rio de Janeiro, tal frase está escrita em todos os quartéis da Polícia Militar, o que faz com que todos acreditem que a corporação e o governo tratam muito bem o Policial Militar, essa é a grande mentira, pois na verdade tanto a Polícia Militar quanto os governantes tratam os PMs como se fossem apenas números para compor as escalas de serviço.
- Na fase do concurso, embora exista lei estadual que proíba tal prática, a Polícia Militar exige que façam exames de saúde sem arcar com essas despesas, o que faz com que cada um gaste mais de R$ 1.000,00.
- Logo ao entrar na PMERJ, o jovem PM passa por uma série de dificuldades no curso de formação. Os alojamentos são desconfortáveis, a comida é ruim e atualmente os alunos estudam em containers, sem janelas, onde se agrupam 50 alunos. Imaginem a qualidade do ar.
- Ficam três ou quatro meses sem receberem qualquer pagamento, tendo que arcar com todas as despesas familiares, às quais se somam as despesas de passagem para ir e vir do quartel.
- Sem dinheiro para nada, pedem empréstimos em financeiras que atuam dentro do próprio quartel e já começam a vida profissional completamente endividados.
- Ao final do curso, embora regulamentação determine a distância máxima entre a casa e o quartel, alguns são classificados a centenas de quilômetros de distância de suas residências.
- Os salários pagos pelo governo são os piores pagos no país para PMs.
- As condições de trabalho são péssimas, alguns quartéis e postos chegam a ser insalubres e até com relação aos equipamentos de proteção individual o problema ocorre.
- Trabalham trinta anos ou mais anos sob essas condições.
- Não possuem programa de condicionamento físico e nem de saúde preventiva.
- Os PM descontam para o Fundo de Saúde, mas o governo não faz a sua parte, assim quando precisam de assistência médica esperam meses.
- Ao passarem para a inatividade sofrem ainda mais com os salários miseráveis, isso quando mais precisam em face da idade, pois o atual governo só dá gratificações para pequenos grupos do serviço ativo.
- Os PMs são vítimas da criminalidade existem no Rio de janeiro e são mortos de serviço e de folga, em números sem similares no mundo.
- Os PMs quando morrem, deixam a família na penúria, recaindo todo peso sobre as suas viúvas e órfãos.
Neste instante, por aclamação, o PM ganha o concurso internacional, pois sem dúvida não existe mentira maior que essa:
- O POLICIAL MILITAR É O PATRIMÔNIO DA PMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

11 comentários:

Anônimo disse...

Coronel, e o Bombeiro Militar não foge a regra. Lá o quartel de Parada de Lucas nem comida tem. Nós almoçamos e jantamos uma comida de péssima qualidade. E depois, na seia, só tem uns pãezinhos doces muito ruins. Dpois da janta nós passamos é fome. Essa é a verdade.

Anônimo disse...

No CBMERJ é a mesma coisa, igual ou pior, lembro que quando entrei para a Corporação, isso a 14 anos atrás, já existia essas covardias. Recordo que fiquei aproximadamente 05 meses sem receber nada, com péssima alimentação e alojamento. Na época ainda surrupiaram uma férias, e aí reclamar com quem. Agora sim existe o Sr., mas por décadas é desta maneira.

Anônimo disse...

Rio Pacificado pela mídia e na vida real mais dois baleados.
Tiroteio nas ruas de Irajá deixa dois feridos
Rio - Uma tentativa de roubo a um caminhão de entregas terminou com duas pessoas baleadas em Irajá, Zona Norte da cidade, na no início da tarde desta terça-feira.

De acordo com a Polícia Militar, três bandidos abordaram o veículo na Estrada Coronel Vieira, esquina da Avenida Monsenhor Félix, e já rendiam o motorista quando um PM que passava viu a ação criminosa e resolveu intervir. Houve tiroteio.

Para fugir, um dos criminosos teria tentado roubar um carro Celta que passava pelo local e baleou o dono do automóvel com um tiro na cabeça. A troca de tiros continuou e o bandido acabou sendo baleado pelo policial. O confronto levou pânico ao bairro. Era hora do almoço e as ruas estavam movimentadas.

Os dois outros ladrões fugiram com o caminhão, o abandonando minutos depois em uma rua próxima ao Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Os dois feridos foram levados para hospitais não informados. O caso será apurado pela 29ª DP (Madureira).
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/3/tiroteio_nas_ruas_de_iraja_deixa_dois_feridos_154121.html

Anônimo disse...

Pául não pacificaram nem a capital e agora estão jogando para a torcida pro interior
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/upp-de-macae-pode-ser-implantada-no-ano-que-vem-diz-governo-20110329.html

Anônimo disse...

Pául vc viu isso...
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/3/informe_do_dia_projeto_de_wagner_montes_permite_publicidade_em_fardas_153984.html

O Wagner Montes está achando que PM e PC são times de futebol..
Quer botar patrocínio na farda...

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/3/informe_do_dia_projeto_de_wagner_montes_permite_publicidade_em_fardas_153984.html

Isto é jogar o nome da instituição no lixo. Vai faltar so o narrador pra quando a PM subir a favela narrar a ação e dizer pmerj é patrocidada por tintas suvinil a melhor do brasil...

Façam alguma coisa..

Anônimo disse...

mas o policial gosta de sair as ruas e se apresentar como o dono do mundo em primeiro lugar o policial deve respeitar as leis e exigir ser respeitado e no ficar puxando saco de oficiais e outras autoridades

Anônimo disse...

Um dos maiores problemas que vejo na instituição é a mesma ser militarizada e subordinada diretamente a deputados estaduais.
Uma instituição sem vida própria e nas mãos de deputados. Deputados que em muitas das vezes se parecem mais com milicianos do que parlamentares... E assim, com grande influência nos comandantes, só pode dar errado.
A PMERJ tem que ter vida própria. O político tem que se limitar a indicar o Secretário de Segurança, mais nada.
Camaradas, nas próximas eleições só votem em pessoas realmente amiga da polícia. Cuidado com os embusteiros.
Boa sorte ao Cel. Paúl.

Anônimo disse...

Para complementar minha opinião.
A maior patente na PMERJ não é coronel. A maior patente é deputado. E vejam bem, normalmente eles indicam os comandantes e mesmo assim não se mostram amigos da tropa. Sempre votam na Assembléia contra os policiais.
Vamos prestigiar mais os verdadeiros amigos.

Anônimo disse...

tudo verdade!!!!!!!!!!

cabo de policia disse...

GOSTARIA DE APROVEITAR ESTE ESPAÇO VALIOSÍSSIMO PARA TORNAR PÚBLICO O EXCELENTE COMANDO DA TEN CEL MÁRCIA,DIRETORA DA DIRETORIA DE INATIVOS E PENSIONISTAS DA NOSSA PMERJ,TRATA-SE DE UMA COMANDANTE EXTREMAMENTE HUMANA,PROFISSIONAL DEDICADA,QUE RECONHECE OS VALORES DE SEUS COMANDADOS,TORNANDO EXTREMAMENTE SALUTAR ERVIR SOB SEU COMANDO!QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE CORONEL MÁRCIA!ASS. SEU COMANDADO.

Alexandre, The Great disse...

Frase instituída pelo Cel PM Dorasil Castilho Corval(se não me engano); transformou-se, ao longo dos anos, e, pilhéria, deboche, e tudo por culpa dos próprios Coronéis de Polícia, que não se dão ao respeito e se corrompem - por cargos ou por dinheiro da rua mesmo, é tudo igual.
Qual a diferença entre não receber propina do jogo dos bichos, mas receber uma gratificação de 7.500,00 para virar "highlander" e subserviente a algum político?
Tropa de Elite 2 mostrou isso. Ou não?
Qual a diferença entre receber uma propina da rua e usar a viatura oficial, o motorista, o combustível, para levar e buscar o filho na escolinha, a esposa no shopping, etc??? Existe diferença entre eles? Corrupto classe A e corrupto classe B? Será que vc vai publicar esse, Cel Paúl?