segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMANDANTE, MAIS TÉCNICA, MENOS POLÍTICA, A PLATÉIA JÁ CANSOU...

Um fato que nos preocupou com a posse do atual Comandante Geral da PMERJ, conforme já escrevemos, foi a percepção de que o Policial Militar que existe nele, tinha sido remoldado pela política.
Os primeiros anúncios foram próprios de quem jogava para a platéia, anunciando medidas sensacionais, como "mais 1.000 policiais nas ruas em uma semana", sem o indispensável planejamento prévio, pois a ordem para o levantamento das disponibilidades foi simultânea ao aviso.
A supressão da cerimônia de passagem do Comando Geral e a supressão de todas as passagens regulamentares de comando, para sinalizar uma "pressa" em consertar, uma disposição incomum para o trabalho.
O não uso do fardamento previsto para o Comandante Geral, sem antes suspender a regulamentação a respeito, para dar uma idéia de simplicidade, foi outro ato com clara assinatura política.
Isso sem falar na polêmica frase "antiguidade não é posto", para justificar o "chute" dado nos Coronéis mais antigos, na "cerimônia do aperto de mãos".
E, assim, agindo politicamente, Mário Sérgio vai se afastando da boa técnica e da boa ética, como na nomeção do comandante do BOPE, um Oficial que estava há mais de 10 anos fora da Polícia Militar. Tal ato foi a coroação do "caveira político" ou do "político caveira", diante dos claros sinais de apadrinhamento.
Agora o político deu um tiro na cabeça ao anunciar o aumento do tempo para promoção por tempo de serviço, sem oferecer nenhuma contrapartida, um salário digno, por exemplo.
Todos são favoráveis ao critério do merecimento intelectual para as promoções, todavia, precisamos analisar todos os apectos envolvidos, antes de sair fazendo anúncios para a mídia.
Esqueceu-se o Comandante Geral que é muito discutível a diferença entre "direito adquirido" e a malfada "expectativa de direito", uma saída interpretativa para fugir do regramento legal.
O Soldado de Polícia, no dia seguinte, começa a contar seu tempo para ser promovido a Cabo, portanto, o Estado não pode simplesmente dizer para ele, lamento, vou aumentar o seu tempo para promoção.
Igual raciocínio podemos adotar no caso da alteração feita no Estatuto dos Policiais Militares pelo governador com apoio da ALERJ, como represália, diminuindo o tempo de permanência dos Coronéis de Polícia de 6 para 4 anos.
Certamente, apesar de toda influência política, mais cedo ou mais tarde, o Judiciário vai reconhecer esse direito, sobretudo porque tal alteração causou significativo prejuízo financeiro, como causará aos Soldados, Cabos e Sargentos, o aumento do tempo para promoção.
A vida já ensinou que o açodamento político causa catástrofes, como as causadas pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), ávido para se vingar de Coronéis de Polícia honestos e competentes. Portanto, um pouco de calma, mais técnica e menos política, não fazem mal a ninguém.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem acho justo o policial ter que estudar, mas o que falar sobre os policiais militares com o RGs 53 a 55 mil, todos estes policiais foram injustiçados ficando de 13 a 14 anos sem a chance de fazer uma prova para cabo ou sargento, será que esqueceram o que aconteceu com 1992, onde todos que fizeram a inscrição para o concurso do CFS foram aproveitados, até mesmo aquelas com média abaixo de 5,0. Como ficaria este Policiais Militares, que hoje estão completando 20 anos ou prestes a completar, será que mais uma vez seriam deixados de lado por nossa coorporação. Bem como já foram muito prejudicados nesta Policia, posso esperar novamente ser arrebentado.
Porém quero dizer, que no tempo que não tive oportunidade de estudar na PMERJ, pois quando saiu prova para o CFS, em 92 tinha que ter 03 anos de policia, eu só tinha 02 anos, quando saiu prova para o CFS em 98, só poderia fazer a prova CB cursado ou com divisar confirmada, eu era cabo porém não tinha confirmado a minha divisa, por culpa da PM, em 2002 novamente teve a prova para o CFS porém novamente por culpa da PM eu ainda não tinha confirmado a minha divisa, só conseguindo reunir os requisitos para ser inscrito em 2004, porém os concursados de 2004sairiam Sargentos em 2005 (novembro) porém eu iria sair Sargento junto com o CFS/05, pergunto a vcs, valeria a pena...
Bem fica aqui meu desabafo, durante 19 anos de policia eu e os outros irmãos destes RGs, foram totalmente colados de lado, por nossa PMERJ.
Obs: Fomos prejudicados pela PMERJ, que como de costume nos prejudicará novamente!!!

Anônimo disse...

COMO O SD VAI ESTUDAR SE TEM QUE FAZER BICO?
POR QUE NÃO MUDA O INTERTICIO SÓ PRA QUEM SE INSCREVER EM NOVOS CONCURSOS PARA PMERJ?
SERÁ QUE É A HORA DE SE PIORAR MAIS ALGUMA COISA PARA O PM?
HÁ QUANTO TEMPO QUE O PM NÃO TEM NENHUMA CONTRAPARTIDA?
VAMOS PARAR DE BRINCADEIRA E DAR LOGO DIGNIDADE AO PM!
ACHO QUE ALGUMAS COISAS DEVERIAM SER DECIDIDAS POR PLEBISCITO! COMO POR EXEMPLO SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E DE DEPUTADOS, SENADORES, VEREADORES E DEPUTADOS.
SERÁ QUE A POPULAÇÃO VOTARIA SALÁRIOS TÃO RUINS PARA MÉDICOS, PROFESSORES E POLICIAIS E TÃO ALTOS PARA GOVERNADORES E DEPUTADOS?
SERÁ QUE O GOVERNADOR, OS DEPUTADOS E OS SENADORES ESTÃO DE

Anônimo disse...

SOU ISENTO, POSSO FALAR DE CORAÇÃO ABERTO.
NUNCA ME BENEFICIEIDO TEMPO DE SERVIÇO.
MAS VI NOS OLHOS DE COMPANHEIROS A ALEGRIA E FELICIDADE DA PROMOÇÃO.
A ALEGRIA DE UM VELHO SOLDADO, MAIS DE 20ANOS DE SERVIÇO E MANGA LISA, DE UM DIA PARA O OUTRO A SURPRESA, CABO. MAIS 6 MESES UM SONHO, SARGENTO. SOLDADOS SEM ESPERANÇA, MUQUISSO, SEM VIDA, BEBERRÃO, REMISSO. SE TRANSFORMANDO DE ÁGUA EM VINHO.
VIRANDO GRADUADO EXEMPLAR, CHEGANDO NO HORÁRIO, FARDA ENGOMADA, NA FOLGA BEM ARRUMADO, PAROU DE BEBER, PAROU DE FUMAR, PASSOU A ANDAR COM A FAMÍLIA, SORRI SEMPRE. QUEM NÃO VIU ESSA CENA NOS QUARTEIS SÃO OS FUTUROS REMISSOS, MUQUISSOS E BEBERRÕES, OS ATUAIS RECRUTAS, POBRES COITADOS, A PARTIR DE HOJE SUA TRITEZA SERÁ VISIVEL PARA TODA A TROPA E POPULAÇÃO. QUE PENA, TRISTEZA GERAL NA FAMÍLIA, LÁ SEI FOI A ÚLTIMA EXPERANÇA DE RECEBER UM AUMENTO. ME LEMBRO QUANDO SAI DO CURSO DE CABO, NOSSA QUE DIFERENÇA. MEU SALÁRIO MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, MAS E AGORA? OS ATUAIS SOLDADOS VÃO TER QUE ADIAR SUA ESPERANÇA DE AUMENTO POR MAIS UMA COPA DO MUNDO, TRISTE CAVEIRA, COMO É TRISTE DESVALORIZAR AS PROPRIAS PERNAS, SACRIFIQUE SEUS BRAÇOS, VOCÊ AINDA PODERÁ IR AONDE QUER. MAS SACRIFICANDO SUAS PERNAS, NÃO CHEGARÁ SOZINHO ONDE DESEJA IR. PRAÇAS, SEM AS PERNAS A POLÍCIA NÃO É NADA MAIS DO QUE UMA INSTITUIÇÃO INVALIDA.

PRAÇA INVALIDO.

Anônimo disse...

DEZEMBRO DE 1995, NO SECULO PASSADO, NUMA ERA NÃO TÃO DISTANTE, MAS COM O MESMO SALÁRIO DE FOME, COM UM COMANDANTE REFORMADO, RETIRADO DO AZILO PARA AFUNDAR DE VEZ COM OS PRAÇAS, DO FUNDO DO MAR, ESTE IDOSO CADUCO, NUM MOMENTO DE LUCIDES, SE ARREPENDE DE SEUS PECADOS, E DO NADA CHEGA UMA ORDEM NO CFAP. MANDE OS SOLDADOS DO CFC SE APRESENTAR AINDA HOJE NO QUARTEL DO COMANDO GERAL. O SENHOR COMANDANTE CORONEL RALF, ORDENA. UM SUSTO AOS JOVENS SOLDADOS, SERÁ QUE NÃO VAMOS SER PROMOVIDOS DAQUI A 3 DIAS? SONHAMOS COM ESTA PROMOÇÃO. E DERREPENTE AQUELE VELINHO DE PIJAMA (TERNO), VEM ATÉ NÓS E NUM GESTO DE HUMILDADE, COMO QUE ARREPENDIDO PELA TORTURA DE 2 VEZES COMANDAR SEM VALORIZAR, COMEÇA SEU DISCURSO NOS PEDINDO DESCULPAS, MAS POR ESTAR DE TERNO, MAS MESMO ASSIM ENTENDO QUE PEDIU DESCULPAS POR ESTAR ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS, ELE NOS DISSE: JOVENS CABOS DESTA CORPORAÇÃO, ACABO DE CHEGAR DO PALACIO LARANJEIRAS ONDE O SENHOR GOVERNADOR NILO BATISTA ACABA DE ASSINAR O PRAÇA DE CARREIRA DOS PRAÇAS, AVISEM AOS SEUS PARES, SUBORDINADOS E SUPERIORES QUE: A PARTIR DE HOJE, EU ANUNCIO COM ORGULHO QUE O SOLDADO COM 8 ANOS DE SERVIÇÃO SERÁ PROMOVIDO A CABO E COM 15 ANOS DE SERVIÇO SERÃO SARGENTO. CONFESSO QUE O COMANDANTE ESTAVA MAIS EMOCIONADO DO QUE OS JOVENS CABOS, POIS A SURPRESA DO PLANO DE CARREIRA PASSOU DISPERSEBIDO DEVIDO A ANCIEDADE E MEDO DE NÃO SER PROMOVIDO A CABO DAQUI A 3 DIAS, SÓ DEPOIS DE SAIR DO QC, ME DEI CONTA DE QUE A ALEGRIA QUE VIVIA EM MINHA VIDA NAQUELE MOMENTO TAMBÉM ESTARIA COM MEUS AMIGOS QUE ERAM MANDA A MAIS DE 20 ANOS. MAS ESTAMOS NO SECULO 20. E AGORA? VOLTAMOS AO TUMULO PELA CAVEIRA.
JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

se este cmt geral quer mostrar que terá muitos soldados, aumentado o tempo de serviço dos praças, deveria aumentar dos oficiais também, acabando com este corporativismo. Antigamente os oficiais demoravam 15 anos para sair capitão ou mais e contando com o tempo de escola, agora depois dos 3 anos de escola, leva só 5 anos para ser promovido a capitão, absurdo querer aumentar o intertício só para praças e como vimos na matéria do jornal o cmt geral disse que os oficiais passam pelo CAO e CSP. E o Praça? CFSD,CFC,CFS,CAS e até QOA. Arrego para mais um político no comando da Briosa!!!!!!
JUNTOS SOMOS FORTE!

Anônimo disse...

Também acho que a tropa não aguenta mais factóides e nenhuma contrapartida.

Se não vai melhorar a situação da poliçada (Oficiais e Praças) com salários dignos de Policiais do esatdo do Rio de Janeiro, segunda maior arrecadação do Brasil, é melhor continuar lá no ISP faturando a sua gratificaçãozinha e bebendo cafézinhos.

Chega de Capitães do Mato, precisamos de Líder....

Anônimo disse...

O Filósofo, que filosofou e derivou e virou só mais um derivativo, ou seja, "FILOSO-FEZ" virou FREGUÊS de um GOVERNADOR BURGUÊS.

Pena, tinha tanto a contribuir,