terça-feira, 28 de julho de 2009

A CIVILIDADE EXIGE: OU CABRAL EXONERA O SECRETÁRIO DO TIRO, PORRADA E BOMBA OU CAMINHARÁ PARA AMARGAR UM PROCESSO DE IMPEACHMENT.

Wadih Damous: Vítimas da insanidade
Comando da PM muda, mas a rotina de mortes de inocentes continua.
Presidente da OAB-RJ.
Rio - "Quem se lembra de Alana, Letícia, Yasmim, Júlia ou Maicon?
Os nomes e os dramas dessas crianças já ocuparam páginas dos jornais quando elas foram mortas por balas perdidas em operações policiais em comunidades pobres. Outros se sucederam no noticiário – como o menino William, morto há uma semana – e alguns nem foram registrados. Mas formam uma lista que parece interminável.
Há um ano, parentes de crianças, jovens, idosos, donas de casa e trabalhadores inocentes vitimas da violência estiveram na Ordem dos Advogados do Brasil, com entidades da sociedade, para pedir mudanças na política de segurança pública. Havia também, irmanados na dor e na indignação, parentes de policiais atingidos pela mesma violência e insanidade.
Desde então, o comando da PM trocou de mãos três vezes. Mas as mortes continuaram, tanto de moradores, como de policiais. A diferença é que os segundos são agentes públicos e profissionais que deveriam estar preparados para o combate à criminalidade – o que não é inteiramente verdadeiro.
Os primeiros são cidadãos – em sua maioria, moradores pobres de áreas violentas, que não podem escolher outro lugar para viver e não têm onde se refugiar das balas.
A OAB/RJ tem recebido famílias enlutadas pela violência, em busca de apoio e orientação jurídica. Aos ofícios e requerimentos às autoridades, cobrando respostas e acesso aos inquéritos, pouca ou nenhuma resposta tivemos.
Anuncia-se nova operação no Complexo do Alemão – onde vivem dezenas de milhares de pessoas honestas. Esperamos que, dessa vez, a Polícia quebre a tradição de mortes e preserve vidas".
Infelizmente, as organizações de direitos humanos, via de regra, esquecem que os Policiais Militares e os Policiais Civis também têm direito aos mesmos direitos humanos que qualquer outro cidadão brasileiro.
Não defendem esses heróis que recebem salários famélicos que os obriga ao segundo emprego, que os desgasta fisicamente e estressa emocionalmente, situação responsável por muitos dos erros praticadso por esses profissionais.
A OAB/RJ não é diferente e nunca, por exemplo, gritou que os Policiais Militares e os Policiais Civis estão sendo empregados em flagrante desvio de função constitucional, pois quem deve atuar preventivamente e repressivamente contra o tráfico de drogas e o contrabando de armas é a POLÍCIA FEDERAL, conforme determina a constituição federal.
Urge que a OAB/RJ erga essa bandeira e lute para que a Polícia Civil passe a investigar e a Polícia Militar a realizar o policiamento ostensivo.
Aliás, nós demos uma ótima oportunidade para a OAB/RJ demonstrar que também defende os direitos dos Policiais Militares, quando comunicamos a execração pública a que foi submetido o Cabo de Polícia Bruno, do 39o BPM.
Por derradeiro, não podemos deixar de concordar com o texto, tendo em vista que a Segunda Batalhão do Alemão deverá ser uma repetição da Primeira Batalha, dezenas de mortos.
Propomos que a OAB/RJ inicie uma coleta de assinaturas de todos os representantes dos organismos de defesa da cidadania e dos direitos humanos, solicitando à Sérgio Cabral (PMDB) que exonere o secretário de segurança, delegado de Polícia Federal Beltrame.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

3 comentários:

Anônimo disse...

SALÁRIOS E OUTROS BENEFÍCIOS DO GOVERNADOR E DOS PARLAMENTARES DEVERIAM SER DECIDIDOS POR PLEBISCITO!
O POVO DEVERIA PODER DIZER SE QUER QUE ESTES GANHEM MAIS DO QUE MÉDICOS, PROFESSORES, POLICIAIS ENTRE OUTROS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
ALGUÉM DEVERIA PROPOR TAMBÉM REDUZIR O Nº DE PARLAMENTARES A METADE, DE FORMA A SER DECIDIDO POR PLEBISCITO.
QUAL VOCÊ ACHA QUE SERIA A RESPOSTA DO POVO?

Anônimo disse...

SR CEL PAUL SUGIRO QUE O SR REALIZE UMA PESQUIZA ATRAVÉS DO SEU BLOG QUE JÁ É UM VEÍCULO COM GRANDE Nº DE ACESSOS. SERIA O SEGUINTE:
VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA DE QUE SEJA REDUZIDO À METADE O Nº DE PARLAMETARES E ACESSORES E FUNCIONÁRIOS DE GABINETES DESTES, BEM COMO LIMITAR À METADE OS BENEFÍCIOS DESTES E DOS CHEFES DO EXECUTIVO, ISSO NAS ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL? O QUE VOCÊ ACHA?

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Vejo que os tempos mudaram mesmo...

Antigamente, os "bandidos" eram presos, com a Polícia utilizando o tal "Elemento Surpresa"!

Credo! Estão anunciando essa Operação no Alemão, à dias...
O Tal "Elemento Surpresa" foi exonerado?
Caiu em desuso?

Ah! Só se o "Alemão" for muito burro, prá ficar lá esperando!

Parece coisa de sujeito traído chegando em casa: assoviando, fazendo barulho, brincando com os cães...
Aff!

CHRISTINA ANTUNES FREITAS