quarta-feira, 29 de julho de 2009

PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, O QUE VOCÊ ESPERA DE QUEM ESTÁ NO TOPO DE SUA INSTITUIÇÃO?

Hoje, reiniciando a nossa caminhada no sentido de comparecer nas Organizações Policiais Militares para conversar com os Oficiais e os Praças, intercalando com os atos cívicos com o Excluído Fardado, estivemos no Quartel General, onde almoçamos no rancho dos Coronéis.
No Quartel General, identificamos a mesma desilusão que encontramos nos Policiais Militares que trabalham nas ruas, uma completa falta de esperança em dias melhores e apenas, uma tênue expectativa com relação à aprovação da PEC 300/2008.
Isso é muito triste, uma tropa que se sente abandonada à própria sorte e sem qualquer alento.
Certamente, os Bombeiros Militares, os Policiais Civis e os Guardas Municipais do Município do Rio de Janeiro, padecem dos mesmos males.
E, desse quadro tenebroso, surge um questionamento, considerando que o organizador desse blog tem sido "criticado" em razão de suas ações, que muitos consideram impróprias para um CORONEL DE POLÍCIA:
- O que os profissionais de segurança pública esperam de seus "líderes" diante desse esfacelamento das Instituições?
Assim sendo:
- O que os Policiais Civis esperam que os Delegados façam?
- O que os Guardas Municipais esperam que os seus superiores façam?
- O que os Policiais Militares esperam que os Coronéis façam?
- O que os Bombeiros Militares esperam que os Coronéis façam?
Por favor, solicitamos que encaminhem respostas, não esquecendo que o organizador desse blog, antes de agir como poderão assistir no vídeo que se segue, adotou os seguintes procedimentos:
- reuniu-se com um grupo de Coronéis de Polícia;
- participou da elaboração da Carta dos Coronéis Barbonos;
- participou de reuniões com o Comandante Geral, com o Secretário de Segurança e com o Governador e sua equipe;
- participou de reuniões na AME/RJ;
- participou de duas Marchas Democráticas; e
- participou (e participa) de dezenas de atos cívicos.
As suas respostas poderão redirecionar as nossas ações, pois o objetivo central da nossa mobilização é ser pragmática, focada na conquista de resultados.
Agora, assistam a mais um "escandaloso" vídeo (ato cívico na ALERJ):
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

5 comentários:

Rick Sardella disse...

Caro Cel Paul,
Quanto às suas questões, quero contribuir com minha humilde opnião.

O que eu espero de nossos comandantes é representatividade. Se nós praças, quanto tentamos fazer qualquer coisa para melhoria institucional, somos punidos. Resta aos comandantes representarem a classe.

Porém, a máquina já está viciada. Os comandantes que sempre buscam promoções para coronel full, ou atém mesmo cargos de confiança, dificilmente irão se indispor com o governo para uma melhoria institucional. Se o fizerem, o governo coloca um fantoche no lugar do insurgente.

Cada um quer defender o seu. Infelizmente a realidade é essa. Vivemos num estado de características extremas. Somos um dos estados que mais recolhe tributos. Um dos estados que pior paga seus servidores. Somos o estado mais violento (só esqueceram de declarar a guerra), e sem sombra de dúvidas, somos o estado mais corrupto do país.

É fato. E contra fatos não há argumentos.

Estou muito desiludido. Continuo fazendo força com meu blog também, pois quero fazer a minha parte. Mas não te escondo, coronel, vou continuar estudando o resto de minha vida para deixar de ser um praça de Sérgio Cabral.

Anônimo disse...

Rcardo Gama.

Lindberg Farias é Prefeito de Nova Iguaçu.

Anônimo disse...

Primeiro foram os policiais militares de Sergipe que realizaram o Tolerância Zero, movimento reivindicatório mais inteligente – e bem sucedido – já visto nas polícias do Brasil e que teve seu início através de um blogue até então desconhecido e ainda hoje anônimo. Além da visibilidade do Capitão Mano, outro grande propagador de ideias e ações foi o Orkut. Sem ele provavelmente muita gente sequer tomasse notícia dos acontecimentos sucedidos. Sendo assim, a internet vem desempenhando um papel fundamental para organização, acompanhamento e divulgação dessas mobilizações.

Em seguida vieram os baianos na contínua luta por melhorias. Eles iniciaram o Movimento Policial Legal (Pela Lei; Com a Lei e Dentro da Lei) – com atuação semelhante ao que foi realizado em Sergipe. Toda a movimentação pode ser conferida através dos excelentes boletins informativos do Abordagem Policial, que tem acompanhado cada passo tomado pelos PMs da Bahia.Lei 273-04

Agora – inspirados pelos colegas da região – chegou a vez dos policiais militares norte-rio-grandenses desencadearem seu movimento. Foi marcada para o dia 01 de agosto uma Assembleia Geral Unificada (entre algumas associações de policiais militares) para debater sobre a elaboração do Estatuto e Código de Ética da categoria e também discutir sobre as ações a serem realizadas para que o Governo cumpra a Lei Complementar Estadual 273/04 (o que na prática é receber o reajuste salarial já definido em Lei desde 2004). Já criaram videos no youtube para divulgar o evento e novamente o Orkut tem se mostrado uma grande ferramenta de propagação. A julgar pelos comentários na comunidade da PMRN, muita gente estará presente no dia primeiro. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.acspmrn.org.br/.

Sabe o que mais chama a atenção nisso tudo? É o poder de mobilização dos policiais nordestinos e o impacto da tecnologia na difusão dos acontecimentos. Na quase certeza de que a situação das PPMM em outras regiões não é diferente, fico imaginando qual será a próxima unidade da federação brasileira palco de movimentação semelhante. Afinal, se deu certo em um Estado por que não dará em outro?

Anônimo disse...

O que espero e que os Coronéis continuem pensando em suas carreiras e em seus cargos, e ainda, que os Oficiais Superiores, principalmente os que não estão no poder no momento dentro da PM, façam de tudo para conseguir algum cargo em órgão público. Ou alguém espera outra coisa?

Anônimo disse...

Companheiros não se iludam, infelizmente a PMERJ é uma instituição dividida. Ela nunca fará greve. Pode parar as PMs do Brasil todo(e quase já aconteceu) que a daqui não pará!!!Dificilmente quem trabalha em determinados setores de policiamento e em determinados batalhões jamais fará isto. E como diz aquela música: Tô nem aí!!!
O sistema leva o PM a pensar em si próprio primeiramente(alguns pensam sempre em si) e depois na sua classe, trata-se de uma auto-defesa, inerente ao ser humano, que eu não sei nem se pode ser condenado por isto. Ele prende alguém, perde horas numa DP,não ganha hora extra, vai depor na folga, as vezes,arruma inimigos por causa disto interna e externamente à PM. Enquanto isto, os que podem estudar( e agora voltou esta regra( passam em concursos externos e internos e melhoram suas vidas. É muita dismotivação.