sexta-feira, 31 de julho de 2009

RIO DE JANEIRO: SALÁRIOS, BOATOS E GRATIFICAÇÕES.

IQUE

Os profissionais de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro padecem a pior crise dos últimos anos no que diz respeito à questão salarial, considerando que os salários alcançaram os mais baixos valores de todo o Brasil.
Tal realidade faz com que boatos surjam em todo momento, uns otimistas e outros pessimistas, resultando em momentos de esperança e de frustração.
A mais nova notícia que circula é o surgimento de uma nova gratificação que seria paga para alguns em detrimento da maioria – essa é a regra de tais benefícios -, que oscilaria entre R$ 250,00 e R$ 350,00. A gratificação seria paga aos Policiais Militares que não estiverem licenciados em razão de problemas de saúde. Assim, os que estiverem aptos para o policiamento receberão a referida gratificação, mais uma.
Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros Militares, o que vocês pensam a respeito dessas diferenças salariais?
Será que elas têm amparo constitucional (legalidade)?
Por que uns recebem e outros não recebem?
Por que em razão dessas gratificações, alguns recebem muito mais que outros?
Os exemplos dessas gratificações são vários, citamos algumas dessas distorções:
- Pecúnia (gratificação faroeste), que provoca as maiores diferenças; delegacias legais; BOPE; Unidade de Polícia Pacificadora; pilotos de aeronaves; cursos da SENASP; SAMU; GSE; RioCard; e agora, a gratificação dos aptos.
Avançando um pouco mais nessa análise, vamos considerar apenas o RioCard, que a maioria dos Policiais Militares ainda não recebeu.
Imaginem quanto recebeu a mais um Policial Militar que recebe o benefício há mais de um ano, enquanto a maioria ainda não recebe?
Isso é justo?
Isso é legal?
Obviamente, não.
Assim sendo, precisamos analisar essas distorções, tendo em vista que não pode existir essa diferenciação salarial entre servidores públicos que exercem a mesma função.
Servidores públicos que recebem salários famélicos e que merecem respeito dos governantes não, gratificações do tipo “cala boca”.
Afinal, quem sabe não poderemos todos nós requerermos administrativamente o pagamento dessas diferenças salariais?
Recentemente, a justiça do trabalho reconheceu vínculo empregatício na atividade de segurança desempenhada por alguns Policiais Militares, portanto, devemos analisar cada gratificação (benefício) detalhadamente.
Por que um Policial Civil que trabalha em uma Delegacia Legal ganha mais que um que faz o mesmo serviço em uma Delegacia ainda não incluída no programa?
Essa não inclusão é culpa dos Policiais Civis que trabalham nessas delegacias?
Claro que não.
É o Estado beneficiando uns e deixando de beneficiar outros, em razão da sua própria ineficiência.
Em conseqüência, solicitamos aos profissionais de segurança pública que encaminhem através de comentários ou através de emails (
celprpaul@yahoo.com.br), os valores dessas gratificações (benefícios), bem como, a data do início do pagamento de tais benefícios.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

2 comentários:

Anônimo disse...

Todas essa gratificações são distorções que somente surgiram por obra das mentes doentias que nos governam e da omissão daqueles que deveriam pronunciar-se a respeito, quando aventadas. É inadmissível, principalmente se lembrar-mos que um dia estaremos aponsentados e perderemos a maioria delas, voltando a receber o salário de fome.

Anônimo disse...

A QUEM INTERESSA TER UMA POLÍCIA EM ESTADO DE MISERABILIDADE,DESMOTIVADA,SEM PERSPECTIVA DE VIDA,AINDA AGORA COM ESTA REVISÃO NAS PROMOÇÕES QUE ESTÁ SENDP ARTICULADA NOS BASTIDORES,ONDE O PM VAI FICAR A VER NAVIOS,POIS NEM TODOS VÃO TER CONDIÇÕES DE ESTUDAR PARA SE PREPARAREM PARA OS TÃO FAMÉLICOS CONCURSOS INTERNOS?
PORQUE SERÁ QUE NÃO SE AVANÇA EM ESTRUTURAR NOSSA VELHA E CAMBALEANTE QUE JÁ SE ENCONTRA HÁ MUITO TEMPO NA UTI,AGONIZANDO A ESPERA DA MORTE?