domingo, 7 de agosto de 2011

PRINCÍPIOS EDITORIAIS DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO.

Ilustríssimo presidente das Organizações Globo, respeitosamente, o senhor deve estar brincando com o povo brasileiro ao tornar público os "Princípios Editoriais das Organizações Globo", publicados nas páginas 09, 10 e 11 do jornal O Globo, nesse domingo.
O senhor está nos gozando?
Penso que sim.
O senhor deveria ter submetido esses princípios à população do Rio de Janeiro, por exemplo, promovendo reuniões com grupos representativos, antes de publicá-los. Se tivesse feito isso jamais incluiria alguns dos princípios elencados, como o preconizado na letra "l":

"As Organizações Globo são independentes de governos, e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos".
Existe um gigantesco antagonismo entre o preconizado no preceito e o que vivemos diariamente no Rio de Janeiro, onde as Organizações Globo demonstram claramente que são aliadas do governo Sérgio Cabral (PMDB), tendo posicionamentos frequentemente favoráveis a esse governo.
Prezado presidente, dificilmente o senhor conseguiria um percentual de votos "contra" superior a dez por cento, se fizesse a seguinte enquete:
- Você considera que as Organizações Globo são contra ou a favor do governo Sérgio Cabral (PMDB)?
Penso que um caso concreto esclareça melhor o meu posicionamento.
Vejamos o princípio preconizado na letra "d":
"Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado e discutido".
Presidente, posso garantir, a TV Globo e o Sistema Globo de Rádio não cumprem tal princípio.
No dia 13 JUN 2011, eu compareci à TV Globo munido de provas (imagens) de que no dia 03 JUN 2011, o governo Sérgio Cabral (PMDB) preparou uma armadilha contra os Bombeiros Militares. Primeiro tentei entregar as provas no jornalismo, o que não foi permitido, tendo sido orientado para entregar as provas no serviço de protocolo. Comprei um envelope, enderecei ao senhor (aos cuidados de Rodrigo Pimentel) e protocolei.
Fiz um vídeo sobre esse martírio para comunicar à TV Globo os indícios gravíssimos de crimes por parte do governo estadual:

Senhor presidente, pergunto:
- O fato foi noticiado? Não.
- Alguém da TV Globo fez contato comigo para melhor esclarecer a denúncia? Não.
Presidente, ao sair da TV Globo fui até o Sistema Globo de Rádio, onde além de entregar os documentos, apresentei e expliquei as provas (imagens) a uma jornalista, que concordou de imediato com a gravidade e a veracidade das denúncias.
Senhor presidente, pergunto:
- O fato foi noticiado? Não.
- Alguém do Sistema Globo de Rádio fez contato comigo para melhor esclarecer a denúncia? Não.
Ilustre presidente, em seguida fui até a redação do jornal O Povo do Rio, onde expliquei a denúncia, o que resultou em uma matéria de página inteira publicada no dia seguinte. Aliás, cabe informar que programa SBT Rio me entrevistou duas vezes sobre as denúncias e o Jornal do Brasil também publicou matéria.
O senhor poderia me explicar o silêncio das Organizações Globo?
Será que a empresa que protocolou acabou extraviando o documento?
Será que Rodrigo Pimentel engavetou o documento?
Será que alguém intramuros proibiu que as graves denúncias fossem veiculadas pelas Organizações Globo para não desmoralizar Sérgio Cabral, Beltrame, Mário Sérgio, etc?
A palavra está com o senhor presidente.
Enquanto isso, respeitosamente, prefiro ignorar que as Organizações Globo tenham algum princípio editorial que tenha como base a ética jornalística.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Só podem estar brincando.É óbvio q a Globo manipula a opinião ao não divulgar a verdade e ao divulgar as meias verdades. Ora bolas, se fosse uma emissora independente e que busca a verdade a fim de trazer à tona o que ocorre no interesse da sociedade seus jornalistas já teriam mostrado á população que o governador cometeu muitos crimes e que deveria estar cassado. Mas quando a maioria da população não é informada a respeito pois além da baixa cultura sequer tem tempo de ler jornais. Se a população fosse informada de tais fatos pelos telejornais certamente já estaria nas ruas exigindo que ele fosse deposto. Assim, na minha opinião a Globo mais uma vez não foi sincera.

Anônimo disse...

A globo só não faliu ainda devido aos milhões que o Governo do Estado e a CBF tem injetado. É uma organização tendênciosa e manipuladora de opinião pública, que se vende a quem paga mais.

Anônimo disse...

OS PRINCIPIOS EDITORIAS DA GLOBO E A CARA DO CODIGO DE CONDUTA DO SERGIO CABRAL,TUDO A VER E SOMANDO FORÇA.FALA SERIO ORGANIZAÇÕES GLOBO.