segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O TSUNAMI DO DESCASO GOVERNAMENTAL - DENÚNCIA GRAVÍSSIMA.

EMAIL DE UMA MORADORA DE TERESÓPOLIS.
Moro em Teresópolis, no bairro do Golfe, próximo à ponte do Imbuí, vizinho aos bairros do Caleme, Posse e Campo Grande, algumas das regiões mais afetadas pela tragédia Tive que abandonar minha casa, voltei dois dias depois, conversei com muita gente que perdeu alguém nesse trágico incidente, ví caminhões passando transportando corpos cobertos por lonas, mas o cheiro que rastreava o trajeto não deixava margens de dúvidas quanto à carga transportada.
Na primeira madrugada da tragédia, estive frente a frente com uma senhora abrigada por uma vizinha que teve sua casa de 3 andares desabada, e sobre a qual havia ficado soterrada por algumas horas.
O tempo inteiro tentava acompanhar a razoabilidade das informações fornecidas pela mídia, obtidas pelos órgãos do município, e fazendo contas superficiais, me parecia um pouco absurdo um número tão baixo de vítimas. Qualquer um que esteja acompanhando os noticiários já se deu conta de que há encostas que foram totalmente devastadas, em locais onde havia muitas casas. A impressão que se tem é a de que Deus marcou as montanhas com a marca de Seus dedos.
O Fantástico acabou de anunciar o TOTAL de mortos na tragédia da região serrana do Rio, 678 mortos até agora (não me lembro que dia é hoje). No entanto, acabei de receber um telefonema de uma voluntária da área médica que está trabalhando na limpeza dos corpos que chegam aos montes a cada hora, e, pasmem, ela afirmou que somente ela já havia lavado cerca de 300 corpos, somente aqui em Teresópolis, SOMENTE ELA!!!!!
Contou que alguns peritos vindos de outras localidades estão sofrendo de sobrecarga psicológica dado ao número absurdo de corpos, agora chegando já em decomposição.
Muitos irão perguntar o porque de as autoridades omitirem o número real de vítimas, e a resposta é muito simples: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR AUSÊNCIA OU OMISSÃO DE SERVIÇO.
Há em Teresópolis um mapa das áreas de risco que já deveriam ter sido desocupadas e não foram. A existência deste mapa é anterior à tragédia. Ou seja, esse número absurdo de mortos poderia ter sido evitado, e o Estado sabe disso. E devido a tal fato, o Estado poderá ser responsabilizado a pagar indenização por cada vítima que residia em uma das áreas mencionadas em tal mapa. É por isso que em uma tragédia de dimensões tão angustiantes, os dados oficiais se restringem à apenas 300 mortos, ou menos, em Teresópolis.
Devemos lembrar que apesar de a tragédia não ter atingido somente a população mais carente, como ocorreu no Morro do Bumba, é fato que em bairros mais afastados, famílias inteiras foram dizimadas, e seus nomes serão facilmente "esquecidos" nas estatísticas.
Estou vendo o mundo desabar à minha volta,literalmente! E descobrir que a verdade está sendo omitida, me deixa muito mais angustiada do que já estou.
Todos os voluntários deveriam ser intimados a fornecer informações sobre o número de corpos que passaram por suas mãos. Seria uma batalha difícil, mas não impossível, se a população se unisse para cobrar a verdade e sua consequente responsabilidade. A voluntária disse que o número de mortos já deve ser de aproximadamente 2000 mortos.
COMENTO:
A mídia (isenta) investigativa poderia tentar apurar a denúncia.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém duvida do relato desta Senhora?
Como dito, na "chamada" de uma famosa série de Tv: A verdade está lá fora.

Que deus nos ajude!

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Começo a ficar temeroso. Isso se parece com o Comentário de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, sobre o holocausto.