sábado, 9 de outubro de 2010

O RIO CADA VEZ MAIS PACIFICADO DA DUPLA CABRAL-BELTRAME.

O DIA
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Pergunto ao Major que quer colocar um portão no elevado... O que vai fazer na Dutra? outro portão? vai passa a culpa para a PRF? Ou seria melhor ter comandantes que não "fechassem" acertos, fossem honestos e realmente comprometidos com o Estado? Ahh... ja sei... vai utilizar o mesmo discurso que utilizou em outro post... Depois de tres anos de Academia, seu cerebro atrofiou, né?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
O Major apresentou uma ideia, nos cabe avaliar para considerar válida ou não. O que não podemos é continuar agindo como atualmente, colocando guarnições para servirem de alvos.
Juntos Somos Fortes!

Edson Lopes disse...

A bandidagem tá solta.

Anônimo disse...

Anônimo, o portão poderá ser colocado também nas saídas da linha amarela e na linha vermelha. O que falta é o empenho dos órgãos públicos. Manter Segurança Pública é bastante caro, não adianta querer economizar.
Aquelas cabinas existentes nas saídas da linha amarela não policiam nada, não reprimem nada; nenhum bandido irá atuar em frente a elas, a prática do ato nocivo sempre será distante, ninguém é mais burro. Os policiais de serviço nesses locais, com raras exceções, estão ali somente para cumprirem o horário de trabalho, pois estão retornando de uma outra jornada de trabalho (o bico) e o local serve para descanso. Eles não têm compromisso nem com a segurança deles, quase que a maioria morreram dentro da viatura, é só passar por lá na madrugada que comprovará o que digo. Para aquele tipo de policiamento a utilização deles é quando alguém os procura informando que foi assaltado, aí a única providencia que irão tomar é acionar a viatura de apoio via rádio para condução das partes a registrar a ocorrência na delegacia.
Circule pela linha amarela e linha vermelha pela madrugada e conte quantas viaturas estão patrulhando a via, vai se decepcionar, às vezes irá encontrar viaturas baseadas nas saídas destas vias, mais infelizmente, não tem viatura para todas as saídas e entradas, e o bandido age sempre nesses locais.
Porquê quando tem um arrastão na linha amarela, no dia seguinte a notícia aparece no jornalismo? Porquê essas filmagens não estão instaladas nas cabinas da linha amarela para controle do policial, que de imediato acionaria a viatura do local para a repressão? Porquê as filmagens só estão instaladas na LAMSA (concessionária da via) e o seu controle não pertence a PMERJ? Com certeza não tem nenhum funcionário da LAMSA monitorando-as à noite inteira e interagindo com a Polícia?
Na época em que vivemos não deveria mais existir cabinas que não fosse blindada, a vida do policial é preciosa, só você que não sabe!. Transforme as cabinas da linha amarela em blindadas e construa as ditas porteiras que fecharão ao menor sinal da pratica de delinqüência. As viaturas devem estar circulando, disse circulando, ou seja, patrulhando a via o tempo todo, o bandido não terá chance, agora se você coloca viaturas paradas no tempo, enganar a todos e deixa o policial vulnerável, com grandes chances de morrer.
Você quer saber minha opinião? Quando a viatura circula, patrulha ostensivamente a Rua, a guarnição é obrigada a reprimir todo tipo de delito, e às vezes, há delitos que alguém está se beneficiando, e o jeito é colocá-las parado com alegação de que ali será uma visibilidade.
Quanto a Dutra, até a divisa com São Paulo, não terá o menor cabimento à utilização desse mecanismo, nós sabemos ser impossível colocar portões, a Dutra é extensa e as viaturas que a patrulham são insuficientes; o percurso que uma viatura patrulha dos dois lados da Dutra é inviável, os retornos são distantes, além do que temos várias comunidades em seu entorno, etc. A colocação de portão porteira grade, obstáculo, ou qualquer nome que queira dar, não é para todo o Rio de Janeiro.

Ass: Major PM