domingo, 19 de setembro de 2010

POLITIZAÇÃO EQUIVOCADA - ADVOGADO MARCOS ESPÍNOLA.

Politização equivocada
* Marcos Espínola

Há anos nos deparamos com inúmeros casos de falsos médicos atuando deliberadamente em várias regiões do país. A ousadia, a certeza de impunidade e a politização da área da saúde fizeram com que essa prática se tornasse cada vez maior, colocando em risco a vida de muitas pessoas. Diagnósticos, operações, partos e até cirurgias estéticas são realizadas por pessoas desqualificadas sem que haja nenhuma fiscalização ou controle. Um perigo para a sociedade, vítima da politização equivocada da área da saúde, um setor que jamais poderia servir de moeda de troca para acordos e políticos. Em tempos de eleições, o tema merece toda a atenção não só de quem almeja um cargo, mas, principalmente de quem os elegem, ou seja, todos nós.
Nesta semana tomamos conhecimento de que pelo menos 20 hospitais públicos da Baixada Fluminense estão sendo investigados sob suspeita de usar mão de obra de falsos médicos. E as suspeitas vão além, pois ao prender um cidadão que se passava por ginecologista e obstetra, apreenderam com ele mais de 30 receituários em branco e carimbos com CRM de vários médicos, o que pode nos levar a crer que há cumplicidade da unidade médica. Aliás, no próprio hospital das Clínicas de Belford Roxo, fiscais da Justiça Eleitoral encontraram documentos de pacientes com cópias de títulos eleitorais, o que pode indicar troca de serviços do hospital por voto.
Infelizmente em pleno século XXI ainda temos que nos deparar com esse tipo de coisa. Uma vergonha para uma nação que se orgulha em sediar os dois maiores eventos esportivo do planeta, mas que ainda carece de providências básicas para promover a dignidade social.
* Advogado criminalista
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: