quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O VOTO DE CABRESTO NO SÉCULO XXI - ERICK MATEUS DOS SANTOS FAUSTINO.

Durante a República Oligárquica, havia o conhecido voto de cabresto. De acordo com Revista de História da Biblioteca Nacional, ele é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.
O voto de cabresto existe hoje ainda, não só nos rincões do Brasil mas também em cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente nas áreas periféricas. De acordo com o IBGE, 54 milhões de brasileiros vivem com até um salário mínimo, é um número assustador. Progamas neo populistas como bolsa família, vale-gás, vale-arroz etc nada mais são, para mim, do que compra de votos. Levando em consideração que cerca de 20 milhões de brasileiros ainda são analfabetos, que 120 milhões de brasileiros são analfabetos funcionais, que menos de 1% da população possui ensino superior, é muito fácil controlar o sistema democrático no Brasil, ainda vivemos nos tempos da República Velha, principalmente no Norte e Nordeste!
Enquanto isso não mudar, a política no Brasil não vai passar de um grande circo oligárquico e corrupto; logo só resta aos eleitores conscientes fazerem algo para mudar este cenário político.
ERICK MATEUS DOS SANTOS FAUSTINO
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: