Desperdício de R$ 34 milhões
Carros da PM possuem kits gás, mas ainda são abastecidos com gasolina

Uma bomba de GNV para 230 veículos
A única bomba de GNV instalada até o momento funciona no pátio do 4º BPM (São Cristóvão), das 6h às 22h. A PM afirmou que abastece 230 viaturas com GNV, mas para cumprir esta missão — teoricamente, diária — são necessários 2.300 minutos (38h) ou dois dias e meio, considerando o expediente de 16h da bomba do quartel de São Cristóvão. Cada Gol 1.6 possui dois cilindros de 8 metros cúbicos de gás. Já as Blazers possuem um cilindro de 18 metros cúbicos. De acordo com a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular (ABGNV), com este combustível, é possível rodar 160 quilômetros, média diária para um veículo utilizado no patrulhamento urbano. Segundo a ABGNV, o tempo médio para recarregar os cilindros de um Gol como o da polícia é de 10 minutos. Portanto, a única bomba de gás da PM só é capaz de abastecer 96 viaturas por dia. Para chegar a 230, ainda sobraria, no lado externo do batalhão, uma fila com 134 carros, o bastante para dar uma volta no quarteirão do 4º BPM.Sem prazo para todos os carros usarem GNV
A Polícia Militar não sabe quando todas as viaturas com o kit gás trocarão a gasolina pelo GNV, combustível mais econômico. Só há uma certeza: a terceirização, anunciada como a solução para os problemas de sucateamento da frota, deu carona a um exemplo de investimento mal planejado que não tem data para acabar. Até o fim deste ano, quando termina o mandato do governador Sérgio Cabral, o dinheiro público continuará vazando pelo duto do gás do desperdício.
Já a CEG, que fornece o gás disponibilizado no 4º BPM, informou que cobra do estado a tarifa vigente autorizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) do segmento de GNV. Como a PM é um órgão do governo do estado, na tarifa do GNV não incide o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, que é estadual. Ainda de acordo com a CEG, uma outra bomba de GNV está sendo construída no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. Além disso, está em estudo a construção de bombas semelhantes no 16º BPM (Olaria) e 23º BPM (Leblon). A PM alegou que, com quatro postos, será possível alcançar cerca de 610 viaturas com GNV, atendendo as zonas Norte e Sul e parte da Zona Oeste. Segundo a corporação, licitações serão abertas para a contratação de postos de gás GNV que vão abastecer os carros da Zona Oeste, Baixada, Niterói e interior.Críticas nas ruas
Alguns PMs ouvidos pelo EXTRA nas ruas da cidade elogiaram a terceirização da frota da corporação, mas criticaram o kit gás. — Numa perseguição, o carro perde potência quando utilizamos o GNV. Concordo que o uso do gás é uma forma de o estado economizar, mas isso poderia ter sido feito com outros órgãos. Na polícia, atrapalha o nosso trabalho — disse um soldado do 4º BPM.

Outro policial teme por sua segurança: — Não sei se uma bala de fuzil perfurar o cilindro pode fazer a viatura explodir. E isso é bem possível, já que os carros não são blindados. Já um policial do 6º BPM (Tijuca) aprova a terceirização da frota, que resultou em melhores condições de trabalho. — Já dirigi uma Blazer que só tinha a primeira, segunda e quinta marchas. Quando precisava dar marcha à ré, tinha que descer da viatura e empurrá-la. Hoje isso não acontece mais. Mas acho que o dinheiro gasto na instalação dos kits gás deveriam ter sido empregados de forma melhor. Mas já que o estado pagou pelos kits GNV, eles deveriam estar sendo utilizados.
De que forma o dinheiro desperdiçado com os kits gás nas viaturas da PM poderia ser melhor utilizado pelo governo do estado? Dê sua opinião.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:
ENQUANTO ISSO AQUI NO 29º BPM/ITAPERUNA/RJ, 6º CPA, AINDA NÃO RECEBEMOS AS NOVAS VTR's E A POLÍCIA CIVIL TIRANDO ONDA COM SUAS VIATURAS RENAULT PARADAS POIS NADA FAZEM E NÓS POLICIAIS QUE MANTEMOS A ORDEM PÚBLICA ESTAMOS EMPURRANDO AS "NOVÍSSIMAS" VIATURAS DO ANO DE 2001. POR FAVOR ALGUÉM NOS AJUDE...
Um absurdo o descaso de Cabral com o interior, região serrana, baixada fluminense e com as Zonas Norte e Oeste. Juntos Somos Fortes!
Postar um comentário