sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RIO: A REVOLTA DA TROPA DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS.

As instituições militares estaduais do Rio de Janeiro vivem tempos muito difíceis, isso é um fato incontestável.
Amargam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros os seus piores dias em suas gloriosas e heróicas existências.
O motivo para que as corporações tenham atingido essa situação crítica é fácil de ser identificado: a subserviência completa ao poder político, um mal que destruiu a identidade e os valores dessas instituições públicas seculares e fez com que desaparecessem os seus valores básicos.
Se o motivo é plenamente identificável, os culpados são encontrados com maior facilidade: os Oficiais da PMERJ e do CBMERJ que permitiram e que continuam permitindo essa destruição.
Nesse ponto, preciso abrir um parêntese e tirar do grupo dos subservientes os Oficiais que já no início do governo Sérgio Cabral (PMDB) começaram a oferecer resistência a ação destruidora dos políticos. Primeiro, eles surgiram no grupo denominado 40 da Evaristo, em seguida, no grupo dos Coroneis Barbonos. Unidos formaram uma grande mobilização que chegou a reunir centenas de Oficiais na AME/RJ em inflamadas assembleias e que reuniu cerca de 2.000 PMs e BMs na orla da Zona Sul (Ipanema e Leblon), isso no dia 27 JAN 2008.
O tempo passou, as represálias governamentais foram muitas, os prejuízos pessoais enormes e poucos resistiram para continuarem lutando até hoje em defesa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Infelizmente, alguns dos que lutaram no início, atualmente são governo.
Se os Oficiais decepcionaram, os Praças do Corpo de Bombeiros se levantaram a partir do dia 17 ABR 2011, realizando o maior movimento do Brasil, em termos denúmero de participantes, chegando a reunir quase 30.000 pessoas na Praia de Copacabana.
Diante de Comandos e de Oficiais inertes da PMERJ e do CBMERJ nasceu o TSUNAMI VERMELHO.
Nos úlimos dias tem crescido uma mobilização entre os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar. Cansados do descaso e do mau tratamento recebido por parte do comando da Polícia Militar e do governo Sérgio Cabral (PMDB), eles (elas) começaram uma mobilização com as únicas armas que possuem no momento, as suas vozes.
Os alunos do CFSd, os candidatos aprovados e ainda não incorporados, estão expondo no nosso blog e na imprensa todas as mazelas que estão enfrentando no CRSP e no CFAP - 31 de Voluntários.
Um quadro aterrador e inacreditável está se formando a partir das denúncias, um autêntico "crime" contra a Polícia Militar e a população fluminense.
É a tropa da Polícia Militar, ainda não cooptada pela banda podre e pela escravidão do "bico", que se revolta e exige os seus direitos de Policial Militar e de cidadão brasileiro.
O que está acontecendo no Rio de Janeiro é gravíssimo!
A inocuidade dos comandos e dos Oficiais na defesa das corporações, está subvertendo a responsabilidade hierárquica, considerando que quem deveria estar defendendo a PMERJ e o CBMERJ eram os comandos e os Oficiais.
Infelizmente, a tropa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão sendo obrigadas a assumirem as rédeas do processo.
No dia 30 AGO 2011, a partir das 16:00 horas, os Praças do Corpo de Bombeiros estarão de volta à ALERJ e às ruas do Rio de Janeiro, no exercício da mais pura cidadania.
Os Bombeiros estarão cobrando as promessas feitas por Sérgio Cabral (PMDB) na campanha eleitoral de 2006, nenhuma delas cumprida.
E o que farão os comandos e os Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros?
Nada, além de tentar dissuadir e reprimir o ato cívico, eles são governo.
Somente uma meia dúzia de Oficiais idealistas estará lá ombreando com os Praças do Corpo de Bombeiros.
É lamentável que os 40 da Evaristo e os Coronéis Barbonos tenham se reduzido a um grupo tão pequeno.
Vida longa às gratificações e aos cargos, devem pensar eles.
Enquanto isso, a tropa assume o papel deles.
Salvemos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, pensam os idealistas que restaram.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acabou de postar no site “Observador Político” um texto se manifestando contra a corrupção, que, segundo ele, “de uns anos para cá, mudou de patamar, com o sinal de perdão diante de cada caso grave denunciado”.

O texto é intitulado “O país cansou da roubalheira”.

FHC diz que “não basta denunciar, demitir, prender”. Ele sugere a redução drástica do número de pessoas nomeadas para o exercício de funções públicas sem pertencer o quadro de funcionários da União, os famos DAS”.

Ele também faz uma provocação aos procuradores e ao receio de uma CPI:

“Onde estão os procuradores –tão ativos no passado – para levar adiante as denúncias? Por que temer a coleta de assinaturas para uma CPI? Claro, se esta CPI for para valer não deverá nascer arimbada de anti-governo, mas de pró-Brasil, mesmo porque com maioria avassaladora o governo pode controlar as CPI’s, tornando-as carimbadoras de atestados de boa conduta dos acusados.”

Segue o texto de FHC:

“Vira e mexe a questão da corrupção volta à baila. Agora mesmo não se fala de outra coisa. Desde o “mensalão”, com a permissividade do próprio Presidente da época, a onda de desmandos e as teias de cumplicidade se avolumaram. Menos interessa, a esta altura dos acontecimentos, saber se houve corrupção em outros governos. Malfeitorias sempre houve. A diferença é que, de uns anos para cá, ela mudou de patamar com o sinal de perdão diante de cada caso denunciado.

“Não é tão grave assim” ou então, “foi coisa de aloprados” ou ainda de que se trataria “apenas” de dinheiro para pagar contas de campanha eleitoral. Com esta leniência compreende-se que pessoas ou setores dos partidos que apóiam o governo se sintam mais à vontade para entoar o cântico do dá-cá-toma-lá. Agora, quando a Presidente reagiu a alguns desses desmandos (e, de novo, importa pouco insistir em que a reação veio tarde, pois antes tarde do que nunca) as pessoas sérias, inclusive no Parlamento, procuram dissociar-se das teias de corrupção. O país cansou da roubalheira.

É preciso buscar os meios para corrigir os desmandos. Não basta a Polícia Federal investigar, se disso não derivarem ações nos Tribunais. Onde estão os procuradores –tão ativos no passado – para levar adiante as denúncias? Por que temer a coleta de assinaturas para uma CPI? Claro, se esta CPI for para valer não deverá nascer arimbada de anti-governo, mas de pró-Brasil, mesmo porque com maioria avassaladora o governo pode controlar as CPI’s, tornando-as carimbadoras de atestados de boa conduta dos acusados.

Mas não basta denunciar, demitir, prender. É preciso buscar convergências em favor da decência nas coisas públicas. Deve-se ir fechando os canais que facilitam a corrupção. Pode-se reduzir drasticamente, por exemplo, o número de pessoas nomeadas para o exercício de funções públicas sem pertencer ao quadro de funcionários da União, os famosos DAS. Por que não propor no Congresso algo nesta direção? Isso não acabaria com a corrupção, que pode ser feita por funcionários, empresários ou dirigentes desonestos. Mas, pelo menos, resguardaria os partidos e o Congresso do cheiro de podridão que a sociedade não agüenta mais e atribui só a eles e seus apadrinhados os malefícios do Executivo.”

Anônimo disse...

VEJAM OS BLOGs SOS BOMBEIROS, RICARDO GAMA, GAROTINHO E COTURNO CARIOCA.

Anônimo disse...

Somente aqui nesta vara criminal, há mais de 50 processos de autos de resistência e em muitos deles há mais de um policial envolvido. Isso é um problema crônico na PM, que pode ser resolvido com uma melhor formação do policial e uma análise psicológica de cada um — disse o juiz....E melhores salários tambémne?.....Só o Cabral não enxerga isso!!!

http://extra.globo.com/noticias/rio/oito-policiais-sao-suspeitos-de-envolvimento-no-assassinato-de-juiza-em-niteroi-2528018.html

Alexandre, The Great disse...

Os "corruptos oficiais"(ou seriam oficiais corruptos?)não são apenas aqueles que recebem uma grana das ruas, mas também, e tão nocivos quanto, aqueles que abandonaram seu IDEALISMO e DESTEMOR em troca de uma "carguinho" e de uma "comissão" do GRANDE CORRUPTOR ATIVO - o pinóquio!

Anônimo disse...

Fora Paúl!
Sou mais o DACIOLO (esse tem MORAL);
O DACIOLO é o SOS BOMBEIROS,
E O SOS BOMBEIROS é a TROPA!

Juntos com o DACIOLO Somos Fortes!