quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PEC 300 - MOBILIZAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL - AVALIAÇÃO.

A minha avaliação sobre a mobilização obrigatoriamente deve começar pelo fator mais positivo que os Bombeiros Militares têm demonstrado, a sua extraordinária capacidade de mobilização, mesmo em condições adversas, como aconteceu inúmeras vezes nesses quatro meses de luta. A minha admiração é tanta que nos vídeos que fiz em Brasília, nos dias 9 e 10 AGO 2011, procurei retratar quase que exclusivamente as diferentes dificuldades que esses homens e mulheres enfrentam em cada ato, sobretudo, quando se deslocam para Brasília.
Vídeo 1.
Vídeo 2.
Vídeo 3.
Vídeo 4.
Cidadão brasileiro, assista esses vídeos amadores, perceba a dimensão do idealismo, destemor, amor corporativo e interesse público demonstrados pelos Bombeiros e seus familiares, assim como, pelos poucos Policiais Militares que ombreiam com eles.
Os mobilizados são um exemplo para todos nós, sobretudo para os acomodados que não tiram a bunda do sofá, mas que querem que o Brasil melhore, isso sem mexer um músculo para contribuir nesse processo de mudança.
Parabéns a todos e a todas que estiveram em Brasília lutando pela aprovação da Emenda Aglutinativa 2/2010 (PECs 300 e 446) e da anistia dos Bombeiros e Policiais Militares.
Infelizmente, não vislumbrei outro aspecto positivo na mobilização, mas deixo claro que pode ter ocorrido algo importante que não tenha chegado ao meu conhecimento, tendo em vista que só cheguei no Congresso Nacional por volta das 23:00 horas de ontem, não tendo participado das mobilizações do dia.
Ressalva escrita, não posso deixar de destacar que os resultados alcançados, considerando os objetivos da viagem, foram próximos de zero, pouco ou nada evoluiu. Além desse fato, constatei a repetição de um conjunto de equívocos que se repetem nas mobilizações, os quais passo a resumir:
1) A extrema exposição do Cabo BM Daciolo como único porta-voz da mobilização, o que está fazendo com que ele seja confundido como líder do movimento, inclusive pelos órgãos da mídia. Ratifico que isso é muito ruim para a mobilização e para o próprio Daciolo, que várias vezes afirmou não ter qualquer pretensão política, portanto, o desgaste não resultará na conquista de vaga no parlamento, o que pelo menos seria um fator positivo para o valente graduado e para os que o cercam mais de perto, certamente.
2) O fato das decisões continuarem exclusivamente nas mãos dos integrantes da comissão organizadora. Isso afronta os princípios democráticos, algo inaceitável, principalmente se considerarmos que a mobilização é composta por 99% de Praças, os quais sempre reclamaram da falta de decisões democráticas na PMERJ e no CBMERJ. Detendo o poder, Praças estão agindo de forma autoritária com outros Praças, posicionamento que sempre criticaram nos Oficiais.
3) A evidente falta de planejamento a curto, médio e longo prazos, considerando que as decisões são tomadas sempre no calor dos acontecimentos, o que poderá colocar em risco a toda força da mobilização, além de causar desgastes desnecessários, como ocorreram nessa viagem. Cito um simples exemplo concreto: Ontem, ao final da tarde, foi decidido que os mobilizados acampariam e realizariam uma caminhada até o Ministério do Turismo. As barracas chegaram a ser dispostas no local (vídeo 4), mas algum tempo depois tudo mudou e nada disso foi concretizado. Os mobilizados ficaram sem ter o que fazer e sem saber o que fazer até o momento que alguns resolveram seguir para o Clube dos Subtenentes e Sargentos do Corpo de Bombeiros do DF, enquanto outros buscavam os ônibus para regressarem para o Rio. Hoje, almocei nesse clube e não encontrei no local nem vinte mobilizados. Isso pode parecer um detalhe sem importância, mas reflete uma desorganização que fez com que cerca de quinhentos mobilizados saíssem do Rio de Janeiro para realizarem atos em Brasília unicamente no dia 09 AGO 11. O desgaste físico foi enorme, as despesas também não foram poucas e os resultados foram pífios, pois se restringiram à divulgação por parte da mídia do movimento.
4) A crescente onda de religiosidade no movimento também não me parece um fator positivo, embora reconheça que a conjunção da "liderança" do Cabo BM Daciolo (evangélico) com o grande número de evangélicos existentes no CBMERJ, acabou construindo um núcleo duro na mobilização em razão da união de ideias e de ações. Obviamente, religiosidade não faz mal a ninguém, deve ser muito bem-vinda, porém até ela deve ser conduzida democraticamente, pois o movimento é laico.
Não poderia deixar de citar o fiasco que foi a mobilização em termos nacionais. Os Bombeiros Militares do Rio de Janeiro foram os únicos a responder à convocação. Os poucos estados presentes além do Rio de Janeiro, foram representados apenas por associações ou grupos com poucas pessoas. Tal fato atenuou muito as preocupações governamentais pois ficou muito fácil perceber que não existe uma mobilização nacional pela PEC 300/2008.
Penso que mudanças devem ser feitas e sobre elas já tratei em artigos anteriores, não quero ser mais repetitivo e cansativo do que sou normalmente, mas gostaria de dizer que opino pelo menos que o SOS BOMBEIROS se concentre nos atos no Rio de Janeiro, buscando o piso de R$ 2.000,00 líquidos, o fim das gratificações e o auxílio transporte. Além disso, unificar a mobilização com o SOS EDUCAÇÃO tem tudo para dar excelentes resultados. Nessa direção, lembro que o SOS EDUCAÇÃO tem se manifestando na ALERJ, um excelente local para a união.
Por derradeiro, ratifico que os Bombeiros Militares reúnem todas as condições de alcançarem os seus objetivos, mas precisam ter muito cuidado para não cometerem um verdadeiro suicídio, o que os levaria a inevitável derrota.
Eu disse isso no início dos atos...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

10 comentários:

GLADIADOR disse...

CABAL SENDO VAIDADO.

http://www.youtube.com/watch?v=A7BhfCNzM88&feature=player_embedded

Anônimo disse...

CBMERJ CB Mattos

Os deputados corruptos só estão nos atendendo porque estão sendo precionados por nós, temos que continuar com as manifestações e as greves.

Vai um recado para os policiais do Rio e SP: você policial ONESTO quer que a PEC 300 aconteça? então continue comparecendo a todas as manifestações, só assim que conseguiremos alguma coisa com dignidade, e você policial CORRUPTO quando tomar um tiro ou sofrer um acidente vai viver só com o salário de miséria, ai vai ser tarde de mais, não vai poder mais minerar na rua, ai vai ficar chorando no seu leito até morrer.

Que o Senhor Deus nos abençõe.

Anônimo disse...

Infelizmente estive em Brasília e não ví sucesso nenhum que eu já não tinha visto desde 2009.
Perdoe-me a forma direta de escrever pois não agradarei a todos, mais não poderei mentir naquilo que presenciei em Brasília. Ví a mesma saída política, a mesma articulação, o mesmo descaso, as mesmas explicações, as mesmas caras querendo se promover diante do movimento e um PT irredutível, que não abre mão de bloquear a votação da PEC 300.
Vi o presidente do congresso nacional dizer que na marra nada vai ser votado e ficarmos cabisbaixo.
VI SER PROIBIDO A ENTRADA E PERMANÊNCIA DO MOVIMENTO DENTRO DO PLENÁRIO, LUGAR ESTE QUE É A MINHA; E A SUA CASA.

Ví o movimento aceitar a migalha daquele que é presidente do congresso e que não coloca em pauta a matéria a hospedar sacrificadamente nós manifestantes E ACEITAMOS A ESMOLA, quando era para acamparmos na calçada do Congresso.

Ví um oferecimento de deslocamento para um clube, oferecendo alimentação, que mais tarde só era lugar para alguns de nós passarmos a noite.

Vi o semblante de Bombeiros, Policiais Militares e Policiais cívis ,cabisbaixos tristes sem terem perpectivas nenhuma de sucesso.

Ví um PT irredutível tendo nas mãos 439 Bombeiros Militares dentre eles 2 policiais Militares em não ter assinado ainda o indulto.

Não ví em Brasília a mesma quantidade de pessoas que vão a uma pesseata GAY, prestigiar os Bombeiros e Pms.

Não ví nenhuma TV de grande porte, como a GLOBO, nenhum jornal de grande porte, prestigiar o movimento como prestigiam a MARCHA DA MACONHA.

Não ví aquele PT, que ia nas fábricas lutar pelos trabalhadores e brigavam por um salário justoe digno.
Não ví aquele PT que fazia passeatas, ia de encontro o Governo por melhores salários e dignidade para nossas famílias.

Só vi, realmente a atitude de alguns Deputados, aproveitando o problema para aparecer na mídia e alavancar sua plataforma para as próximas eleições. Até porque se tivessem que fazer alguma coisa em relação a PEC 300, já teriam feito. Então por favor vamos parar de demagogia barata em dizer que o Deputado tal esta apoiando.

Ví Homens tristes que deixaram seus lares em busca de uma realização que será com muita luta , muita abdicação e muitas punições.

Ví homens que gastaram aquilo que não tem em passagens, alimentação e outras necessidades em Brasília.
Ví um Cel PAÚL lutando em prol de uma movimento que será para todos os Coronéis, enquanto todos os CORONEIS do BOMBEIROS E DA PMERJ, SE CURVAM A GRANDES GRATIFICAÇÕES oferecida pelo Governo do Estado e não ajudam o movimento em nada.

Só vejo hoje 3(TRÊS) saídas:
1) Ou uma GREVE NACIONAL, contando com a SAÚDE E A EDUCAÇÃO de cada ESTADO e expondo um PT que só Governa com apoio do PMDB e de outros partidos.
2) Ou nos curvarmos diante de um PT que tem em mãos 439 homens aguardando um indulto.
3) Ou continuamos no Rio de Janeiro como vinhamos fazendo, junto a Sáude e a Educação , expondo na Mídia quem é Sérgio Cabral e o que faz o mesmo com o dinheiro púiblico. Até porque este cidadão deverá vir como Vice-presidente da República nas próximas eleições e tenta eleger PEZÂO seu vice como Governador.

Sei que este comentário não irá ser publicado SOS BOMBEIROS.
Mais publicarei o mesmo comentário em outros Blogs que me permitam expressar minha opinião.
abraços e boa sorte.
MOVIMENTAÇÃO GERAL JÁ.OU SEREMOS REFENS DE DEBOCHES, CHACOTAS E A PERDA MAIOR QUE É A DIGNIDADE..
e CORONEL PAÚL, FAÇO DE SUAS PALAVRAS AS MINHAS.
VOU ME ROTULAR COMO UM ANÔNIMO BOMBEIRO

Anônimo disse...

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DE JOELHOS.
1)Porque Oficiais Superiores e subalternos do CBERJ e PMERJ estão ausente no movimento e ausente no apoio a tropa ? Sabem porque?Porque eles teêm medo de perderem as vantagens e as mordomias que Sérgio Cabral proporciona a eles.

2)Porque policiais militares não estão apoiando o movimento? Sabem porque? Porque a propina e o arrego é melhor do que lutar por melhores salários?.

3)Porque não ir a Brasília? Porque ir a Brasília é perder diariamente de R$ 500,00 a R$ 2.000, por dia em propinas e arregos.

Então porque policiais militares lutarem em Brasilía ou no Rio de Janeiro, se Sérgio Cabral os arrega com gratificações E OS ESTIMULA A COMETEREM DESVIO DE CONDUTA.

PARABENS A TODOS OS POLICIAIS QUE NÃO ADERIRAM AO MOVIMENTO POR DIGNIDADE.

PORQUE REALMENTE MOSTRAM QUE DIGNIDADE NÃO É NADA PARA VOCES.
MAIS UMA VEZ UM COMENTÁRIO DE UM BOMBEIRO ANÔNIMO.

Anônimo disse...

Mais um comentário Cel Paúl, inaltecendo uma fala de VSª quando diz que:
2) O fato das decisões continuarem exclusivamente nas mãos dos integrantes da comissão organizadora. Isso afronta os princípios democráticos, algo inaceitável, principalmente se considerarmos que a mobilização é composta por 99% de Praças, os quais sempre reclamaram da falta de decisões democráticas na PMERJ e no CBMERJ. Detendo o poder, Praças estão agindo de forma autoritária com outros Praças, posicionamento que sempre criticaram nos Oficiais.

Atente para este parágrafo:
" Praças estão agindo de forma autoritária com outros Praças, posicionamento que sempre criticaram nos Oficiais."
É uma verdade Cel Paúl, estão deixando de lado o ato maior que é o respeito a hierárquia militar, desrespeitando seus superiores.
Estão deixando de lado seus pares.
Estão excluindo comentários que não sejam fiéis aquilo que eles querem.
E quero fazer uma ponderação ao Sr. Cel, quando diz que o CB BM Daciolo esta se expondo demais e que para a mídia ele é o lider!!!

O lider de fato do Movimento é ele mesmo Cel, realmente o cabo BM Daciolo é o lider do movimento, inclusive recentemente eleito ,Presidente de mais uma associação a qual vai retirar de seus associados 1% sobre o vencimento bruto.
Enfim Coronel Paúl; O que era para ser um movimento em prol da dignidade como vinha sendo realizado com apoio da sociedade carioca, esta entrando em uma estrada onde o final da mesma já sabemos qual será o destino.

Perdoe-me os comentários, é que não consigo ficar alheio a tudo isso e ver acontecer o que já vimos muitas vezes ser criada.
UMA ASSOCIAÇÃO COM OBJETIVO X, MAIS QUE NA REALIDADE NO FUTURO O OBJETIVO É Y.
Mais uma vez um comentário de um BOMBEIRO MILITAR que assina como ANÔNIMO .

Anônimo disse...

A análise de ambos (Cel.Paúl e Bombeiro anônimo) está correta.
O líder do PT já declarou que as pressões contrárias à PEC, são oriundas dos governos estaduais.
Desta forma, devemos direcionar nossas mobilizações, em nível nacional, nos estados.
O que também repercutirá, negativamente, na liderança política nacional.
Lembremos, que os políticos de todas as esferas de poder estão protagonizando um período de "vagas gordas" devido à copa e as olimpíadas, onde milhões de reais em verbas públicas estão "perigosamente" em jogo.
Sabem como é... Quando o assunto é dinheiro público, político DETESTA atrair atenções indesejadas.

Anônimo disse...

EM CONTRA PARTIDA A AVALIAÇÃO DE UM CORONEL, VOU AVALIAR PELA VISÃO DE UM PRAÇA QUE NÃO FOI A BRASÍLIA.

1- A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO DO SOS BOMBEIROS E INCOMPARAVÉL A QUALQUER OUTRA, POIS APESAR DA DISTÂNCIA, DA FALTA DE RECURSOS, DA LIBERAÇÃO PARA SAIR DO ESTADO E DA PERMUTA, REUNIR 500 SOMENTO COM ALGO MAIOR QUE O HOMEM.

2- SEM DEUS O HOMEM NÃO É HOMEM, POIS FOI DEUS QUE O CRIOU. QUANTO A RELIGIOSIDADE, ACHO QUE O SENHOR DEVERIA PESQUISAR ANTES DE COMENTAR, POIS EVANGÉLICO É TODO AQUELE QUE ACREDITA NO EVANGELHO, ISTO É, TODO AQUELE QUE ACREDITA EM JESUS CRISTO. NO BRASIL, MAIS DE 90% É EVANGÉLICO.

O DACIOLO E ALGUNS OUTROS SÃO DA RELIGIÃO PROTESTANTE, MAS O MOVIMENTO NÃO É RELIGIOSO E SIM CRISTÃO. SE OS CRISTÃOS SÃO MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO, OS QUE NÃO SE CONSIDERAM CRISTÃO QUE ENTENDAM QUE NÃO É POR ISSO QUE NÓS CRISTÃO VAMOS DEIXAR DE PROCLAMAR O NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. NOSSO ÚNICO LÍDER.

QUANTO A EXPOSIÇÃO DO DACIOLO, DISSE JESUS: NINGUÉM ACENDE UMA LÂMPADA PARA COLOCADA EM BAIXO DE UMA MESA. ELE TEM A LUZ. TODOS OS RESPEITAM, ELE TEM LIVRE ACESSO ENTRE OS POLÍTICOS E DEMAIS AUTORIDADES DO DF. O GRUPO FICA DESPERSO JUSTAMENTO PELA SUA AUSÊNCIA, POIS APESAR DE MUITO DA LIDERANÇA ESTAREM PRESENTE, O GRUPO SÓ ESCUTA E RESPONDE AO DACIOLO, NINGUÉM LHE COBRA FAÇA ISSO OU FAÇA AQUILO, POIS NÃO PRECISA. TODOS O SEGUEM POR CONVICÇÃO E NÃO POR IMPOSIÇÃO, PENSEI QUE O NOBRE CORONEL TIVESSE PERCEBIDO ISSO.

QUANTO AO FIASCO, AVALIE TODAS AS ANTERIORES DE 2010 E MOSTRE O QUE ELAS CONSEGUIRAM, ALÉM É CLARO DA APROVAÇÃO ELEITOREIRA, APESAR DE ANO ELEITORAL E A INVASÃO, NÃO SE VOTOU.
CONSEGUIMOS MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZES DE FAZER O QUE OS CORONEIS NUNCA CONSEGUIRAM. PRECIONAMOS OS PARLAMENTARES E MOSTRAMOS QUE SE FAZEMOS LÁ, AQUI FAZEMOS MUITO MAIS. NÃO SE ESQUEÇA QUE AO CHEGAR DE BRASÍLIA, OS PRAÇAS VÃO PAGAR OS SERVIÇOS NO QUARTEL E NA SEGURANÇA, PORTANTO, A VIDA DO PRAÇA É MUITO DIFERENTE DA DO CORONEL, ALÉM DA FALTA DE DINHEIRO, TAMBÉM TEMOS LONGAS HORAS DE SERVIÇO A PAGAR.

QUEM É QUE FOI LÁ NA DILMA?
SABE QUAL FOI O RECADO QUE ELA MANDOU?
AGUARDE QUE NA HORA CERTA O RIO VAI SABER!!!!!

ATÉ BREVE!!!

Anônimo disse...

CEL PAÚL,BOA NOITE!!SUGIRO QUE O SR INICIE UM MOVIMENTO COM OS BOMBEIROS INSATISFEITOS E COM OS POLICIAIS DO RJ.TENHO CERTEZA,QUE NA HORA QUE O SENHOR INICIAR O SEU MOVIMENTO O SOS BOMBEIROS ACABA COMPLETAMENTE.O SENHOR É INTELIGENTE E SÓ PRECISA DAR O PRIMEIRO PASSO PARA,FINALMENTE,ALGUMA COISA ACONTECER NO RJ.NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, NÃO VI NENHUM RESULTADO EFETIVO PARA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO.REÚNA UM GRUPO FORTE COM MAJ LUIS SERGIO,NARCISO(BM DE CAMPINHO),CELIA(BM DE CHARITAS),BOZANO(BM CAMPO GRANDE),SGT VALDELEI E OS POLICIAIS,QUE CONSIDERAM O SENHOR PELOS ANOS DE POLÍCIA E PELO BELO TRABALHO QUE DESENVOLVEU PELOS PMs E PARA PMERJ.VAMOS PENSAR NISSO!!CONVOQUE AS ASSOCIAÇÕES E OS GUERREIROS,QUE AINDA NÃO OBTIVERAM SUCESSO EM NADA E JUNTOS VAMOS À LUTA!!MARQUE UMA REUNIÃO E TENHO CERTEZA QUE MUITOS MILITARES DO SOS BOMBEIROS E INSATISFEITOS SE UNIRÃO AO SENHOR(À NÓS).
UM ABÇO E ATÉ LÁ!!

Anônimo disse...

O que esta acontecendo é o isolamento do SOS Bombeiro por vontade própria, das outras entidades, praças ativos e inativos menos radicais e o apoio dos Oficias em geral concordando em parte ou num todo, que direta ou indiretamente estavam no movimento. Sim ou vc acham que ficariam com aquela mobilidade toda desde tempos do Lauro com seu Diário Bombeiro Militar, O CBMERJ instituiu "O olha mais não vê" assumiu para o movimento ter como crescer não bagunçar. E quando os 439 foram presos muitos se indignaram e foram às ruas e a mídia através dos faces, blogs manifestando pacíficos e ordeiros, chamados depois de Danoninhos por uma linha de pensamento anarquista do SOS e nas OBM começaram a desrespeitar normas basilar da conduta e da camaradagem que deve existir entre os pares e superiores Vou postar em anônimo poque já não sei com que estou lidando.
JSF

Elias disse...

Senhores a despeito de muitos estarem acreditando que estamos derrotados,somente estamos nos reagrupando para rearrumarmos, as peças neste imenso tabuleiro de xadrez.Brasilia treme com as nossas mobilizações,a prova é a manipulação da midia,tentando abafar o grito cidadão do Militar (PM,BM)e tambem dos Policiais Civis.