sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

OS BRIGADIANOS ESTÃO SE MOBILIZANDO, POR QUE OS PAULISTAS ESTÃO CALADOS?


BLOG DO CORONEL BENGOCHEA (Brigada Militar).
LUTA SALARIAL
- Piratini desvaloriza e recusa reajuste salarial para os Brigadianos, o pior salário do Brasil. 06/10/2009 Zero Hora.
Depois de o Estado conceder reajustes a algumas categorias de servidores, a temporada de reivindicações por aumentos salariais está aberta no Estado a um ano das eleições. Milhares de policiais – sem fardas e armas – foram às ruas ontem pressionar por reajustes de até 100% nos salários. Em junho deste ano, a governadora Yeda Crusius garantiu reajustes de 24,01% a delegados de polícia e sancionou projeto de 15,73% a servidores do Judiciário e Ministério Público. Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) garantiu a aprovação do plano de carreira no Legislativo. Polêmica na Corte e no Piratini, a proposta prevê impacto de R$ 39 milhões escalonados até 2012 e depende de apreciação da governadora. Já procuradores do Estado e defensores públicos ainda reivindicam a aplicação do subsídio, em tramitação na Assembleia.Secretário diz ser impossível conceder percentual pedido. Secretário do Planejamento, Mateus Bandeira disse ontem que está em construção junto à Brigada uma proposta ampla que pode corrigir distorções – a exemplo dos servidores que não recolhem contribuição previdenciária e coronéis que vão para a inatividade muito cedo. No entanto, ele afirmou que é “praticamente impossível conceder a curto prazo” o reajuste solicitado pela categoria:
Com o conhecimento do comandante-geral da Brigada, coronel João Carlos Trindade, cerca de 5 mil policiais de todo o Estado partiram do QG da Brigada, no Centro, em direção ao Palácio Piratini. Desde fevereiro, a categoria negocia com o governo o envio de um projeto à Assembleia que prevê o realinhamento salarial – que vai de 30% para coronéis a 100% para soldados (veja quadro nesta página). Os coronéis pedem equiparação salarial com os delegados. Construído pelas entidades de classe em conjunto com o comando, o impacto previsto na folha de pagamento é de R$ 800 milhões ao ano. Segundo Trindade, a categoria deve receber uma resposta do Executivo nesta semana.
O QUE REIVINDICA A BRIGADA
- Aumento de 100% no salário dos soldados, hoje considerado o mais baixo do país. A categoria também pede reposição salarial para todos os outros cargos – a menor, de 30%, seria para coronéis. Seguem em assembleia permanente, aguardando para os próximos dias uma posição do governo.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA
O Estado tem dinheiro para atender a pressão por reajustes e privilégios das categorias do Legislativo, do Ministério Público e da Polícia Civil , mas ALEGANDO FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA PAGAR, abandona, dicrimina e desvaloriza os militares estaduais, uma classe de servidores públicos que, sem forças para pressionar e sem direito à greve, fica diuturnamente enfrentando a violência, o tráfico, o poder corruptor, armas de guerra, rixas, sinistros, calamidades, rixas, conflitos sociais, estresse e risco de morte.
Vejam mais fotos da mobilização (fotos).
Temos que realizar um ato em defesa da aprovação da PEC 300 no Estado de São Paulo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: