quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O RIO SEGURO DE CABRAL-BELTRAME E AS IMPORTANTES MUDANÇAS NA SEGURANÇA PÚBLICA.

O DIA:
PM estuda fim do quepe e o da cor preta para o Bope.
Comissão analisa mudanças nos uniformes.
Rio - A comissão que estuda as mudanças no uniforme da PM deve se reunir nas próximas semanas para discutir o assunto. As reformas estão previstas desde o ano passado e estão sendo estudadas por um grupo, presidido pelo coronel Alberto Pinheiro Neto, diretor da Coordenadoria de Assuntos Especiais (Caes). A ideia é de que a tropa inaugure os novos modelos em 2011.O comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, adiantou para O DIA algumas das propostas que estão sendo estudadas. A cor predominante das roupas deverá ser o azul marinho, tanto para oficiais quanto para praças. Também devem sair de cena os quepes nos uniformes de uso operacional. Os modelos camuflados terão uma padronagem única e só deverão ser usados por algumas unidades especializadas. As insígnias também serão mais discretas. “Para a população, não importa quem é soldado ou coronel. Vamos acabar com a exibição de medalhas”, avisou Mário Sérgio.Mas o grande mistério ainda é em relação ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), que poderá perder o já imortalizado uniforme preto. A nova roupa da tropa de elite ainda não foi definida, mas estudos apontam que policiais sofrem com o calor excessivo da atual.
G1:
- Tiroteio na Linha Amarela termina com um morto e um preso.
Ação foi por volta das 22h desta quarta (13). Informações são do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais.
Um tiroteio na Linha Amarela, na altura de Pilares, no subúrbio do Rio, terminou com a morte de um suspeito e uma prisão, na noite desta quarta-feira (13). As informações são do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). O BPVE informou que quatro suspeitos tentaram levar o carro de um casa. As vítimas foram liberadas sem ferimentos. Mas houve confronto com os policiais.
Dois suspeitos conseguiram fugir. Segundo a polícia, a quadrilha chegou a fechar a saída 4 da Linha Amarela, na altura de Pilares, no subúrbio, quando uma equipe do BPVE. Os assaltantes atiraram e os policiais revidaram. A quadrilha abandonou um revólver, munição e uma granada.
O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
- Tiroteio no Morro dos Macacos assusta moradores de Vila Isabel
PM confirma ação de combate ao tráfico na comunidade. Local é o mesmo onde um helicóptero da polícia foi derrubado.
Uma troca de tiros entre traficantes e policiais no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, assustou os moradores na manhã desta segunda-feira (11). O 6º BPM (Tijuca) confirmou que equipes do Grupo de Ações Táticas (GAT) realizam uma operação de repressão ao tráfico na comunidade. Não há informações de feridos. No dia 17 de outubro de 2009, um helicóptero da Polícia Militar explodiu após ataque de traficantes durante operação no Morro dos Macacos. O confronto deixou, pelo menos, 12 mortos e 8 feridos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

De Olho disse...

Observei na Av. brasil, que a unidade de pronto atendimento do BOPE é da cor preta e pode virar alvo de bandido. Facilmente confundida com uma VT operacional de combate, poderá trazer sérios prejuízo ao pacientes e a equipe, não existe nem uma cruz vermelha ou algo que facilite o reconhecimento da VT como de socorro. È critica nos tempos de hoje esta situação os bandidos são analfabetos, mas pelas figuras ele entende. Acontencendo algo as altoridades não podém mas se eximir de culpa depois destas observações.

De Olho disse...

. Não sou a favor de o BOPE ter como símbolo a faca na caveira, isso não e coisa de policia para mim,é mas um curso dentre todos que eles têm. Da sempre a impreção de segregação do poder do Estado através da força desigual e desenfreada e não é essa a realidade de nossos policiais não devemos herdar essas mazelas das forças armadas em tempos atraz. Os policiais são com certeza membros de grande importância na nossa sociedade e sua autoridade deve ser reconhecida com respeito.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. As Polícias Militares irão se afastar do militarismo arcaico, mas continuarão a ser organizadas militarmente, o melhor modelo. Juntos Somos Fortes!