domingo, 30 de janeiro de 2011

SÉRGIO CABRAL, RODRIGO PIMENTEL E AS NOMEAÇÕES POLÍTICAS.

Eu tenho vários compromissos nesse espaço democrático, enfrentar a cleptocracia é um deles e no campo institucional, os principais estão centrados na cidadania dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares Não defendo governos, tampouco ombreio com comandos dissociados dos interesses das Corporações e das tropas.
Escrito isso, vamos ao ponto, as famosas nomeações políticas.
Sérgio Cabral em todos os discursos políticos, cita que no seu governo teria acabado com as nomeações políticas nas Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro, que ocorreriam no governo Rosinha Garotinho. O tema é sempre repetido também, como se fosse um eco, pelo comentarista de segurança pública das Organizações Globo, o Capitão inativo Rodrigo Pimentel. Apesar das repetições, Cabral e Pimentel nunca citaram um caso concreto das ditas nomeações políticas, isso é péssimo, pois acaba jogando todo mundo na vala comum do apadrinhamento político.
Pimentel ficou pouquíssimo tempo na PMERJ, praticamente nada conhece da Instituição, mas Sérgio Cabral, político profissional, não pode sair espalhando a existência das nomeações sem dar nomes aos bois, afinal ele foi deputado estadual, presidente da ALERJ e senador, salvo melhor juízo, pelo mesmo partido do governo anterior.
Em nome da honra de todos precisamos colocar tudo em pratos limpos e sendo pragmático, solicito que recordem que no governo Sérgio Cabral a PCERJ teve dois chefes, os delegados Gilberto e Allan Turnowsky; enquanto a PMERJ teve três comandantes gerais, os Coronéis Ubiratan, Pitta e Mário Sérgio. Os cinco exerceram funções no governo Rosinha, será que eles foram nomeados politicamente?
No caso específico da PMERJ, o Coronel Millan, Chefe do GCG, após uma temporada na Prefeitura do Rio, comandou o BPFMA e o 23º BPM. Mário Sérgio, comandante geral, outro que passou um bom tempo na prefeitura do Rio, ao retornar para a corporação comandou a APM D. João VI, o 22º BPM e o BOPE. Os dois também teriam sido nomeados politicamente para todos esses comandos?
E quem seriam os padrinhos políticos de ambos?
Respeitosamente, percebo nesse discurso governamental uma possível tentativa de desviar o foco sobre as alegadas nomeações políticas. Eu sempre ouvi comentários no sentido de que os principais interesses da banda podre política-polícia eram dominar as cadeiras das delegacias especializadas da Polícia Civil, o autêntico filé mignon para a turma. Assim sendo, informar sobre a existência ou não de nomeações políticas para a chefia das delegacias especializadas da PCERJ é o principal tema a ser esclarecido.
Caso tenham ocorrido, será oportuno descobrir quem da ALERJ teria encabeçado as referidas nomeações políticas?
Só nos resta aguardar, torcendo para que Sérgio Cabral comente sobre as delegacias especializadas, na próxima vez que falar sobre o fim das nomeações políticas no seu governo. Quem sabe o governador forneça as respostas para as nossas perguntas, respostas essas que Rodrigo Pimentel fará ecoar na telinha, mesmo não entendendo sobre o que está falando.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Isto a imprensa vendida não divulga
http://ricardo-gama.blogspot.com/2011/01/traficantes-voltaram-para-o-complexo-do.html

Anônimo disse...

Piso nacional (PEC 300) para policiais seria aprovada na Câmara
.
Nunca teremos uma política de segurança eficiente, por conseguinte, combatendo a violência de forma eficaz se não valorizarmos os policiais.

No Rio de Janeiro os policiais ganham o segundo PIOR salário do Brasil, e o Governador Sérgio Cabral pode ter "muitas" preocupações, o que duvido, mas não com o salário dos servidores da área da segurança.

Política de Segurança Pública deveria ser prioridade no Brasil, por isso se faz necessário um piso nacional para os policiais, este é o objetivo da PEC 300.

Pesquisa mostra que o piso nacional para policiais seria aprovada na Câmara pelo novos deputados, conforme matéria abaixo.

Por isso, os Policiais e Bombeiros Militares não podem desanimar, é hora da mobilização aumentrar, somente vocês poderão fazer a diferença.

PEC 300 JÁ !

Reprodução da Revista Veja on line, coluna Reinaldo Azevedo

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
A luta pelo piso salarial não pode parar.
Juntos Somos Fortes!