quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O BOPE ESTÁ ENGOLINDO A POLÍCIA MILITAR.


Mário Sérgio usa na boina o distintivo do BOPE.
O distintivo serve para identificar a OPM do Policial Militar, portanto, deveria estar usando na boina o distintivo do Gabinete do Comando Geral.
O uso midiático do BOPE como "garoto propaganda" do governo estadual está deturpando as grandezas, a PMERJ é infinitamente maior que o BOPE, embora nem todos pensem assim, como fica evidente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

11 comentários:

Anônimo disse...

CEL PAÚL,BOM DIA.EU FIQUEI PENSANDO,E RESOLVI PERGUNTAR PARA SABER SE O SR.TIRA AS MINHAS DUVIDAS.VEJAMOS:COM AS UPPS,Ñ SE VE NINGUÉM ARMADO,TRAFICANTES CONHECIDOS EVAPORARAM,ETC..SÓ QUE O TRAFICO CONTINUA,ESTILO FORMIGUINHA.MORROS Ñ SÃO INVADIDOS POIS A PM FAZ A SEGURANÇA,ETC..MINHA DUVIDA:QUEM ESTÁ BANCANDO ESTÁS DROGAS?COMO ELAS ESTÃO CHEGANDO NAS COMUNIDADES PACIFICADAS?OS INTEGRANTES DAS UPPS Ñ VEEM AS FILAS PARA AS COMPRAS DAS DROGAS?QUEM TRABALHA DENTRO DAS COMUNIDADES JÁ Ñ SABEM QUEM E QUEM?A QUEM INTERESSA ESTA SITUAÇÃO?ALGUNS DA IMPRENSA CALADOS Ñ QUER DIZER ALGUMA COISA?EXISTEM RESPOSTAS PARA AS MINHAS DUVIDAS?RESPONDA POR FAVOR.

Anônimo disse...

Por ter regulamentos copiados o EB, à PMERJ também copia suas tradições. No EB os oficiais que fazem cursos especiais não usam os complementos da farda da unidade em que está servindo. Como no exemplo do CG Mário Sérgio, eu pessoalmente ví oficiais do EB usando partes de fardamento até de exércitos de outros países, boinas, breves, maritacas das forças especiais das forças armadas americanas. Coronel não há como negar a influência da ditadura militar nas forças militares Brasileiras.

Anônimo disse...

Mário Sérgio infelizmente está correto, pois está em operação e é caveira, portanto deve usar os complementos de farda do seu curso especial e não usar às maricatas de curso, bem como sua patente e função!
Infelizmente Coronel os integrantes das tropas de infiltração tem por conduta se comportarem desta forma, embora eu defenda que o BOPE/RJ não é uma tropa de infiltração, seus criadores o idealizaram como se assim o fosse, então MS está correto.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Respeito todas as opiniões, porém não existe acerto no fato do distintivo ser do BOPE, Está totalmente errado. Ele identifica a unidade do PM e não tem qualquer relação com cursos. Os bopeanos que não tem curso, por exemplo, usam esse distintivo na boina, pois identifica a OPM, o BOPE.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Infelizmente, você continua equivocado. Não existe qualquer relação entre regulamentos do EB e o erro de MS. No tocante à influência dos governos militares, ela foi forte nas PMs e nas Polícias Civis, também muito utilizadas na época.
Juntos Somos Fortes!

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl está correto: o distintivo de boina equivale ao D.O.M. (distintivo de organização militar) das FFAA e serve para DISTINGUIR o militar alocando-o na sua Unidade. Se o militar é o Comandante Geral ele deve usar o DOM do GCG. Isso não deve ser confundido com o brevê do curso, que é usado no peito.
Perfeito, Cel Paúl.

Anônimo disse...

O que são "maricatas"???

Paulo Ricardo Paúl disse...

Maritacas e não maricatas.
São distintivos que simbolizam cursos usados nos uniformes.
Juntos Somos Fortes!

EDIVAL ANCHIETA disse...

TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR

"é qualquer violação dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações de bombeiro-militar ou policial militar, na sua manifestação elementar simples e qualquer omissão ou ação contrária aos preceitos estatuídos em leis, regulamentos, normas ou disposições, desde que não constituam crime".
só para lembrar!!!

Anônimo disse...

Não havia proibição quanto ao uso de mochilas, em operações, por PMs que não fossem do BOP?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Sim, só o BOPE é honesto para a gestão da modernidade.